{{ warning.message }} Ver detalhes
[editar artigo]

Como faço para deixar de trabalhar PARA MINHA EMPRESA e fazer ELA TRABALHAR PARA MIM?

Olá,

Primeiro vamos entender bem a diferença entre estas duas situações:

Trabalhar para minha empresa X Fazer a empresa trabalhar para mim

Trabalhar para minha empresa significa que eu sou um funcionário do meu negócio, que devo realizar tarefas e garantir que as coisas continuem acontecendo como sempre, buscando a sobrevivência do negócio.

Fazer a empresa trabalhar para mim significa que eu determino o que eu quero da empresa, para onde ela deve ir e como deve atuar para atingir os objetivos que eu determinei.

Ficou claro?

Veja bem que quando falo em fazer a empresa trabalhar para você em nenhum momento estou querendo sugerir que você deva trabalhar menos, mas sim, trabalhar melhor! Trabalhar como empresário protagonista do seu negócio, e não apenas como um funcionário.

Você não precisa contratar nenhum funcionário a mais para fazer esta mudança.

Para você fazer sua empresa trabalhar para você apresentarei dois passos para que possa começar esta jornada:

Planejamento Estratégico

1. Faça um planejamento estratégico (simples, objetivo e que será seguido!), pode ler mais sobre isto no post: Como faço um planejamento estratégico "que funcione" para a minha empresa. É impossível fazer sua empresa trabalhar para você se você não sabe o que quer dela, e isso acontece no planejamento estratégico! Acredito que este seja o ponto principal.

Melhoria Contínua (KAIZEN)

2. Coloque na sua agenda 30 minutos por dia (nem mais, nem menos) para observar seu negócio e identificar oportunidades de melhoria na sua operação e na sua gestão. Não seja ansioso, cada dia observe apenas uma atividade que acontece na sua empresa, mas observe com atenção, veja o que pode ser melhorado para economizar tempo, dinheiro, retrabalho, etc. É a aplicação da filosofia oriental do kaizen que busca a melhoria contínua. Quando você esta melhorando sua empresa está fazendo com que ela tenha um melhor desempenho para você. Quando não para para fazer isto está trabalhando para ela.

Há quanto tempo não para exclusivamente para observar como as coisas são feitas e como podem ser melhoradas?

Se você não conseguir reservar meia hora por dia para isto, precisará um esforço extra, acorde mais cedo, diminua seu intervalo de almoço, fique até um pouco mais tarde. Por enquanto nas outras horas do seu dia, está trabalhando para a empresa, se não puder dedicar 30 minutos para promover esta mudança, continue sendo este funcionário exemplar, mas não espere nada mais do que isto.

Com apenas dois passos muita coisa vai começar a melhorar na rotina da sua empresa. E pode ter certeza que tempo vai começar a sobrar (tanto o seu tempo como o de sua equipe) e aí sim você poderá começar a delegar suas funções e a empresa efetivamente passará a trabalhar para você! Se já está neste ponto em que existe espaço de tempo disponível, curta este post para eu saber que já devo publicar outro tratando de como usar este tempo que existe na sua empresa para que possa cada vez mais fazer a empresa trabalhar e te trazer resultados positivos e realização pessoal!

Se ainda não esta com tempo sobrando, mas gostou do post curte aí também :) e se quiser ler mais textos meus acesse: franqueador.com

COMPARTILHE
Erlon Labatut

Erlon Labatut

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Novo post

Artigos relacionados