Erlon Labatut Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM
[editar artigo] 2016/04/29 23:52:51 +0000 | 5 minutos de leitura

Como faço um planejamento estratégico "que funcione"?

Olá, vamos fazer um planejamento estratégico que funcione?

Tenho uma opinião forte que é a seguinte: tudo que funciona bem em gestão é simples e fácil, então seguindo esta linha acredito que planejamento estratégico que funcione também deve ser assim.

E uma das ferramentas mais simples e fáceis que temos para entender uma empresa é a Quadro de Modelo de Negócios (Canvas - BMG - Business Model Generation). Se você ainda não conhece pode dar uma olhada neste vídeo do Sebrae: Quadro Modelo de Negócio. Além deste vídeo existe muito material disponível para você aprender como desenhar o modelo de negócio de sua empresa, incluindo algumas oficinas do Sebrae.

O primeiro passo então para fazer o planejamento estratégico é:

1. Desenho do Modelo de Negócio

Construa o modelo de negocio ideal, aquele que você espera ter na sua empresa, imagine a situação ideal para cada um dos 9 elementos que compõe o seu modelo de negócios.

Este cenário é o objetivo a ser conquistado com o Planejamento Estratégico, ok?

2. Agora desdobre a situação ideal de cada um dos elementos em uma lista de objetivos específicos.

Para que os objetivos sejam bem descritos, eles devem ser apresentados na forma SMART:

S: Specific/Específico: deve ser claro para todos o que significa este objetivo

M: Measurable/Mensurável: deve ser possível de ser medido

A: Achievable/Alcançavel: Não viaje! Deve ser possível alcançar este objeti

R: Relevant/Relevante: Tem que gerar algum impacto relevante no negócio, se não for assim é só uma tarefa de rotina

T: Time bound/Prazo: Tem que ter um prazo limite definido para ser alcançado

3. Planos de Ação

Agora que já tem bem definidos os objetivos, está na hora de elaborar os planos de como serão atingidos. Para isto escreva um plano de ação descrevendo como atingirá cada objetivo. Para elaborar este plano informe:

O que será feito:

Quem será o responsável:

Quando será feito:

Onde será feito:

Quanto custara:

O que é necessário para que seja feito:

4. Lançamento

Todos os envolvidos devem conhecer o planejamento (Modelo de Negócio, Objetivos, Planos de Ação) e entender seu papel dentro dele. O ideal é que participem da construção deste trabalho, mas se não for possível, pelo menos devem ser apresentados a ele para que as ações sejam realizadas de maneira integrada, com o cada participante sabendo o que deve fazer e porque.

Para isto prepare um momento especial onde o planejamento é lançado/divulgado para a equipe.

5. Monitoramento

Esta etapa é a mais importante para que o planejamento funcione! Já vi muitos planejamento extremamente bem elaborados que são esquecidos em uma gaveta ou em uma pasta no computador. Para que isto não aconteça com você utilize a Gestão a Vista.

Gestão a vista significa que o planejamento deve estar sempre a vista, de preferencia na parede em frente a sua mesa de trabalho. Também deve estar a vista das pessoas responsáveis pelos planos de ação. Oriente para que todos tenham seus planos na parede!

Organize uma programação de reuniões de acompanhamento onde cada membro deste trabalho deverá apresentar o status do seu plano de ação. Pode ser que as coisas não tenham acontecido como imaginado então nestas reuniões os ajustes necessários podem ser programados de maneira que a consistência do planejamento seja mantida. A periodicidade das reuniões deve ser semanal, quinzenal ou mensal dependendo do porte do seu planejamento. Nunca deve ficar mais de um mês sem ter uma reunião de monitoramento com a equipe.

6. Analise de Resultados.

Toda empresa está sempre em evolução, assim o planejamento estratégico deve ser revisto anualmente para analise dos resultados, algumas vezes o cenário externo faz até com que o seu modelo de negócio precise ser alterado.

Elabore o seu planejamento e o coloque em prática!

Se gostou deste artigo curta aí, e sempre que tiver dúvidas é só escrever nos comentários.

Se na sua estratégia enxerga a possibilidade de franquear seu negócio, acesse também franqueador.com

Sucesso e até a próxima.

Publicações Recomendadas

login modal