[ editar artigo]

Como fazer seu tempo render mais, com foco e produtividade?

Como fazer seu tempo render mais, com foco e produtividade?

Nos dias de hoje, tudo parece acontecer ao mesmo tempo. Ainda que estejamos antenados e “conectados” por todos os instantes do dia, o tempo não rende tanto quanto nós gostaríamos. Parece que as horas voam e, de vez em quando, nós temos aquela impressão de que nada foi realizado... Um minuto vale ouro e percebemos que é preciso organizar as atividades de modo a executar todas as tarefas propostas.

Mas não precisa ser assim! Dá para mudar tudo isso com algumas atitudes muito simples. Para que seu tempo renda mais - com o mesmo foco e produtividade - confira várias dicas preciosas sobre como aproveitar o tempo.

1 – Use uma agenda

As agendas são companheiras inseparáveis de quem alcança o sucesso! E não importa se ela é de papel ou eletrônica, use a que funcionar melhor para você (vale testar ambas). Isso porque, é fundamental possuir tudo anotado em algum lugar para não pular nenhuma tarefa diária. Nem as mais simples como responder e-mails ou a pausa para um café.

Ao livrar-se da preocupação com a sua memória, você será mais produtivo. Mas não adianta só comprar a agenda, é preciso usá-la! E mais uma dica: ao fazer suas anotações, prefira o lápis e a borracha à caneta. Com isso, sua agenda ficará mais limpa e organizada, além de nada rasurada, devido aos borrões de tinta de caneta.

2. Planeje seu dia antecipadamente

Nada de preguiça! No final de cada dia, faça o planejamento de todos os seus compromissos do dia seguinte. Anote tudo em seu devido horário e sinalize as tarefas mais importantes. Pergunte-se se determinada atividade deve, realmente, ser feita naquele dia e se você vai executá-la ou se outra pessoa pode realizar em seu lugar.

Programe, também, qual será o tempo necessário para fazer cada atividade. Isso impede que você se programe para cumprir mais compromissos do que consegue executar. Planos e a agenda devem sempre ser revistos e, quando necessário, reformulados. Enquanto uns surgem, outros são adiados e alguns cancelados.

Ah! E não se culpe se não conseguir realizar suas tarefas diárias de imediato. No início, isso é um aprendizado e, aos poucos, será mais fácil encaixar todas as atividades em seus devidos horários.

3 – Priorize as suas tarefas

Quando fizer seu planejamento, dê prioridade às tarefas fundamentais e sempre comece o dia com elas. Dessa forma, você evitará deixar de realizar o que for essencial. Quando as atividades forem extensas, tente dividi-las em tarefas menores ou transfira para o dia seguinte. Se elas forem urgentes, considere reagendar alguma outra atividade que demande mais tempo.

5 – Fuja das distrações

Na era digital, é quase impossível evitar as distrações - como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, por exemplo. Elas estão bem ali, na palma da sua mão, em seu smartphone. Mas os empreendedores precisam fazer seu tempo render mais para aumentar a produtividade sem perder o foco.

Assim, ainda que você seja organizado, se não eliminar do seu dia as fontes que te distraem, incluindo as redes sociais, será mais difícil manter o foco.

Porém, reserve um tempo para fazer seu networking nas redes sociais mais importantes para o seu negócio. Mas deixe para ver postagens dos amigos apenas em momentos breves e específicos.

6 – Cronometre as suas tarefas

Medir o seu tempo gasto com cada tarefa pode parecer exagero, mas fará descobrir o prazo que levará com cada atividade. Com isso, você estima eventuais desvios e ainda apura se gasta demasiadamente seu tempo com coisas que, em geral, são feitas mais rapidamente. Ou o contrário, se precisa separar mais tempo para algumas atividades mais demoradas. A partir disso você pode reorganizar suas tarefas segundo o tempo gasto com cada uma delas.

7 – Delegue tarefas com mais frequência

Aprenda a delegar tarefas, sempre estabelecendo objetivos claros. Seja no ambiente profissional ou no familiar, aprenda a delegar tarefas. Identifique as potencialidades das pessoas em quem você pode confiar e atribua tarefas a elas. Se você for empresário ou gestor, delegue de maneira consciente e sempre informando o prazo de conclusão que você espera para aquela atividade.

8 – Evite ser interrompido durante tarefas importantes

Sabe aquele momento de maior produtividade e que, alguém o aborda com uma piada? Pois é! Esse é um grande ladrão de tempo. Muitas vezes, você pode demorar para conseguir se concentrar novamente após ser solicitado repentinamente.

Isso é muito contraproducente. Por isso, aprenda a dizer de maneira educada que não pode ser interrompido. Para ficar mais fácil, pense que ninguém pode estar disponível o tempo todo.

9 – Reserve um momento só para você

Não tenho tempo nem para um café! Essa expressão é muito comum e já deve ter saído da sua boca em algum momento da sua vida. Ou é provável que já tenha ouvido alguém falar isso também. A partir de agora, pare de pronunciá-la e destine em seu planejamento alguns minutos para algumas coisas pessoais muito importantes.

Separe na agenda momentos para fazer uma pausa para beber um café, tomar água, ir ao banheiro, esticar e alongar o corpo e, até mesmo, para fazer meditação. Esses pequenos intervalos servem para recarregar as energias. Você verá que, após essas paradas estratégicas, seu rendimento irá melhorar.

10 - Produza também no tempo perdido

Infelizmente, há dias que nem tudo sai como o planejado e o tempo na sala de espera do médico ou na fila do supermercado parece empatar nossas tarefas. Aproveite, também, o “tempo perdido” verificando a agenda, anotando as tarefas do dia seguinte, fazendo contatos via aplicativos de mensagens. Esse tempo também pode ser usado para se informar melhor e para estudar.

Aproveite bem essas dicas em seu dia a dia e você verá que ele será muito mais proveitoso. No começo poderá ser difícil (ou trabalhoso) aplicá-las, mas com o tempo, essas atitudes ficarão intuitivas e você se perguntará como conseguiu viver sem elas. Isso porque, tudo será feito automaticamente e os resultados serão muito satisfatórios!

E então gostou das 10 dicas de como aproveitar melhor o seu tempo fazendo-o render mais, com mais foco e produtividade? Se você conhece mais algumas sugestões que tal compartilhá-las com o Clube Sebrae fazendo um comentário abaixo sobre esse assunto?

Clube Sebrae
Renata Fraia
Renata Fraia Seguir

Jornalista, Farmacêutica e Escritora. Como Redatora (Produtora de Conteúdo / Editora com SEO), é certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, RockContent e Contentools. Experiência: Blog Posts e Social Posts, especialmente saúde em geral, medicina,

Ler matéria completa
Indicados para você