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Como gerar uma cultura de inovação nas empresas

As inovações não são fruto de geração espontânea, nem criadas no vácuo: são antes de tudo resultado de intenções deliberadas e geradas num ambiente propício, num terreno fértil onde as ideias prosperam.

Inovação é a combinação da ciência com a arte. É ciência com regras, processos e ferramentas específicas, porém precisa de pessoas que pensem como artistas, criativas e que saibam utilizar o conhecimento para pensar em coisas novas. Precisa da ciência com seu rigor analítico para transformar as grandes ideias em resultados, realizando os experimentos e a condução dos projetos. Necessita também da arte, com a imaginação e refinamento de criar algo nunca antes pensado.

Estudos concluem que uma empresa inovadora encoraja seus membros a operar com autonomia, recompensa as pessoas por suas ideias,valoriza os talentos individuais, demonstra resiliência face aos obstáculos, prospera em ambientes turbulentos e em situações ambíguas e reforça um ambiente de valorização das pessoas. Como consequência, essas empresas respondem rapidamente às demandas externas, desenvolvem novas ideias, aumentam a eficiência, melhoram o atendimento ao cliente e geram maiores lucros. O grande desafio está em configurar um ambiente organizacional que possibilite a repetição da inovação a partir de um processo contínuo, estruturado e gerenciável.

Embora existam diferentes tipos de inovações, que demandam diferentes processos de transformação de ideias em resultados, o que há de comum é o universo que cerca a inovação. Esse universo  é composto dos elementos que precisam ser administrados para que a empresa seja mais eficaz como inovadora. O contexto da inovação apresenta um conjunto de dimensões que devem ser configuradas para melhorar o potencial inovador. Essas dimensões precisam ser configuradas de acordo com a estratégia e cultura da empresa bem como suas intenções com a inovação.

Independente da forma, o importante é que a empresa saiba que a cultura da organização impacta diretamente no potencial inovador da mesma. A cultura trata do modo como a empresa comunica e estimula as pessoas a correrem riscos e questionarem os paradigmas existentes. Uma organização que priorize a disciplina, a autoridade e o trabalho individual tende a ter maiores dificuldades em se transformar numa inovadora-serial do que uma empresa em que a cultura é caracterizada por comunicação aberta, trabalho em equipe e redes informais de relacionamento.

Uma cultura de inovação bem desenvolvida demanda lideranças comprometidas com a inovação. Quando se fala em liderança, em geral se está referindo à alta administração. Evidentemente, é ela a responsável pela estratégia da organização, por estipular a distribuição dos recursos e por estabelecer as regras competitivas e de crescimento. Se a alta administração não estiver comprometida com a inovação, ou se o discurso do novo não se consubstanciar na prática, a inovação não será prioridade.

O desafio da inovação é fazer com que todos os líderes sejam facilitadores do fluxo de ideias e do conhecimento e transformadores da realidade da empresa. Se não houver o envolvimento das lideranças com a estratégia de inovação da empresa, obstáculos serão antepostos, dificuldades serão trazidas e o status quo será mantido. Algumas empresas têm incorporado métricas de inovação nos procedimentos de avaliação de desempenho e remuneração variável de suas principais lideranças alinhando com isso, discurso e prática.

As técnicas de produção atuais que buscam zero defeitos geralmente pregam a aversão ao erro, a padronização e a eficiência pura. Entretanto, os líderes de uma organização inovadora devem ser pessoas desafiadoras, que sejam capazes de assumir riscos, respaldados pela alta gestão. Este talvez seja o maior paradoxo nas empresas de hoje. Como o recurso mais escasso de executivos e lideranças em qualquer organização é o tempo, o maior indicativo do entendimento que os mesmos têm da inovação e da relevância que dão ao tema é o tempo que eles dedicam para evangelizar e apoiar sua equipe para a inovação.

Felipe Ost Scherer
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Sócio - Innoscience

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