[ editar artigo]

Como inovar no atendimento ao cliente

Como inovar no atendimento ao cliente

As mudanças constantes no ambiente competitivo fazem com que as empresas, cada vez mais, tenham que se adaptar às demandas do mercado. Por isso, inovar no atendimento ao cliente não é só uma questão de se diferenciar da concorrência, mas também de oferecer uma solução completa para a pessoa que vai comprar um serviço ou um produto.

O cliente já não se contenta com preço baixo apenas ou produtos e serviços de qualidade. Ele quer ter uma boa experiência na hora da compra e ser atendido de acordo com suas expectativas.

Confira abaixo algumas dicas para você e sua empresa  conseguir inovar no atendimento ao cliente e superar as expectativas do consumidor!

Invista em tecnologia

As pessoas estão buscando, cada dia mais, maneiras de se informar sobre estabelecimentos e fazer compras pela internet. Por isso, investir em tecnologias que permitam “conversar” com o cliente e obter informações sobre ele para melhor direcionar sua estratégia de marketing só traz benefícios para a empresa.

Além disso, investir em tecnologias para relacionamento com o cliente permite dar respostas e soluções mais rápidas a problemas que porventura aconteçam. Isso porque o grau de insatisfação dos clientes aumenta bastante quando a empresa demora a responder.

Faça um planejamento estratégico

Algumas empresas pecam pela falta de planejamento ao começar um empreendimento. Isso faz com que não haja estratégias para alcançar os objetivos e nem qual o nicho de mercado será atendido. O planejamento estratégico permite que o empresário formule estratégias voltadas para o mercado e planos de ação para atingi-las. Nesse processo, é possível visualizar quem são os clientes e qual a sua demanda, para que a empresa consiga focar em ações para melhor atendê-las.

Tenha foco no cliente

Parece bastante óbvio que as empresas devem ter foco no cliente, não é mesmo? Mas não é assim que muitos negócios funcionam. Ao invés de perguntar ao mercado qual é o problema que eles gostariam que fosse solucionado, muitas empresas optam pela abordagem de tentar criar a necessidade do produto que eles oferecem para que os clientes comprem.

Mas, para inovar no atendimento ao cliente, é preciso ouvi-los e tentar entender quais são os problemas que eles precisam que sejam solucionados para então dizer o que a empresa tem a oferecer e de que maneira o produto ou serviço farão diferença na vida do cliente.

Invista nas redes sociais

Se você quer inovar no atendimento ao cliente e se aproximar dele, precisa investir em redes sociais. Hoje em dia, elas são canais importantes para estabelecer o relacionamento com o cliente, fazer publicidade direcionada e medir grau de satisfação dos compradores. Só é necessário tomar algumas precauções com o tipo de mensagem que a empresa quer passar, a linguagem a ser usada e os profissionais que cuidarão do setor de atendimento por meio das redes sociais.

Monitore os seus concorrentes

Para conseguir ser diferente e inovar no atendimento ao cliente, é preciso saber como os concorrentes estão atuando para criar estratégias inovadoras e não cometer os mesmos erros de outras empresas.

"Monitore seus concorrente e sai na frente, no mundo atual pensar antes deles é uma vantagem enorme , utilize seus concorrente a seu favor''

Inovar no atendimento ao cliente não pede muito investimento

A inovação no atendimento ao cliente não precisa, necessariamente, ser tecnológica e utilizar grandes investimentos. Muitas vezes, para inovar e cativar o cliente, dar a ele um atendimento respeitoso e diferenciado já pode fazer toda a diferença. Capacitar sua equipe para que elas se sintam motivadas a tratar o cliente sempre com muita educação pode ser um diferencial. É possível inovar em detalhes que fazem a diferença.

Conquistar o cliente no processo de atendimento não precisa ser uma tarefa árdua. Tudo depende de traçar algumas estratégias inovadoras para atender às necessidades do cliente.

''Eu sou agente do Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Loanda/PR, O Ponto é um dos canais de comunicação do SEBRAE/PR.  Recentemente conquistei o selo de Referência em atendimento 2017 na categoria ouro promovido pelo SEBRAE/PR. O objetivo do Selo é reconhecer o agente e a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. 

Como agente do Ponto de Atendimento eu sempre priorizo meu cliente, no momento do atendimento eu foco somente nele, ouço com atenção, demonstro interesse e entusiasmo pelo momento. É como diz no texto inovar não custa muito, você só precisar fazer a diferença na vida das pessoas e são com essas demonstrações que eu inovo dia a dia no meu atendimento e cada vez mais cativo meus meu clientes''. 

Fonte: http://blog.bringto.com

 

TAGS
Clube Sebrae
Débora Lanza
Débora Lanza Seguir

Agente de Desenvolvimento - PA - SEBRAE

Ler matéria completa
Indicados para você