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Como o Google entende e mede relevância

Como o Google entende e mede relevância

A verdade é essa:

É impossível que sua empresa seja relevante para todo mundo.

Vamos pegar esse anunciante como exemplo. Uma loja virtual que vende semijóias. Mais especificamente ela está anunciando brincos de pérola.

E esta é toda a lista do que pessoas estão procurando no Google:

  • dicas de brincos para casamento
  • imagens de brincos
  • brincos
  • brincos de pérola
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Você como dono ou dona dessa loja virtual. Você gostaria que seu anúncio aparecesse para quais palavras ou termos buscados?


Mas Como o Google entende relevância?

 

Já falei em posts anteriores que o Search Marketing is all about relevância. Ser relevante deve ser a busca constante de alguém que trabalha com ou utiliza estratégias de Marketing de Busca.

Mas o que o Google entende por relevância e como ele extrai isso da subjetividade e traz para o campo dos números? Através do Índice de qualidade.

O índice de qualidade foi uma métrica desenvolvida para captar os fatores que determinam se o que você tem para oferecer é relevante para o que o usuário está buscando. Esta métrica veio para ajudar a definir quais anúncios seriam mostrados e quais ficariam de fora, e deveria estar no topo das prioridades de alguém que busca resultados com campanhas de Adwords. Compreender como funciona o índice de qualidade pode ser uma grande vantagem competitiva contra os seus concorrentes anunciantes.

Como funciona o índice de qualidade?

O índice de qualidade é um métrica criada para que nós pudéssemos entender melhor como está a avaliação de relevância dos nossos anúncios. Esta métrica é uma escala de 1 a 10, possível de ser visualizada nos relatórios do Google Adwords.


 

Sobre o índice de qualidade o próprio Google ressalta:

A qualidade dos seus anúncios é calculada para cada leilão de que participam. Mas o ponto importante é: o Índice de qualidade que você vê na sua conta não é uma representação exata desses cálculos de qualidade do anúncio em tempo real. Existem muitos fatores que são levados em conta para cada leilão, então não é possível usar um único valor para representar totalmente sua qualidade. Em vez disso, o Índice de qualidade que você vê é uma métrica mais geral apresentada como um diagnóstico do seu desempenho geral nesses leilões.

 

É muito fácil a gente pensar que o número de 1 a 10 do Índice de qualidade está diretamente ligado ao leilão. (Cada vez que alguém pesquisa algo no Google, ocorre em questão de milésimos de segundo um leilão para definir quais anúcios serão mostrados. Irei explicar melhor como o leilão acontece mais para frente). No momento do leilão,, também é levado em conta muitos outros fatores adicionais durante o leilão em tempo real, como por exemplo, o termo exato do usuário, seu dispositivo, sua localização e a hora do dia. Isso não é refletido diretamente no Índice de qualidade que você vê na sua conta.

O Índice de qualidade resume o desempenho base em três fatores: taxa de clique esperada, qualidade do anúncio e experiência na página de destino.

 

  • Taxa de Clique ou CTR: Qual a probabilidade das pessoas clicarem no seu anúncio. Essa métrica é uma média histórica de quanto as pessoas clicam nos seus anúncios.

  • Relevância do Anúncio:  Esta é uma avaliação do conteúdo, das palavras usadas no seu anúncio comparado à palavra-chave que você está dando lance. Por isso, recomenda-se que a palavra-chave que você está apostando esteja contida no anúncio. Isso demonstra uma maior relevancia do anuncio para a palavra em questão.

  • Experiência da página. O Google preocupa-se com aexperiencia que o usuário terá apos clicar no seu anuncio. Para isso, é importante os cuidados com o tempo de carregamento da página, navegabilidade, etc

Compreender estes fatores e ter um foco em otimizá-los pode significar o sucesso da sua campanha e consequentemente dos seus negócios.

Sabe-se que a otimização das taxas de clique e do Índice de Qualidade tem um efeito direto no valor que você paga pelo Clique (CPC - custo por clique). Este gráfico deixa mais clara a relação entre a melhoria de CTR e o impacto em quanto pagamos por um clique.

 

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender a importância de compreender como o Google entende e mensura a relevância. Compreendendo isso, com certeza aumentarão muito as chances de aumentar a relevância dos seus anuncios.

Quer mais dicas de como melhorar a eficiência de suas campanhas de Adwords e SEO? Mande-me um email matheus@upwellperformance.com.br

 

Um grande abraços

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Matheus Ferraz
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Escritor e consultor de SEO @Upwell

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