Como Pokémon Go pode ajudar seu negócio
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Como Pokémon Go pode ajudar seu negócio

Se você não vive em uma bolha isolada de todo o planeta certamente já ouviu falar de Pokémon Go, um dos principais jogos de celular do momento. Criado pela Nintendo, ele mistura a milionária franquia Pokémon com realidade aumentada e alcançou 75 milhões de instalações em todo o mundo em apenas 19 dias. Para se ter uma ideia do impacto do jogo, as ações da Nintendo na bolsa de Tóquio subiram 120% duas semanas após o lançamento.

A febre chegou ao Brasil nos primeiros dias de agosto e o que se vê nas ruas são crianças, jovens e adultos com o celular nas mãos e a câmera ligada, preparados para capturar os monstrinhos.

Pokémon e os negócios

Quem trabalha com aplicativos, tecnologia e jogos de celular utiliza o exemplo para implementar seu negócio, oferecendo novas possibilidades de inovação como a realidade aumentada.

Mas não é só quem trabalha com tecnologia que pode se beneficiar do fenômeno como ferramenta de marketing para ampliar seus negócios. Quando um jogo ou app alcança tamanha popularidade, oportunidades de se relacionar com os jogadores podem se transformar em dinheiro para os empreendedores mais criativos.

Um ótimo exemplo disso é o motoboy Denis Paz, de Fortaleza. Desempregado, Denis passou a oferecer passeios pela cidade levando os jogadores para os melhores pontos de caça de Pokémons. O preço do passeio é R$25. Além da caça, Denis também oferece um carregador de celular na moto e conseguiu fugir do desemprego e gerar receita com o aplicativo e sua criatividade.

Listamos itens importantes para ajudar você a explorar o Pokémon Go em seus negócios como ferramenta de marketing. Vamos a eles:

1. Baixe Pokémon Go. Entenda seu cliente

Se você quer entrar na onda, entre de cabeça. Faça o download do jogo, entenda como ele funciona para que assim você consiga se relacionar com outros jogadores e entender como Pokémon Go pode ajudar seu negócio. Pergunte a si mesmo o que pode oferecer aos jogadores para levá-los ao seu estabelecimento.

2. Pontos de carregamento de bateria e wi-fi

Uma necessidade básica dos jogos de celular que se acentua quando o jogo inclui a realidade aumentada é carregar o celular constantemente. O alto gasto de bateria aliado a outro problema, a grande utilização do pacote de dados gera uma excelente oportunidade para quem possuí lojas físicas. Ofereça pontos para que os caçadores recarreguem as baterias do celular e wi-fi para ajudá-los na caça. Ao oferecer os benefícios, tome cuidado para não se tornar apenas um ponto de descanso. Pense em ações para que ele consuma em sua loja e recomende para outros jogadores da região.

3. Localização pode fazer a diferença

Nesse caso não estamos falando do ponto comercial, e sim do virtual. Pokémon Go tem a tendência de privilegiar locais de grande movimento de pessoas para a criação de Ginásios e PokéStops. Ao baixar e jogar, veja no mapa se existem esses elementos próximos de seu negócio. Se você possui uma loja ou estabelecimento movimentado pode ser agraciado com um PokéStop, aí os caçadores virão até você!

4. Sabe o que é Lure?

Se não faz ideia do que é isso, cumpra o item 1 e baixe o jogo agora! Lures servem para atrair Pokémons para perto da sua localização. E se você atrai os monstrinhos, os jogadores virão. Se tem uma estratégia de marketing pensada para oferecer a eles, utilize este artifício do jogo e comece a se relacionar com os caçadores.

5. Atrair é uma coisa. Converter é outra

Não adianta atrair caçadores se você não possui uma estratégia definida para convertê-los em venda ou fidelizá-los. Pense em suas estratégias de conversão, invista em um atendimento diferenciado e relacione as ações do jogo diretamente com seus negócios.

Juliana Soares
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