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Como saber o que escrever no seu blog (usando Google Analytics)

Como saber o que escrever no seu blog (usando Google Analytics)

Um dia te convenceram sobre a importância de ter um blog e como isso seria essencial para sua estratégia de marketing. Aqui mesmo no Clube eu já postei diversos artigos de como aparecer para seus clientes e tornar sua marca referência utilizando estratégias de marketing digital e principalmente marketing de conteúdo. Confirmo novamente aqui. Isso é imprescindível para fazer uma marca presente, seja sua marca pessoal ou de sua empresa.

Mas de onde tirar inspiração do que escrever no seu blog? Como ter ideias de quais temas devo abordar. Se você tem essas dúvidas, fique tranquilo. A Dificuldade de encontrar temas para escrever sobre é apontado inclusive como um dos maiores desafios do marketing de conteúdo.

Dados, dados, dados

Existem várias fontes de inspiração. Se é que podemos chamar isso de inspiração. Como escrevi em um outro artigo aqui no Clube, esse papo de inspiração não cola. Uma das coisas que sempre digo, é que o marketing digital é orientado por dados. É preciso um gostinho por coletar, analisar e transformar dados em ação.

No meio digital, tudo o que fazemos é passível de ser rastreado. Essas informações são coletadas, armazenadas e nos é fornecida como ferramentas de análise, ou como é comumente usado, analytics. Existem milhares de ferramentas que nos ajudam a coletar informações sobre os leitores dos nossos blogs e sites, e o Google Analytics é uma delas. Portanto, não fique no escuro. Se você tem um site ou blog, é importante que te possibilite entender melhor os seus leitores.

Vá para a cauda longa

Essa é a primeira dica que eu dou ao escolher o assunto sobre o qual você vai escrever. Minha dica é: Vá para a cauda longa. É nela que estão as oportunidades.

Mas afinal, o que é a cauda longa?

Cauda longa é um termo usado amplamente em vários contextos para representar esse tipo de distribuição em um gráfico. 

Em SEO, ele representa a relação entre a distribuição das palavras e o volume de busca.   

O que isso significa?

Vamos pegar o assunto marketing digital como exemplo. Vamos pensar nos 3 termos:

- Marketing

- Marketing Digital

- Marketing Digital para pequenas empresas.

O termo "Marketing" é muito mais amplo, isso significa que o número de buscas no Google que contém esse termo é muito maior se comparado com Marketing Digital. Por sua vez, Marketing Digital é um campo de conhecimento bastante amplo e por isso tem um volume de busca maior que o termo "Marketing Digital para pequenas Empresas".

O erro está em achar que basta olhar para o termo com maior volume de pesquisas no Google. Temos que pensar que, da mesma forma que existe muito mais pessoas pesquisando por termos mais genéricos, existe também mais sites e blogs disputando um lugar nos resultados de pesquisa do Google, o que torna infinitamente mais difícil seu site aparecer para termos mais amplos.

Além disso, a pessoa que pesquisa por Marketing pode estar querendo saber sobre dicas de marketing, empregos na área de marketing, significado de marketing, livros de marketing. Enquanto que termos mais específicos tendem a trazer maior assertividade. Você estaria realmente falando com um pequeno empresário buscando conhecimento em Marketing Digital. Faz sentido? Portanto, ao buscar assuntos para você escrever em seu blog, pense sempre em termos mais específicos. 

Antes de mostrar como eu uso o Google Analytics para escolher assuntos para escrever sobre, gostaria de deixa uma segunda dica.

Google Trends

Não seria maravilhoso se pudéssemos saber quais os termos mais procurados no Google nesse exato momento? Isso com certeza nos traria muitos insights sobre o que escrever no seu blog. Felizmente, essa ferramenta existe. Chama-se Google Trends. 

O Google Trends pode trazer diversas ideias de temas que estão sendo mais pesquisados no momento no Brasil. Isso pode ser uma excelente fonte de ideias ao decidir sobre qual assunto escrever. 

Outra forma que eu utilizo o Google Trends é comparar termos, ou seja, tenho dúvida se devo escrever um post sobre gatos ou sobre cachorros. Nesse sentido, a ferramenta Google Trends pode te ajudar. E quem irá decidir sobre qual dos dois animais você deve escrever é o público. Basta você segmentar Brasil, para que filtre apenas pesquisas no Google no Brasil e inserir os termos que você deseja comparar. 

Nesse caso, o termo "cachorro" parece ter um volume de busca superior ao termo "gatos". Isso me deixa feliz, não porque eu não gosto de gatos, mas porque eu me considero um dog lover, tenho uma cachorrinha e por isso me sentiria mais a vontade para escrever sobre esse assunto. 

Brincadeiras à parte vamos a terceira dica. 

Como eu uso o Google Analytics para decidir que temas devo escrever no meu blog?

Essa é uma dica muito simples, porém você precisa necessariamente ter o Google Analytics instalado no seu site e ter a ferramenta Google Search Console integrado ao analytics. Se você já tem o Google Analytics implementado em seu site ou blog, e não tem certeza se ele está integrado com a ferramenta Google Search Console, basta ir até a aba Aquisição > Search Console. Se surgir uma mensagem e não tiver nenhum dado aparecendo é porque você ainda não fez a integração das duas ferramentas. Porém, é algo super simples de fazer e trará um mundo de informações relevantes sobre como as pessoas que chegaram até seu site pelo Google pesquisaram e por quais páginas eles estão entrando no seu site. 

Vamos lá:

Passo 1:  Acesse os relatórios do Search Console que fica na aba Aquisição, e depois selecione o relatório "Consultas". Nesse relatório você tem acesso a todos os termos que as pessoas buscaram no Google que as trouxeram até o seu blog. Isso é muito rico para termos ideia do que as pessoas precisam em termos de conteúdo.

Este relatório traz 4 métricas que te ajudam a analisar e quantificar esses termos buscados: Cliques, Impressões CTR e Posição Média. 

  • Impressões: Número de vezes que uma página do seu site apareceu nos resultados de busca do Google para aquela palavra na primeira coluna. 
  • Cliques: Número de vezes que alguém clicou no seu conteúdo no resultado da pesquisa. 
  • CTR (Clickthrough Rate):  Taxa que mostra a proporção das vezes que seu conteúdo foi mostrado no resultado de busca e número de vezes que alguém clicou nele. Essencialmente essa taxa resume se as pessoas acham relevante seu site ser mostrado nos resultados da pesquisa. O Google utiliza essa métrica para avaliar o quão importante e quão atrativo é seu conteúdo e seu site para as pessoas que estão buscando por aquele determinado termo. 
  • Posição Média: essa métrica indica em que posição, em média, seu conteúdo está posicionado para um determinado termo. Ou seja, se minha posição média para a palavra-chave "Marketing Digital" é 5, significa que na média meu blog fica em quinto lugar para essa palavra. 

Passo 2: Utilize o filtro. O Google Analytics permite que você use filtros para melhorar suas análises. É utilizando essa funcionalidade de filtros que eu cheguei até o resultados dos termos para os quais eu deveria escrever. 

Eu apliquei 2 filtros

  • Impressões superior a 1000: Por que superior a mil? Por que eu estou querendo filtrar apenas termos mais buscados. Não me interessa termos com baixo volume de busca. O número 1000 impressões foi um parâmetro que eu considero bom nesse caso em específico. Para o seu blog ou site, é importante você avaliar o que você considera como um volume considerável de busca. 
  • Posição Média superior a 10: Aqui eu estou colocando o número 10 porque acima desse número significa que o meu conteúdo não está aparecendo na primeira página, e por consequência, não está sendo visto. Afinal de contas, nós produzimos conteúdo esperando que as pessoas cheguem até meu blog.  

Com isso, eu chego até uma lista de 16 termos para os quais meu blog está mal posicionado e que ao mesmo tempo tem uma boa quantidade de pessoas pesquisando por esses termos. Essa é uma forma para ter uma luz de quais assuntos eu devo começar a escrever no meu blog. 

Espero que estas dicas te ajudem na sua estratégia de conteúdo. Se você tiver dúvidas ou feedback sobre estas dicas, coloque nos comentários abaixo que eu terei o maior prazer em ajudar. 

Não deixe de ler outros conteúdos que eu escrevi aqui no Clube sobre SEO e Marketing de Conteúdo. São dois temas que eu adoro estudar e debater. 

Abraços

 

 

Clube Sebrae
Matheus Ferraz
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Escritor e consultor de SEO @Upwell

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