[ editar artigo]

Como me tornei um empreendedor de sucesso com pequenos detalhes

Como me tornei um empreendedor de sucesso com pequenos detalhes

Como se tornar um Empreendedor de Sucesso?
Em meio a tanta concorrência hoje em dia, torna-se cada vez mais difícil se dar bem no mercado. Será?

Não é bem assim. Existem maneiras que podem te levar a ser um grande 
empresário de sucesso. Com apenas alguns passos e algumas dicas você pode repensar melhor sobre o futuro da sua empresa.

Vou contar nesse post algumas atitudes e ações que eu acredito (e sigo) e que podem te levar a ser um empreendedor de sucesso.


1- Seja Presente


Estar na empresa desde cedo demonstra exemplo para seus liderados. A nova geração quer mais liberdade, mas isso não significa abrir mão da diciplina.


2- Converse mais

É importante que o empreendedor não fique enclausurado em seu computador. Ele precisa sair da sua cadeira e conversar e se conectar com sua equipe sobre os negócios, planos futuros, novas ideias, e até mesmo sobre a vida pessoal. Isso é importantíssimo para se criar afinidade. 

Ter um bom diálogo com seus clientes também pode fazer toda diferença. Afinal, eles, mais do que ninguém, poderão dizer o quão satisfeitos estão com os serviços prestados e o que pode ser feito para melhorar.


3- Não viva só para o trabalho

Sair da sua rotina de trabalho e para momentos de lazer, como ir a um cinema, praticar um esporte, fazer um trabalho voluntário, visitar ongs, etc. Isso pode evitar o stress que muitas vezes afeta nas decisões 
importantes do seu negocio.

Outra coisa importante é dar atenção a família e seus relacionamentos afetivos. Isso te ajuda a manter equilibrado.


4- Fique ligado no seu negócio,

 
Uma coisa que te torna diferente e te leva a crescer cada dia mais é ficar ligado no seu negócio e nos seus concorentes. Sempre busque um diferencial e traga sempre novidades a seus clientes. Isso além de 
manter os seus clientes mais fiéis te trará uma nova clientela.

Esteja sempre conectado à novas tendências. Isso te torna mais preparado para as mudanças do mercado. Recomendo a leitura dos conteúdos do Sebrae Trends, aqui no Clube

Além disso, invista em cursos,workshops,apostilas,vídeo aulas etc.


5-Help

Em muitos momentos nós empresários temos que tomar decisões muito importantes e isso pode acabar afetando nossas vidas e a de nossos funcionários. É importate que nesses momentos tenhamos alguém com quem possamos contar para troca de experiência e aconselhamento. Alguém que entenda do que se trata ou até mesmo alguem que já tenha passado por circunstâncias parecidas com a que você esteja passando. 


6- Bem estar e Saúde 

Cuidar da saúde pode parecer uma coisa tão óbvia de se indicar, porém muitos empreendedores acabam  deixando isso de lado por não ser algo legal, ou por sentir que não é uma prioridade. 

Na maior parte do tempo a gente acaba sofrendo de ansiedade e isso afeta principalmente o físico de todos. Por conta disso é importantissimo estar em dia com sua saúde. 

Faça atividades físicas regurlamente e mantenha suas consultas médicas em dia.


7- Seja persistente 

Um erro bem comum no mundo dos empreendedores é confundir persistência com teimosia.

É preciso ser persistente mas não ter a teimosia em insistir em um produto que não está dando certo ou até mesmo uma ideia sem sucesso.  É crucial saber o que seu público alvo está pedindo ou buscando.


8- Ouça o Feedback dos seus clientes

Uma coisa comum em grandes e pequenas empresas é ouvir que está tudo uma maravilha. Dar ouvido a seus clientes e tirar os comentários negativos como pontos para melhorar o seu empreendimento é um muito bom. Ouça sempre seu cliente e de preferência tenha uma forma sistematizada de coletar feedbacks. Faça isso ser parte do seu processo de atendimento. 


9- Planejamento

Ter iniciativa é uma das principais características que diferenciam os empreendedores. Mas agir sem planejar pode trazer muitas dores de cabeça. Portanto use uma parte do seu tempo para planejar antes 
de agir.


10- "Pense" o seu produto


Acredite se quiser mas sua ansiedade de pôr a mão na massa pode atrapalhar o andamento do desenvolvimento do seu produto. Alguns empresários entram na área de produção e tornam-se empregado do próprio negócio. 
Com isso o empreendedor não consegue pensar em novas estratégias e como pode melhorar seu negócio. Claro que botar a mão na massa te dá mais vontade de ir longe porém deixe isso na responsabilidade de pessoas certas e qualificadas e você se engarrega de ir em busca 
de atualidades e tendencias e questões mais estratégicas que poderão ser o diferencial do seu negócio.

Espero de alguma forma ter contribuído com sua jornada rumo ao sucesso. Se gostou desse post, clique em "Curtir" e se tem alguma outra dica importante, deixe aqui abaixo nos comentários. 

Até a próxima!

Clube Sebrae
Abimael Caetano
Abimael Caetano Seguir

A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.

Ler matéria completa
Indicados para você