Como ser um bom líder? O guia definitivo!

Empreendedores de sucesso são pessoas que têm, além de uma boa ideia de negócio, alta capacidade de execução, conhecimento, experiência de mercado, e algumas características comportamentais que os definem como grandes líderes. Mas o que será que caracteriza um bom líder? Como ser um bom líder para conseguir aqueles que estão à sua volta? Depois da leitura, espero sua resposta nos comentários. Lembrando que para isso é essencial fazer seu cadastro aqui no Clube, ok?

Se você busca ser um empreendedor, possivelmente estas perguntas já tenham surgido na sua mente. E você não está sozinho nessa. Saiba que a possibilidade de liderar e ser seguido é um dos grandes motivos que levam milhares de profissionais a trocar de emprego buscando uma promoção, ou até mesmo a abandonar a carreira para investir no seu próprio empreendimento. Pois bem, meu objetivo neste post é mostrar a você algumas atitudes essenciais nas quais você pode investir caso queira se tornar um bom líder. Veja só!

As atitudes fundamentais para ser um bom líder todos os dias

Seja honesto e responsável

Grandes líderes precisam inspirar admiração, e para isso é fundamental que sua conduta ética seja exemplar. Na hora de transmitir os valores da empresa é essencial garantir que a honestidade seja compreendida como um fator determinante para o bom funcionamento do ambiente de trabalho, o que influencia diretamente nos resultados da empresa. No final do dia isso significa ser responsável pela equipe e o bem-estar profissional de todos.

Mantenha o bom humor e a positividade

Falando em ambiente de trabalho, é fato que ele tem uma influência direta na produtividade do time, e por este motivo que o bom humor e a atitude positiva são tão importantes para quem quer saber como ser um bom líder. Juntos, estes dois fatores podem se tornar motivos a mais para as pessoas saírem de casa todos os dias para irem trabalhar. No final do mês, tenho certeza que os resultados da empresa serão uma prova real deste quesito.

Tenha confiança para fazer acontecer

Toda empresa enfrentará momentos ruins, de incerteza e crise, e nesta hora cabe ao líder demonstrar confiança no negócio para passar tranquilidade a todos os envolvidos no trabalho. Apagar incêndios e manter a moral do time alta são dois dos principais atributos dos líderes, além da capacidade de mostrar que sabe o que está fazendo, e onde pode chegar com tudo aquilo.

Saiba delegar

Mesmo que você comece o negócio fazendo um pouco de tudo — e por vezes até, tudo mesmo! — em algum momento você vai precisar delegar atividades que antes eram controladas por você. Para ser um bom líder você precisa confiar na sua equipe, para que ela possa também confiar em você. O caminho para chegar a este ponto passa, invariavelmente, pela capacidade de delegar atividades.

Se comprometa com o time

Se você tem a expectativa que sua equipe trabalhe duro e com qualidade, é preciso que você seja o primeiro a dar este exemplo. Afinal de contas, não há motivação maior para uma equipe de trabalho que ver o próprio chefe dando duro ao lado do restante do time. Provar o seu comprometimento só vai garantir respeito e confiança dos funcionários, além da inspiração para que eles também superem seus limites.

Comunique suas expectativas

Bons líderes são aqueles que sabem se comunicar com clareza e eficiência. Isso quer dizer que garantir que todos entendem sua posição é fundamental para o futuro da empresa. Isso inclui, principalmente a comunicação das expectativas da chefia. Se isso não acontecer a cobrança de desempenho se torna mais difícil, já que não ficou claro desde o início o que o chefe esperava de todos os envolvidos no trabalho.

Recompense o bom desempenho

Assim como cobrar o desempenho e advertir diante de falhas, recompensar os bons resultados é outra atitude fundamental para quem quer saber como ser um bom líder. Líderes admirados e seguidos sabem reconhecer os esforços de seus funcionários. Isso demonstra confiança na equipe e consciência de que o trabalho duro e coletivo pode levar à conquista de grandes objetivos.

Faça perguntas e ofereça feedback

Finalmente, saber mais sobre sua equipe de trabalho é um dos grandes atributos dos líderes, que sabem ouvir muito mais do que falar. Para isso, saiba fazer as perguntas certas, pois são elas que vão trazer conhecimento e conselhos para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, não deixe de pedir e oferecer feedback para sua equipe, pois essa é uma das principais maneiras para demonstrar a importância real de todos os membros do time.

Muitos profissionais sonham em ser grandes líderes, no entanto poucos são aqueles que efetivamente conseguem atingir este objetivo. No fim das contas, não adianta querer ser, se você não souber ao certo como ser um bom líder. Espero que este texto possa servir como um pontapé inicial neste processo para você, e que isto traga grandes resultados para a sua empresa.

Falando em ajudar outros empreendedores, por que você também não aproveita este seu processo de construção de liderança para compartilhar com os leitores do Clube as suas experiências. É só fazer o cadastro e começar a escrever. A comunidade com certeza vai agradecer. Quanto mais pudermos nos ajudar aqui, melhor!

Até a próxima, amigo!

Marcus Pereira