Como tirar fotos de seus produtos para o Instagram
[editar artigo]

Como tirar fotos de seus produtos para o Instagram

O Instagram é uma ferramenta muito bacana para explorar o potencial dos seus produtos, principalmente se o seu negócio é relacionado a moda ou gastronomia.

Mas para que você, de fato, atraia a atenção do público, é preciso investir um pouco de tempo, criatividade e esforço para entregar ao cliente uma fotografia bonita, diferente e que destaque as características positivas do seu produto.

Algumas dicas são essenciais e você logo vai perceber que o processo não é muito complicado e traz resultados ótimos! Confira minhas sugestões ;)

1 - Escolha um lugar bem iluminado

A luz é o que faz com que sua fotografia fique nítida e com todos os detalhes bem visíveis. O sol é sempre a luz ideal. Por isso, procure fotografar perto de janelas, durante o dia ou até mesmo em um local aberto.

Se a claridade natural não for uma opção viável pra você, existem algumas alternativas para melhorar o desempenho das suas imagens. Qualquer luz extra que você tiver em casa é válida, luminária, lanterna do celular (mais indicada para iluminação de pontos específicos), luzes de emergência, etc.

Você pode ainda encapar um pedaço de papelão, capa de caderno ou algo semelhante com papel alumínio, e assim criar um refletor de luz. É possível também fazer sua própria softbox (basicamente uma caixa refletora com uma lâmpada dentro que auxilia muito na iluminação ambiente), e no YouTube existem vários tutoriais bem simples e objetivos que falam sobre isso.

2 - Limpe a lente

Ter uma câmera profissional é ótimo, mas você consegue tirar fotos ótimas utilizando o próprio celular. Como carregamos ele no bolso, na mochila, pra lá e pra cá o dia todo, ás vezes uma limpadinha na lente já faz uma grande diferença.

Use um lencinho ou qualquer tecido macio para evitar que a foto fique borrada ou embaçada por conta desse detalhe.

3 - Pense em um fundo e crie uma composição

No Instagram, a estética conta muito. Sendo assim, é muito importante que, além de registrar o seu produto, você desperte sentimentos bons e o desejo do consumidor em adquirir o que você tem a oferecer.

Preste atenção no fundo da imagem. Se for uma comida, cuide para que o prato esteja limpo, a mesa bem arrumada, não apareça ninguém comendo atrás. Se for uma roupa, tente montar um look completo, adicione detalhes que façam parte do universo do seu público como acessórios, flores, fones de ouvido, livros, laços e fitas. Mas vá com calma! Escolha um ou outro elemento apenas e não polua demais a imagem.

Uma boa tática para fazer com que o produto se destaque é utilizar fundos de cores neutras, como branco, preto ou cinza. A dica é improvisar com o que você já tem ou comprar itens baratinhos. Cartolina, papéis de carta decorados, tapetes, lençol, fronha e até mesmo peças de roupas ou tecidos são ótimas opções, você pode apostar em estampas para complementar o branco total, por exemplo, ou materiais que adicionem uma textura à imagem.

Não existe uma regra, o truque é deixar sua imaginação rolar. Se inspire em outros perfis do Instagram similares ao seu ou redes sociais como o Pinterest, tenha em mente seu o gosto do seu público-alvo e pense na harmonia dos elementos.

4 - Trabalhe vários ângulos

Diferentes produtos, com diferentes objetivos, ficam mais atrativos em diferentes ângulos. Se sua empresa é uma lanchonete, por exemplo, seu objetivo é causar fome nas pessoas. Você precisar testar várias vezes para descobrir o ângulo em que o alimento fica mais atrativo e dá mais vontade de comer, geralmente o alimento mordido ou cortado fica mais atrativo.

Se for preciso, suba em uma cadeira para enquadrar melhor os produtos, tente de baixo, de cima, de lado, não há necessidade de um enquadramento perfeito, você pode cortar alguns elementos para dar um ar descontraído e moderno à composição.

5 - Evite dar zoom

O zoom do celular faz com que a imagem perca a qualidade original. Por isso, o indicado é chegar o mais perto possível do produto se a intenção for registar os detalhes, ou então recortar a imagem depois para pegar apenas aquilo que você quer.

6 - Finalize com uma edição

Você não precisa ser experiente em programas de edição para que sua foto fique bonita. O próprio Instagram disponibiliza algumas ferramentas que podem transformar sua fotografia!

Procure alterar o brilho e o contraste da imagem e ir dosando a intensidade do filtro que você achar melhor. Assim, você faz com que sua foto se diferencie das outras e chame a atenção.

Essas são as minhas dicas para que seu perfil tenha mais sucesso no Instagram :) Quer trabalhar com outras ferramentas online para dar um up no marketing digital do seu negócio? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Podemos te ajudar ;)

Estamos nas 3 maiores cidades do Paraná, confira:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br
Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br
Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Marketing - Elefante Verde PR

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você