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Como tirar proveito das datas comemorativas e vender mais

Como tirar proveito das datas comemorativas e vender mais

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para quem quer dar um up em seus negócios. Dificilmente, vamos encontrar alguma empresa que não veja seu faturamento aumentar no Natal, no Dia das Mães e ou no Dia das Crianças, por exemplo.

Seja qual for o modelo de negócio, aproveitar as chances de vender mais nas datas comemorativas, bem como nos períodos de sazonalidade, além de maximizar os lucros da empresa, ainda pode contribuir de forma efetiva para aumentar o engajamento e a conversão de clientes.

Isso é possível porque as datas comemorativas representam grandes oportunidades para que a empresa trabalhe o fortalecimento de sua marca, melhore as vendas e aumente o vínculo com o público.

Há várias ideias que podem ser colocadas em prática para um melhor aproveitamento das datas comemorativas que ajudarão ao crescimento do negócio. A seguir, selecionamos algumas delas. Confira e saiba como começar!

1. Faça o mapeamento das datas comemorativas

Fazer o levantamento das datas universais e regionais é essencial, mas muito mais importante é escolher trabalhar com aquelas que tenham alguma relação com seu público e com sua marca.

Atualmente, o que não faltam são datas comemorativas, até mesmo o Dia da Praça e o Dia da Toalha existem! Datas que tenham uma forte ligação com sua persona são excelentes gatilhos para a criação de um projeto mais atrativo para os clientes e, claro, para a promoção da marca!

2. Crie promoções atrativas

Em datas comemorativas, não será apenas sua empresa a oferecer promoções. Muita gente - especialmente a concorrência - vai estar de olho em tudo que está acontecendo.

É preciso se destacar de alguma forma. Para isso, vale analisar as ofertas disponibilizadas pela concorrência, as condições de pagamento, o atendimento e, até mesmo, a abordagem escolhida.

Além disso, a sua empresa precisará entender muito bem os próprios consumidores. Somente assim, será possível desenvolver ações promocionais que, de fato, conversem com eles e os atraiam.

3. Estude os dados anteriores de sua empresa

Datas comemorativas costumam levar um fluxo muito maior de pessoas ao negócio, seja ele físico ou online. E isso pode desestabilizar o trabalho da empresa e ainda gerar uma série de agravantes em vários setores.

Nesse sentido, uma das coisas mais chatas e complicadas de lidar, e que podem surgir, é a insatisfação dos clientes. Para evitar que problemas assim ocorram, uma ideia muito interessante é observar aqueles períodos em que a empresa teve que enfrentar um alto fluxo de pessoas e uma maior quantidade de vendas.

Dessa forma, é possível avaliar quais os problemas que surgiram e que soluções foram adotadas em relação a eles.

4. Cuidado com os preços

Nem sempre o menor preço é a melhor ideia. Pode acontecer que as promoções, descontos e condições especiais predominem e a margem de lucros não compense os gastos que envolvem divulgação e outras estratégias.

Por isso, planeje muito bem e analise com cuidado todas as ações antes de colocá-las em prática. Tenha sempre em mente que o principal objetivo de aproveitar as datas comemorativas é impulsionar seu negócio, não prejudicá-lo!

5. Cuidado com o estoque

Depois de avaliar o que seu público consumidor busca com mais frequência nas datas comemorativas, é possível fazer uma previsão mais correta com relação ao estoque.

Mas, somente isso não é suficiente: procure otimizar o espaço para que o fluxo seja mais rápido e não prejudique nem sua empresa nem seus clientes.

6. Treine os colaboradores

Muitos empresários se concentram apenas nos vendedores em datas comemorativas. Isso é bom, mas deveria ser algo que envolvesse todos os setores da empresa. Sendo assim, procure treinar e capacitar todos os envolvidos para garantir mais agilidade e qualidade nesse período de alto movimento.

7. Tire um tempo!

Pode parecer estranho, mas datas comemorativas e feriados não significam apenas trabalho. Seguindo as dicas acima e fazendo seu planejamento com antecedência, além de ter certeza de que tudo está como deveria, ainda permite alguns dias de descanso.

Na verdade, isso é fundamental - tanto para o gestor da empresa quanto para os colaboradores - pois permitirá a reposição de energias e o relaxamento do corpo e da mente. Com isso, todos estarão mais motivados a encarar essas datas que são uma verdadeira loucura, mas que trazem ótimos resultados para a empresa.

Principais datas comemorativas de 2019

As datas comemorativas a seguir são todas referentes a feriados nacionais. Mas é fundamental estudar aquelas datas regionais e até locais. Em se tratando de vendas e crescimento todas as oportunidades que se apresentam podem ser usadas!

4 e 5 de março - Carnaval

19 de abril - Sexta-Feira Santa

21 de abril - Tiradentes

1 de maio - Dia do Trabalho

20 de junho - Corpus Christi

7 de setembro - Independência do Brasil

12 de outubro - Dia das Crianças

2 de novembro - Finados

15 de novembro - Proclamação da República

25 de dezembro - Natal

Até aqui, vimos algumas dicas para aproveitar bem as datas comemorativas. Porém, nada do que falamos faz sentido se os clientes não souberem o que está sendo feito.

Usar as redes sociais para comunicar ao seu público que estará promovendo uma ação especial em determinada data é uma alternativa muito simples e prática. Uma dica para usar bem esse recurso é analisar algumas estratégias de marketing digital para empresas.

Importante: Lembre-se que as redes sociais são estratégias que permitem que a relação cliente e empresa seja mais íntima, rápida e direta. Pelas próprias características dessas ferramentas, é importante que a empresa dê uma atenção especial a elas. Isso envolve o uso e a forma como a empresa se comporta no mundo online. Por exemplo, demorar em responder uma dúvida ou dar uma resposta um pouco arrogante ou irônica, pode destruir o trabalho que demorou anos para ser construído.

Uma sugestão viável e útil aqui é fornecer um treinamento para os responsáveis pelas redes sociais da empresa. Com isso, além de saber lidar com um possível problema, eles poderão usar isso em benefício da organização, atraindo mais pessoas, e não afastando!

Agora que você já sabe como usar as datas comemorativas para impulsionar sua empresa, aproveite e confira outros conteúdos do Clube Sebrae. Selecionamos o que há de melhor com dicas e orientações para empreendedores!

Comunidade Sebrae
Denisson Soares
Denisson Soares Seguir

Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

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