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{Conteúdo com Vídeo} Como transformar a estratégia em resultado

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Esse é o pulo do gato para as corporações. Obter resultados através das estratégias definidas em planejamentos e plano de negócios. Cada vez mais as empresas de todos os portes estão tendo um posicionamento eficaz, astuto e inteligente frente à sua atuação no mercado, focando em profissionalização, com forte concentração em resultados.

Esse perfil corporativo vem sendo oportunizado mediante a qualificação profissional da gestão, por meio de melhores direcionamentos ao quadro colaborativo, tecnologia e ferramentas cada vez mais assertivas frente à operação e personalização de fornecedores.

Esse último ponto é algo que ganha espaço gradativo nas inter-relações comerciais e corporativas, já que o mercado de trabalho se transforma diariamente. As novas profissões, relações departamentais e necessidades organizacionais, advindas da contemporaneidade, digitalização e concorrência nas atividades, abrem oportunidades para novos provedores.

A consultoria externa e a contratação de fornecedores especialistas são tendência corporativa e devem ganhar mais mercado no futuro, pois oferecem resultados de acordo com a expectativa contratual corporativa. Segue então uma dica tanto para as empresas que buscam fornecedores, quanto para quem oferece o serviço: o mercado está aberto a novas oportunidades e modelos de negócios, disponibilizando serviços para grandes empresas, mas também para o micro e pequeno empreendedor.

A Miidas Consultoria está enquadrada no primeiro caso e atua nas áreas estratégicas, gestão e operação. A empresa explica que o diferencial de mercado para as organização hoje em dia é justamente a personalização, mesmo através de terceiros. O grande benefício do consultor com modelos de gestão aprimorados é capitalizar o acumulo de experiências vividas em outras empresas. Trata-se de uma troca indireta de informação e detecção assertiva de problemas. O sócio da Miidas, Artur Ferreira, fala inclusive que essa é uma tendência de mercado ampliada.

Com o advento da aprovação da lei de terceirização, de um lado existe uma tendência de que no mercado tenha mais profissionais atuando de forma independente, fornecendo serviços em caráter de consultoria. Do outro lado, há um aumento nesta demanda de trabalho por parte das organizações, por representarem menos ônus trabalhistas e custos.

A consultoria externa, que hoje atua na gestão empresarial e também em departamentos específicos da organização, bem como em situações pontuais, existem com o intuito de ajudar a melhorar o desempenho das corporações. A Gemba também é uma empresa de consultoria empresarial, com foco mais específico em capacitação profissional para médias e grandes empresas.

Voltadas para micro e pequenos empreendedores, já existem algumas opções específicas de atendimento de consultoria nas áreas financeira e de contabilidade, por exemplo, mas a expectativa é de que, com o crescimento dessa modalidade de negócios no país, que no início do ano passado já alcançava quase 1,2 milhões de empreendedores, também haja um incremento de profissionais, consultorias e empresas voltadas a atender o empreendedor menor.

A sorte para nós, micro e pequenos empreendedores, é que a qualidade dos serviços dos terceiros também vem aumentando, pois, segundo Artur, o parceiro está vivenciando a realidade da empresa tanto quanto o colaborador interno, o que vem permitindo um ganho de conhecimento e assertividade na atuação com grande eficiência, e isso se estende a todos os portes de organizações.

Além disso, a inciativa privada vem apostando em ecossistemas que promovam o empreendedorismo, estimulando ainda mais este mercado. Muitos empreendedores estão cooperando para que exista um ambiente colaborativo de desenvolvimento, capacitação e fomento de negócios.

Para ampliar as chances de assertividade e conquistar os resultados corporativos desejados, o especialista indica que as organizações, de qualquer porte, procurem inovações de gestão para desenvolver seu potencial estratégico e foquem em métricas e informação. Dados capturados através de medições de resultados anteriores ou expectativa de novo portfólio, somados ao conhecimento do negócio, permitem que a empresa vislumbre seu posicionamento frente ao mercado, compreendendo as necessidades para proporcionar o desenvolvimento das soluções adequadas.
 

 

Clube Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades do Clube Sebrae!

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