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Como transformar a produção de conteúdo no diferencial da sua estratégia?

Como transformar a produção de conteúdo no diferencial da sua estratégia?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que uma empresa desenvolve de forma online a fim de gerar novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade de sua marca. As ferramentas que fazem parte do Marketing Digital são: SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 

O Marketing de Conteúdo é muito utilizado e recomendado por especialistas no mundo todo. Isso porque ele fica responsável por engajar o seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes - ou potenciais clientes - popr meio da criação de conteúdo relevante, informativo e valioso.

O objetivo dessa ferramenta é atrair e envolver esses leitores, criando uma percepção positiva da sua empresa, podendo dessa forma, gerar mais negócios. E, principalmente, esse conteúdo não é somente focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, seja a resolução de um problema ou o esclarecimento de uma dúvida.

Pense por exemplo, nos textos, e-books e infográficos que você se depara navegando na internet. Esses exemplos fazem parte das estratégias de Marketing de Conteúdo das empresas.

Ao investir na produção de conteúdo para sua atuação em Marketing Digital, sua empresa consegue maior visibilidade, com menor investimento. Levando em conta que, com o Marketing Digital, você atrai o público-alvo, aquele que realmente compraria seu produto. Evitando, assim, gastos desnecessários, divulgando seu conteúdo em canais ou meios que não atingiriam esse público.

E se você ainda não domina totalmente o Marketing de Conteúdo, veja abaixo algumas orientações para traçar seu projeto de modo correto.

Estratégias

Certamente você já parou para analisar o motivo de, na hora da compra você escolher o produto X ao invés do produto Y: a qualidade, o preço, o material utilizado, as vantagens, desvantagens. Mesmo em curto prazo, na hora da escolha de um produto ou serviço, é realizada uma análise de A a Z que determina a tomada de decisão. Ali, naquela compra, foram adotadas técnicas para que aquele produto despertasse o seu interesse de alguma forma. Um trabalho foi realizado para que você adquirisse ou, se fosse o caso, contratasse aquele serviço. E, é aí onde se iniciam as estratégias de marketing.

Antes essas ferramentas eram executadas por meio de comerciais de TV, revistas, propagandas aleatórias que, muitas vezes, não traziam conteúdos que fossem de interesse do espectador/leitor. Hoje, como tudo mudou, o Marketing de Conteúdo visa um público específico e foca em quem realmente poderia ter interesse e potencial de consumo naquele produto. Isso acaba atraindo esse público de uma forma mais natural e espontânea sem que se torne um marketing intromissivo, pois quem vai receber esse conteúdo é um público específico, segmentado.

Mas para o sucesso em sua atuação digital, uma empresa precisa definir claramente suas estratégias de público-alvo, segmentação de mercado, posicionamento de marca, canal de vendas, preços, produtos, concorrência e muito mais. Tais estratégias poderão ser iguais ou diferentes das lojas físicas nas quais a empresa atue. Mas isto precisa ser claramente estudado e definido.

Objetivos

Essa produção de conteúdo pode ser feita por meio de uma página no site, blogs, mídias sociais, e-books, e-mail marketing e outros meios, mas para usar isso a favor do seu negócio é preciso elaborar um plano responsável e de bom conteúdo. Gerando um bom conteúdo e traçando uma estratégia, entendendo quais são os assuntos relacionados à sua área, fica mais fácil atingir os seus objetivos. Mais uma boa palavra para incluir na nossa lista de dicas: objetivos - é importante que, antes de criar uma estratégia de marketing você saiba aonde quer chegar com ela. Portanto, trace objetivos e metas, isso deixa o trabalho mais claro, para que você não saia do foco e possa avaliar corretamente os investimentos eventualmente necessários.

Estabeleça personas

Persona é o público ao qual você está se dirigindo. Dessa forma, busque ver as necessidades desse público, o que eles precisam e o que buscam. A partir disso você pode gerar uma pauta de conteúdo que tenha relação com eles. Depois, pesquise os canais em que essas personas estão presentes. Por exemplo, meu público é mais jovem, então consigo atingi-los com posts no Facebook ou, se meu público for mais profissional, consigo me aproximar através da plataforma do LinkedIn. É necessário lembrar que cada canal de divulgação possui um formato de conteúdo, e é importante se adaptar a cada um.

Produção e divulgação

E, então você inicia com a criação e divulgação deste conteúdo, visando sempre que ele seja encontrado pelo seu público nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. Ter um site te dá credibilidade e confiança, portanto é muito importante que a sua empresa tenha um. Ter um blog é muito bom também. Muitas pessoas se questionam sobre o poder que ele tem, mas segundo dados do Clube Sebrae, empresas que possuem um blog geram 3,7 vezes mais visitantes comparados aos que não possuem. Dessa forma, é bom sempre manter uma frequência de postagens, é claro. O e-mail marketing é uma potencial ferramenta, uma das mais antigas, porém eficaz, podendo ser 40 vezes mais efetiva para atrair potenciais clientes do que o Facebook e o Twitter. Você pode encontrar esses dados no artigo “Marketing de Conteúdo: como fazer” , disponível no Clube Sebrae.

Dedicação e diversidade

A frequência com que você produz conteúdo e o divulga demonstra profissionalismo e comprometimento, por isso, é preciso engajamento. É necessário também que você diversifique seus conteúdos e, também, o formato como ele é apresentado. Materiais repetitivos podem fazer com o que o público perca o interesse, por isso, inovar é essencial. E uma das dicas mais importantes é: dedique tempo e tenha uma equipe! Esse trabalho exigirá habilidades específicas, portanto são necessários profissionais na área de planejamento, como por exemplo, redatores, ilustradores, editores. Algumas empresas optam por contratar agências específicas para realizar esse trabalho, é uma boa opção, caso você não tenha o departamento de marketing na sua empresa.

Resultados positivos

Adotar esse tipo de estratégia é estar um passo à frente da concorrência. Segundo dados do ContentTrends 2017 as empresas que adotam Marketing de Conteúdo conseguem 2,2 vezes mais visitas e geram 3,2 mais oportunidades de negócios, além de ser 62% mais barata e três vezes mais efetiva que o marketing tradicional. Pelo menos 71% das empresas, hoje, já adotam o Marketing de Conteúdo. Esses dados servem para mostrar que essa estratégia vale o investimento e só gera resultados positivos para quem a adota, como por exemplo, atrair visitas para seu site, tornar-se referência no segmento, gerar clientes que confiem na sua marca e, principalmente, vender, que o objetivo de toda empresa.

Algumas empresas tornaram-se referência em Marketing de Conteúdo, por isso falamos no início que ele está mais próximo do que nós imaginamos. Essas empresas estão se solidificando cada vez mais por meio dos canais digitais, o que gera mais visibilidade para a marca. Por exemplo, a Red Bull aposta em Canais do Youtube que se referem a esportes radicais, já a BWM está investindo em cinema, a Coca-Cola também está adotando uma nova estratégia de comunicação chamada Liquid Content, apresentando uma mudança de posicionamento da marca até 2020. Esses são alguns indicativos da importância de uma boa estratégia de marketing e de marcas que estão investindo em seu negócio, pensando em longo prazo, uma vez que o formato de mídia paga cessa caso o investimento seja pausado.

Com um bom investimento e tempo, pensando em longo prazo, o retorno vem para todos, temos dados que provam isso, o Marketing de Conteúdo pode ser a chave para o seu negócio alavancar, é assim que as grandes marcas estão se posicionando como referência no mercado hoje.

Vamos apostar em Marketing de Conteúdo? Comece dando o primeiro passo: compartilhe um artigo aqui no Clube Sebrae!

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