[ editar artigo]

Como transformar um talento em um negócio lucrativo?

Como transformar um talento em um negócio lucrativo?

Todos têm alguma atividade que faz por hobby ou simplesmente porque é prazeroso ou, até mesmo, para ver as outras pessoas felizes. Com certeza você também tem um talento assim e, inclusive, já deve ter ouvido diversas vezes a frase: “já pensou em trabalhar com isso?”

Muitas pessoas se tornaram grandes empreendedores transformando suas habilidades em um negócio lucrativo. Com isso, mudaram o rumo de suas vidas e se tornaram empresários de sucesso.

Lógico que nem tudo são flores e há muito para trilhar até chegar a esse resultado. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a transformar seu dom em sua nova fonte de renda. Acompanhe agora e veja como começar esse projeto da melhor maneira possível!

Talentos que pode ser tornar grandes negócios

Talvez você esteja pensando: será que realmente o que faço pode se tornar algo rentável? Na maioria das vezes a resposta é sim! Se esse for o seu caso, você tem ao alcance das mãos uma possibilidade muito lucrativa, basta apenas saber como transformar esse hobby em dinheiro.

Veja algumas - entre as infinitas atividades - que podem se tornar um negócio muito promissor:

  • Alimentação (bolos, doces, salgados, lanches, marmitas);

  • Jardinagem;

  • Passear com cães - DogWalker;

  • Aulas particulares de dança, idiomas, português, matemática, etc;

  • Artesanato;

  • Pintura;

  • Restauração de móveis;

  • Fotografia;

  • Escrita (escritor, redator, roteirista);

  • Música;

  • Desenho.

Como dissemos, as possibilidades são muitas. Aqui estão somente os exemplos mais comuns. Alguma delas trouxe alguma inspiração? Então, chegou a hora de tirar o projeto do papel!

O que é preciso para transformar o talento em um negócio lucrativo

Você conhece a frase do pensador Confúcio: “Escolhe um trabalho de que goste, e não terás que trabalhar nem um dia da tua vida”? Encontrar uma fonte de renda tendo como base o seu maior talento é mais ou menos isso.

Como todo e qualquer negócio é preciso ter os pés no chão. É fundamental se atentar a diversos pontos para que o sonho de trabalhar com o que mais gosta não se torne um verdadeiro pesadelo.

Por mais talento e domínio que você tenha, empreender requer investir tempo, dinheiro, lidar com a parte burocrática, além de muitos erros até que se obtenha os acertos.

Mas como toda trajetória, é preciso começar. Veja agora como você pode fazer isso:

1. Crie uma lista

A ideia aqui é fazer uma lista em que você possa ver claramente o que seu talento traz de benefícios para outras pessoas. Por mais que você goste de desenvolver essa atividade será que ela é útil para outras pessoas? Elas pagariam pelos seus serviços? De nada adianta investir financeiramente em algo prazeroso para você se isso não lhe trouxer retorno. Se for pensar desse modo, é melhor deixá-lo somente como um hobby.

Por isso, analisar se há campo para o segmento que deseja seguir é o primeiro passo.

2. Pesquise muito

Faça uma longa e extensa pesquisa sobre o campo que pretende trabalhar. Analise outras pessoas ou empresas que já trabalham nesse segmento, e veja todos os prós e os contras que a atividade gera.

Após, responda as seguintes perguntas:

  • Ainda tenho possibilidades de lucro nesse segmento ou já é algo saturado?

  • O que de diferente tenho a oferecer que me destaque dos meus concorrentes?

  • Quanto estou disposto a enfrentar e me empenhar para ganhar da concorrência?

O intuito das perguntas não é desanimar, muito pelo contrário, é fazer com que você tenha plena consciência do caminho que irá percorrer, das dificuldades possíveis e, assim, criar uma estratégia para se sair bem.

3. Eleja seu público-alvo

Receber elogios de amigos e parentes, com certeza, é um grande incentivo para começar. Entretanto, você não pode se apegar somente a eles e acreditar que terá um público fiel lá fora.

Por conta disso, é preciso desenhar o mapa do seu público-alvo, verificando pontualmente que grupo de pessoas são seus potenciais clientes:

  • Quem são as pessoas que podem se beneficiar com meus serviços ou produtos?

  • Como posso alcançá-las?

  • Onde posso oferecer meu negócio?

  • É um segmento já conhecido pelo público ou terei que conquistá-lo?

4. Desenvolva uma postura empresarial

A paixão que você tem pela atividade que desenvolve será sempre o combustível para seguir em frente, mas você também terá que desenvolver uma postura profissional, de empreendedor, se quiser que tudo isso realmente dê certo.

Em muitos momentos dessa caminhada você não estará fazendo somente o que gosta. Para empreender é preciso se preparar financeiramente, descobrir e aprender como investir de forma consciente, saber como resolver problemas de clientes e fornecedores, além de muitos outros imprevistos.

Por isso, manter uma postura empresarial é importante para ter a consciência de que tudo isso faz parte do negócio. É preciso passar por essas fases antes de conseguir o tão sonhado sucesso.

5. Esteja em constante aprimoramento

Ter talento é saber fazer algo de forma natural, sem esforço. Por mais que essa qualidade seja nata em você, isso não basta para garantir o bom resultado do seu negócio.

É muito importante que você se mantenha atualizado, conhecendo novas formas de exercer sua atividade, maneiras diferentes de atrair e fidelizar clientes, e muitas outras possibilidades.

Estude, faça cursos, leia. Esse aprimoramento pode ser o diferencial que você busca para estar um passo à frente de seus concorrentes.

6. Divulgue

As pessoas precisam saber dessa sua novidade, então faça propaganda do seu negócio! Comece com as pessoas próximas, aproveite as vantagens do boca a boca e dos amigos e familiares que sempre elogiaram você. Peça que eles dêem uma força e comentem com outros amigos, colegas de trabalho, da escola, enfim.

Aproveite também a força e o alcance das redes sociais para expandir sua marca. Monte páginas e perfis do seu negócio e expanda a divulgação.

Hoje em dia é muito fácil e barato montar um blog ou até mesmo um site. Além de dar mais credibilidade ao seu serviço ou produto, o marketing digital é uma das melhores formas de conquistar novos clientes.

7. Não desista

Todo negócio no começo é difícil e talvez você demore um pouco para deslanchar. O maior segredo aqui é não desistir!

Se você tem plena certeza que é um investimento que tem tudo para dar certo, persista. Aproveite e use os obstáculos como forma de crescimento e siga em frente rumo ao sucesso.

Muitas pessoas já passaram noites e mais noites sonhando e planejando como transformar um talento em um negócio lucrativo. Você também é uma delas? Então aproveite que está aqui e divida com a gente. Conte-nos sobre sua experiência e inspire outros empreendedores a dar o primeiro passo!

Clube Sebrae
Angela Antunes Seguir

Redatora, Produtora de Conteúdo Web e Textos de MPI.

Ler matéria completa
Indicados para você