[ editar artigo]

ConectaPR: um tour pelo maior festival de startups do Paraná

ConectaPR: um tour pelo maior festival de startups do Paraná

Que vibe foi o ConectaPR, #nénão! Vocês também sentiram?! Em 12 horas quase 600 empreendedores (e entusiastas), mais de 70 palestrantes de lugares inimagináveis e cerca de 40 voluntários super engajados na organização do maior festival de startups do Paraná.

Sem dúvidas o evento deu start a um movimento enérgico, embalado a muita gana, que promete consolidar o desejo (com jeito de profecia) do diretor do Sebrae/PR, Julio Agostini 👇🏽

"O movimento ConectaPR vai transformar o Paraná no melhor lugar para empreender."

A energia no vai e vem entre mentorias, palestras, workshops, painéis e pitches foi a validação mais escancarada de que a mudança de mindset não é um objetivo a ser alcançado, mas uma conquista em desenvolvimento. Faz todo o sentido a afirmação do coordenador estadual do Projeto Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato 👇🏽 

"Agora precisamos performar para continuarmos em evolução e o Paraná todo embarcou na jornada do ConectaPR."

Juntos, eles abriram e conduziram o ConectaPR com uma pegada bem descontraída, maestrada por Edson Mackeenzy, eleito o melhor mentor do Brasil pela ABStartups, que foi direto ao ponto 👇🏽  

"Se vocês conheceram alguém, enxergaram oportunidades de negócio e perceberam que estamos todos conectados, então entenderam o poder do ConectaPR."  


Mas diz aê, como foi o ConectaPR pra vocês?! 

Eu conheci tanta gente boa, talentosa de verdade! Ouvi histórias de erros e acertos, casais entre beijos e abraços debatendo sobre valuation, ticket médio e afins, e cases in-crí-veis da nata do leite quente!

Vitor Torres (Contabilizei), Nilson Filatieri (Ead Box), Tiago Dalvi (Olist) e André Boaventura (EBANX) abriram os trabalhos numa conversa primorosa mediada pela jornalista Juliana Munaro (PEGN TV Globo).

Os quatro empreendedores que nasceram ou escolheram o Paraná pra viver e trabalhar falaram sobre ideias, desafios, propósito, time, sucesso e arremataram com dicas pra quem está pensando em empreender, mas acha que não tem vocação pra isso.

Se isso alguma vez passou pela cabeça de vocês, que fique dito: empreender não é dom! E esses caras que conquistaram o mundo provaram que o verdadeiro empreendedor carregam na bagagem uma p*@%$ vontade, curiosidade e percepção de que t-u-d-o pode ser aprendido.

E oportunidades não faltaram no ConectaPR. Salas lotadas de curiosos e inquietos em busca de conhecimento e conexões. Uma palestra por hora, simultaneamente em sete salas.

Sem contar as rodadas de pitches, batalha de robótica, experiências VR, mentorias e painéis em uma programação memorável! Francesco Farrugia, presidente do Instituto Campus Party (e o cara mais mente aberta que conheci) provocou a galera 👇🏽

"Precisamos sentir o futuro. A lógica do trabalho e da educação está sendo revolucionada pela máquina. Vai depender dos humanos liderarem essa transição." 


O ConectaPR foi intenso pra mim. Pra vocês também?

Que bom então, era essa a intenção: transmitir (ainda que um pouco) o que é a rotina de uma startup. Viver num ritmo frenético pra fazer novas conexões, identificar oportunidades de negócio e expandir conhecimentos a 240km/h.

E falando nisso, esse é o mindset do cara que subiu ao palco com a missão de arrebatar a galera do ConectaPR. Missão cumprida, nénão?! Simplão e pé no chão, Alessio Alionço, do Pipefy, provou que ser grande depende da gente. 

"Prefiro bater na curva a 240 por hora do que desistir por falta de grana, time ou pedigree. Ter vontade é metade do caminho pra ser global. Pense agressivo, não tenha vergonha de ter vergonha e mantenha a cabeça aberta."


E agora, pra onde o ConectaPR vai levar a gente?

Estamos em movimento e a gente mal pode esperar pra contar as próximas conquistas dessa jornada, agora pelo Startup Conecta. Mas antes de mais nada comentem aqui o que vocês mais curtiram no ConectaPR

Ah, e não deixem de acompanhar o especial sobre o evento na Rulez. Escolha o seu pack e receba em casa a próxima edição 😉 

Clube Sebrae
Ana Karla Martins
Ana Karla Martins Seguir

Jornalista, atualmente produtora de conteúdo. Escrevo e dou pitaco sobre tudo, mas tenho carinho por assuntos que ajudam empreendedores, como eu, a serem melhores. Toco com meus dois sócios o Banzai Coworking e a Rulez, no interior do Paraná.

Ler matéria completa
Indicados para você