[ editar artigo]

Conheça as tendências de empresas de alimentação nos EUA

Conheça as tendências de empresas de alimentação nos EUA

Quando se trata de lançar tendências, o mercado norte-americano é um dos que mais causa impactos em negócios que vão se espelhar no formato. Em junho, o site de notícias do setor de gastronomia Nation’s Restaurant News publicou o ranking com as redes com crescimento mais acelerado nos EUA em 2016. Nada de restaurantes ousados com receitas inovadoras, são redes que servem os pratos favoritos dos norte-americanos: frango frito e sanduíches tradicionais. Isso mesmo, entre os cinco que lideram o ranking, três vendem frango.

Clube de vantagens está presente em todas as redes e alguns têm uma versão mais enxuta – com vouchers no aniversário – e outros demonstram bastante cuidado com as ofertas, incluindo, inclusive, ingressos para shows e eventos para os membros. Serviço de buffet também aparece com frequência, assim como cartões-presente e a possibilidade de realizar pedidos online (direto do site ou via app).

Com tantas marcas oferecendo produtos semelhantes entre sanduíches, batata e frango frito, eles procuraram diferenciação na apresentação do prato, no tempero e no formato dos itens. As bebidas geladas diferenciadas – como chá gelado saborizado – e sobremesas exclusivas também diferenciam as marcas. Apenas uma marca demonstrou um engajamento social como parte da estratégia do negócio.

Essas características servem como referência para os empreendedores brasileiros do ramo de lanchonetes e restaurantes. Conheça as principais características dos líderes do ranking:

5 – Chick-fil-A

A rede cresceu 18% e vende sanduíches com frango empanado, porções de frango frita e de cortes como asa. Possui molhos próprios, sobremesas, oferece bebidas como chá gelado e a batata frita da marca segue um padrão característico. É possível fazer pedidos via site, a rede ainda fornece serviço de buffet para eventos e cartões-presente e lançou um app para pedidos. Especialistas do Nation’s Restaurant News levam em conta que parte dos resultados são do excepcional serviço ao cliente.

4 – Raising Cane’s

No segundo ano consecutivo na lista das redes com mais rápido crescimento (21,1%), o Raising Cane’s tem no seu cardápio porções de frango frito empanado, batata frita com formato diferenciado, molho próprio, pão tostado e salada. Nas bebidas também oferece chá gelado e limonada fresca. Entre os benefícios, oferece cartão-presente e cartão-fidelidade.

Aliás, o clube de membros oferece descontos e vantagens com rede parceira, incluindo ingressos para shows e outros eventos.

3 – Wingstop

Novamente ele: o frango frito. Nada de sanduíches, a rede Wingstop oferece porções com diversos temperos e opções de pimenta. Com 12 anos de crescimento consecutivo, a marca que está há 21 anos no mercado teve um crescimento de 21,5%. No site é possível realizar pedidos online e participar de clube de membros.

2 – Marco’s Pizza

O frango até tentou, mas o vice-campeão de crescimentos foi a pizza italiana (23,7%). Marco’s Pizza também oferece sanduíches no baguete, saladas, pães de acompanhamento, frango frito (!) e sobremesas. No site é possível realizar pedidos online e serviço de buffet para eventos.

1 – Jersey Mike’s

Este é o terceiro no consecutivo que Jersey Mike’s lidera o ranking da rede com crescimento mais acelerado, impulsionando as vendas em 28,6%. Em quatro anos a rede duplicou de tamanho em número de estabelecimentos, superando mil unidades em 2015. A ideia é duplicar novamente até 2019 e atingir 2 mil unidades.

O formato lembra a Subway com sanduíches no baguete e opções quentes e frias, com variedade de saladas e recheios. Há ainda a opção de wraps e também oferece serviço de buffet para eventos.

Clube Sebrae
Juliana Soares
Juliana Soares Seguir

Gestão Site - SebraeMS

Ler matéria completa
Indicados para você