{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Conquiste seus clientes por meio do Instagram Stories!
[editar artigo]

Conquiste seus clientes por meio do Instagram Stories!

Não é de hoje que o Instagram vem conquistando novos usuários e, como consequência, atraindo a atenção das empresas. Independente do tamanho do seu negócio, ele pode encontrar ótimas oportunidades de se fazer presente no cotidiano do seu consumidor e construir um relacionamento mais íntimo com ele.

Isso porque cerca de 80% dos usuários seguem alguma marca na rede, e o Stories é uma ótima ferramenta para compartilhar diferentes tipos de conteúdo de maneira irreverente e natural, aumentando o engajamento do público com seu perfil e aproximando as pessoas da sua marca.

O que é esse tal de Stories?

Se você não está bem familiarizado com o termo, eu explico. O Stories é uma maneira diferente de produzir conteúdo para o Instagram. Você pode compartilhar fotos ou vídeos de até 15 segundos, sem um limite de quantidade, que ficarão disponíveis para os usuários por apenas 24h, sumindo depois desse tempo.

Todas as fotos e vídeos de amigos e páginas que o usuário curte aparecem em formato de slideshow logo no início da tela e são exibidas continuamente, uma atrás da outra. É possível pausar a imagem para ver com mais calma, voltar para rever, pular para a próxima imagem publicada pelo mesmo perfil ou ainda ignorar o conteúdo de um perfil e passar direto para o próximo.

O conteúdo pode ser editado com filtros, emojis, efeitos e textos, e não aparece no feed de notícias. O engajamento é facilitado pela praticidade no envio de mensagens privadas e o resultado é uma interação instantânea e dinâmica.

Vantagens da utilização do Stories por pequenas empresas

As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem umas com as outras. Sendo assim, se você consegue humanizar sua marca, mostrar que existem pessoas reais por trás de tudo que é feito e transparecer os valores da empresa no dia a dia de quem trabalha com você fica muito mais fácil incentivar uma construção de relacionamento sólida e benéfica para ambos os lados.

Por ser naturalmente informal e divertido, o Stories é funciona bem para atrair a atenção do seu público e aproximá-lo da marca . Lá você consegue divulgar promoções, conversar com as pessoas, tirar dúvidas frequentes, mostrar um pouco da rotina da empresa, das funcionalidades especiais de seus produtos e até realizar enquetes com seu seguidores, fazendo com que eles interajam com você e ainda mostrando que a opinião do público é valorizada.

Dicas para te inspirar

No Stories você pode publicar um número maior de imagens sem dar a impressão de overposting, ou seja, de estar postando com exagero. Ótimo para  estabelecimentos que contam com uma quantidade grande de produtos, por exemplo. Explore todas as possibilidades!

Atente-se ao formato das imagens e vídeos: vertical. Caso contrário o usuário terá que virar o celular para visualizar o conteúdo e isso pode desencorajá-lo. Então na hora de gravar o vídeo ou tirar a foto, procure evitar giros com a câmera.

Convide seu seguidor a fazer parte do cotidiano da empresa mostrando imagens dos bastidores, dos funcionários em momentos descontraídos, da produção dos itens que você vende, do seu serviço sendo realizado e até de alum cliente - caso ele permita - utilizando seu produto ou dando um depoimento sobre seu negócio.

Outra dica é estabelecer um diálogo com o consumidor. Faça vídeos seus esclarecendo dúvidas comuns, pergunte a opinião dos seguidores, incentive eles a postarem utilizando sua hashtag, responda sempre as mensagens que receber e conquiste a simpatia de quem te segue.

Como um story fica 24h no ar, ele causa a sensação de urgência nas pessoas, aciona o gatilho da escassez. Uma forma interessante de aproveitar isso é oferecer algum cupom promocional ou divulgar uma promoção por tempo determinado apenas para aqueles que responderem por mensagem ou anotarem o código, por exemplo.

Outra estratégia bacana é entregar conteúdo exclusivo pela ferramenta do Stories. Comentar sobre novidades em primeira mão, mostrar com exclusividade o desenvolvimento de algum produto novo ou exibir uma prévia da próxima coleção faz com que seu seguidor se sinta especial por estar recebendo informações importantes antes de outras pessoas.

Mas a principal dica já é antiga, a mesma que costumo dar sempre que o assunto é rede social: entregue conteúdo relevante para seu público. Seja criativo, engraçado, espontâneo, entenda os interesses do seu público e descubra o que ele quer ver, respeitando o perfil de cada ferramenta e explorando o melhor que elas têm a oferecer ;)

Precisa de ajuda para trabalhar com Instagram ou o Marketing Digital geral da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

 

Marina Giombelli

Marina Giombelli

Marketing - Elefante Verde PR

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar