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Contratar pessoas com mais de 50 anos é uma boa solução para o seu negócio?

Contratar pessoas com mais de 50 anos é uma boa solução para o seu negócio?

Na sociedade contemporânea, a população está vivendo mais e o mercado de trabalho está se adequando e oferendo oportunidades para pessoas com mais de 50 anos. Não é à toa que muitas empresas têm contratado esses profissionais, para lidar com os desafios diários da organização.

Neste post, você vai conhecer os principais benefícios desse tipo de contratação para o seu negócio e como esse público pode fazer a diferença!

Conhecimento acumulado

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida passou a ser de 74,6 anos em 2012. Estes profissionais trazem muitos conhecimentos que podem ser agregados ao time.

Pessoas com mais de 50 anos já trabalharam em vários lugares, desenvolveram diferentes tipos de habilidades, conviveram com vários perfis e, dependendo do tipo de atividade desenvolvida, o recurso mais velho pode ser mais produtivo que o mais novo.

A experiência vivenciada poderá ser integrada à equipe dos mais jovens e essa dinâmica tende a ser muito vantajosa, para o trabalho final.

Comprometimento é maior

Jovens colaboradores da geração atual querem o sucesso rápido e, muitas vezes, antes dos 30 anos. Normalmente, são mais afobados e tendem a ter menos comprometimento após ouvir um “não”, por exemplo.

Profissionais com mais de 50 anos são mais maduros, por isso, costumam ser mais persistentes e comprometidos com o sucesso da organização. Enquanto um jovem pode achar ruim de trabalhar em um feriado, fim de semana ou fazer hora extra, a pessoa com mais idade pode encarar o desafio com mais vontade, pois sabe da responsabilidade e disciplina. Desta forma, cada perfil pode reagir de uma forma diferente a cada situação.

São mais pacientes

De acordo com um estudo desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde em 2017, pessoas com até 35 anos de idade seriam mais suscetíveis a desenvolver ansiedade, ou seja, isso mostra que jovens profissionais podem ter dificuldades em encarar um desafio novo ou se arriscar.

Equipes de trabalho que são formadas por colaboradores de diferentes idades tendem a trabalhar com mais equilíbrio, e, neste sentido, os mais velhos podem ser exemplos de resiliência e inspirar os mais novos.

Tomada de decisão mais rápida

No dia a dia, os funcionários precisam aprender a tomar decisões de forma rápida e acertada. Devido ao conhecimento da bagagem acumulada, em um momento crítico na empresa a experiência pode fazer a diferença, e, por isso, indivíduos com mais idade tendem a tomar decisões de forma mais rápida.

Geralmente, estes profissionais conseguem avaliar e analisar a questão de forma estratégica, e, assim, coloca mais a mão na massa.

Foco na qualificação

Pessoas com mais de 50 anos não querem sair do mercado de trabalho ou querem se manter mais tempo nele, dessa forma, investem em conhecimento e qualificação, para se destacarem em um ambiente competitivo.

Estes indivíduos estão sempre se atualizando e reciclando os seus conhecimentos para conseguir se manter na empresa, buscar um emprego novo ou uma recolocação no mercado. Por exemplo, com a diminuição de novos colaboradores qualificados, o especiaista que tem mais idade e uma boa formação pode ser mais vantajoso para a organização.

Fidelidade no cargo

O funcionário gera custo para a empresa, pois gasta-se dinheiro, tempo, recursos e sempre existe um risco em trazer um novo colaborador para a organização. A maioria dos profissionais acima de 50 anos desejam apenas um trabalho estável e sustentável, ou seja, não existe preocupação de ascensão na empresa e, por isso, acabam ficando mais fiel ao cargo e, como consequência, mais tempo na empresa.

Experiência com o público

Pessoas mais maduras têm mais paciência para lidar com o público por causa da maturidade e conseguem, por exemplo, entender a necessidade de um consumidor mais velho. Os mais jovens nem sempre têm paciência para conseguir entender o anseio do outro e assim, não conseguem resolver o problema do cliente. Assim, o funcionário mais maduro tem mais sensatez na resolução de problemas e conflitos.

Profissionais mais velhos também podem atuar como mentores dentro da equipe, ajudando a estimular e auxiliando no desenvolvimento dos mais jovens, o que poderá fazer diferença para o engajamento e o resultado.

Aumento na produtividade

É sabido que muitas empresas precisam lidar com a rotatividade, o que pode gerar ainda mais custos. Profissionais com mais de 50 anos são mais estáveis e concentrados, pois não estão buscando o “próximo emprego” e, assim, focam a energia no cargo em que ocupam.

Desta forma, a produtividade aumenta, pois existe uma rotatividade menor e uma valorização do cargo e da oportunidade confiada. Estas pessoas são mais realistas em relação às suas expectativas, o que eleva o nível de compromisso. Além disso, tem mais maturidade para lidar com os estresses e desafios do ambiente corporativo.

Estabilidade emocional

Depois dos 50 anos, os profissionais são mais estáveis emocionalmente e gostam de trabalhar por uma questão de propósito, nem sempre será apenas pela sobrevivência. Eles têm mais estabilidade na vida pessoal, o que gera menos preocupação e, por isso, ficam mais assíduos e centrados.

São indivíduos que sabem lidar bem com as outras pessoas, não são impulsivos e conseguem repassar a sua experiência para os outros integrantes da equipe. O trabalhador mais maduro pode repassar e aprender novos conhecimentos.

Comunicam-se com excelência

Por causa da experiência, os profissionais maduros conseguem se comunicar e se expressar de uma forma melhor, pois eles têm competências comunicacionais bem desenvolvidas. Isso pode fazer a diferença para a área de vendas, serviços, entre outras atividades que exigem atendimento direto com o público.

Desta forma, estes colaboradores conseguem fechar vendas, alavancar novos negócios para a organização, captar clientes, negociar com os fornecedores e ainda se tornarem bons líderes dentro da companhia por causa da sua bagagem e conhecimento.

Empresas que contratam pessoas mais maduras tendem a ganhar vantagens competitivas e, aos poucos, o mercado de trabalho está mudando e abrindo novas oportunidades para este público na carreira, pois uma pessoa mais madura vai proporcionar mais benefícios para a companhia.

Viu as vantagens de contratar um profissional com mais de 50 anos? Qual a sua opinião? Considera que também vale a pena contratar profissionais maduros para a organização? Deixe o seu comentário!

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Bárbara de Almeida
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Biomédica na área de publicidade! rs... Trabalho com produção de conteúdo desde 2012 em vários nichos: empreendedorismo, notícias, cursos, saúde, e muito mais. Adoro escrever, criar e me reinventar por meio das palavras!

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