Crie, analise e atualize o seu negócio com o Canvas

No presente artigo vamos falar sobre uma ação que tem sido muito útil e auxiliou a empresa X a definir suas metas e o planejamento para o ano de 2017 de modo prático, visual e objetivo através do uso da ferramenta Canvas.

A empresa X é um restaurante da cidade de Blumenau (SC), atua no segmento de alimentação buffet e delivery e está no mercado há mais de 20 anos.

O tema inovação, apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, ainda continua sendo associado de maneira equivocada a uma capacidade exclusiva de grandes marcas. Dessa forma, muitas empresas de pequeno porte deixam de usar técnicas acessíveis que podem trazer resultados importantes.

No Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do SEBRAE é possível acompanhar uma série de empresas que estão sendo apresentadas à inovação pela primeira vez.

A empresa X possui a sua gestão pautada na tentativa e erro, tendo como fonte exclusiva a sua experiência, que é muito importante, mas ocorre de modo informal no que diz respeito a controles, indicadores, metas e planejamento em longo prazo.

Dessa forma buscamos uma ação que pudesse auxiliar com estas necessidades e encontramos o Canvas, que permite um trabalho em conjunto, agente local de inovação, gestores e colaboradores, contribuindo com esse mix de conhecimentos e experiências.

Para realizar a ação utilizamos as referências do Guia Visual para a construção do seu Modelo de Negócios Canvas do site do SEBRAE Nacional.

O modelo Canvas do SEBRAE é um quadro dividido em nove blocos, cada área faz o empresário refletir sobre como está realizando as suas atividades, como pode se diferenciar, como reduzir custos e como obter receitas.

Seguindo as instruções começamos com a combinação da Proposta de valor do negócio com o segmento de clientes e definimos para quem o restaurante serve. Logo após, descrevemos as fontes de receita e os recursos principais analisando se estes atendem a proposta de valor – descrevendo as atividades e parcerias principais. A quarta etapa é anotar tudo o que será necessário de investimento. E a quinta etapa é a validação das hipóteses levantadas. O modelo deverá ser ajustado até que esteja consistente.

Após a confecção do Canvas da empresa X muitos pontos positivos e negativos foram levantados e com eles uma chuva de ideias para serem colocadas em prática.

Os principais resultados foram: o cadastro de clientes, bem como o cartão fidelidade. O calendário de promoções para os dias da semana com menos movimento. O calendário de ações diferenciadas com base nas datas comemorativas. O investimento de divulgação nas redes sociais promovendo maior interação com os clientes e o fortalecimento da marca. E o cronograma de reuniões com a equipe para falar sobre inovação e as ações que serão executadas ao longo do ano.

Talvez o principal resultado desta ação seja o despertar do empresário em relação ao próprio negócio, é sentir nele um fôlego novo, a vontade de olhar para a sua empresa e perceber nela infinitas possibilidades que antes passavam despercebidas.

O empresário que entende que o tempo dedicado ao planejamento e a inovação é investimento e não perda de tempo, faz as coisas acontecerem. Aperfeiçoa o que é bom, faz o que ninguém faz, se destaca no mercado, alcança os melhores resultados e, principalmente, se sente realizado em saber que faz o seu melhor.

Como diz a frase clichê, porém verdadeira: Os resultados virão na mesma proporção do seu esforço!

Emanuelle Baptista
Emanuelle Baptista Seguir