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De olho no cliente!

De olho no cliente!

A comercialização de produtos alimentícios é sempre considerada um bom negócio, ainda mais no Brasil, pois além de possuir uma grande população, cada vez mais as pessoas procuram por alimentos que facilitem o seu consumo, caso do pastelzinho. O pastel é um alimento simples, barato, gostoso e popular. Quente, sequinho, crocante e cheio de recheio, conquistou de vez a preferência nacional.

Porém, deve-se considerar a alta concorrência neste meio e, por isso, inovar torna-se essencial para a empresa avançar seus negócios, reinventar os processos internos e identificar oportunidades de ganhar mais.


A empresa

A Planeta Pastel atua no mercado de lanchonetes há pelo menos vinte anos e está localizada em um shopping na cidade de Balneário Camboriú. Com o passar dos anos a empresa acabou não investindo em grandes mudanças e inovações mantendo-se apenas dos clientes que frequentavam o shopping. Não haviam ações para atrair os mesmos.

Visto que Balneário Camboriú é uma cidade turística e que também foi afetada pela crise nacional com uma significativa redução no consumo e na quantidade de turistas, a empresária viu como oportunidade ao aderir ao Programa ALI o investimento em inovações para aumentar o seu faturamento.


Dimensões trabalhadas

Os clientes buscam uma comunicação mais ágil, fácil e direta em seus relacionamentos com as empresas, as quais precisam entender suas necessidades para monitorar essas transações, portanto, definiu-se que as dimensões que seriam trabalhadas inicialmente seriam: rede e relacionamento.

A dimensão rede aumenta a visibilidade da empresa através das mídias sociais, gerando um aumento significativo de clientes e vendas. Nesta dimensão, foi criado o perfil no Instagram, a inclusão no Google Meu Negócio e a reativação da página no Facebook.

A dimensão relacionamento refere-se à “Experiência do Cliente”, leva em conta tudo o que o consumidor vê, ouve, sente ou experimenta. Pensando nisso, criou-se uma promoção de “combos” de produtos e foram trocadas algumas placas da fachada para melhoria da visibilidade e aparência. Através das redes sociais atualizadas, foi realizada a divulgação desta ação. Como resultado, a promoção trouxe um aumento de 25% no faturamento e uma grande quantidade não mensurada de novos clientes.

Foram trabalhados, ainda, aspectos relacionados ao desempenho da gestão como: estratégias e pessoas. Definiram-se as regras da empresa para melhorar o clima organizacional e a missão e visão de futuro melhorando o planejamento estratégico.

Para o ciclo 1, definiram-se estratégias ligadas a oferta e agregação de valor. Observando a tendência de alimentos saudáveis, foi criado um cardápio vegano com oito novos sabores. Ainda não foi realizada a análise dos resultados quantitativos, porém observa-se grande aceitação pelos clientes.


Projetos futuros

As próximas ações estabelecidas referem-se às reformas na fachada e à criação de um cartão fidelidade objetivando criar “laços” com os clientes atuais.

Levando em conta que a prática constante do olhar para a inovação e que a consciência da importância de inovar traz grandes vantagens competitivas em relação a outros empreendimentos do setor, a empresária mantém-se motivada a continuar com as mudanças e encontra-se muito satisfeita com os resultados já alcançados.

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