Fabio Hideki Ono Gerente - Sebrae
[editar artigo] 2016/05/27 12:46:08 +0000 | 2 minutos de leitura

Decepcionado com suas vendas? Pode ter sido a falta do bom e velho plano de negócios...

Decepcionado com suas vendas? Pode ter sido a falta do bom e velho plano de negócios...

Em mais uma das minhas conversas com empresários de estabelecimentos que visito ou frequento, perguntei sobre o desempenho das vendas. A loja era nova e o empresário havia mudado de atividade, mas utilizando o mesmo ponto. Ele investiu seus preciosos recursos e reformou o local, convertendo um restaurante em uma loja para venda de produtos naturais.

A expressão e o tom de voz dele não eram animadores. As vendas diárias eram insatisfatórias...

Questionei o quão abaixo do esperado estavam as vendas e para minha surpresa, não havia sido feita uma previsão sólida e tampouco um plano de negócios. Pois é... O bom e velho plano de negócios continua sendo um valioso instrumento de planejamento!

Um plano de negócios benfeito auxilia o empreendedor a antever e restringir possíveis erros, antes de cometê-los no mercado. Ao elaborar um plano de negócios o empreendedor diminui suas incertezas e o risco de que seu investimento não dê o lucro esperado. Não raras vezes são empregadas as economias da família no negócio.

O plano de negócios deve conter uma análise de mercado, um plano de marketing, o plano de operação e o planejamento financeiro.

Interessado em mais informações? Então...

Publicações Recomendadas

login modal