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Desafiando os limites e acreditando no seu produto

Desafiando os limites e acreditando no seu produto

 

As empresas em geral entram no mercado colocando em jogo todas as suas economias, apostando na sua ideia, e acreditando que irá passar pelas pedras da vida sem cair. Este post é dedicado a todos aqueles que acreditam em si mesmos, acreditam no seu trabalho e no seu produto e querem inovar na sua empresa.

A Container Suplementos e Produtos Naturais, iniciou os seus trabalhos em um container de aproximadamente 17 metros quadrados, onde havia prateleiras de cada lado da loja e nos fundos um mini banheiro e local para tomar água. A empresa ficou por 03 anos trabalhando e vendendo suplementos e produtos naturais, sempre instigando ideias na sua empresa, e com objetivos maiores dos que obtinham a cada mês.

Juntamente com seus sócios Camila, Daniel e Rafael, a empresária Aline Pacheco acreditou e investiu no aumento e reforma da sua loja de suplementos e produtos naturais.

Sua empresa fornecia seus produtos para uma quantidade bacana de clientes e visionava aumentar seu tamanho para poder ampliar suas vendas. Seu maior dilema era o risco, o risco de ampliar seu mercado, o risco de gastar o dobro com mercadoria, o risco de contratar novos funcionários, enfim, o risco foi superado.

 

O trabalho e a dedicação

A Container antes de arriscar, colocou seu nome no mercado, aumentou seu gasto com marketing, melhorou sua divulgação e, acima de tudo, teve sempre à frente o seu cliente.

O que eu sempre digo para todos os empresários, é a atitude que a Container tomou e tem hoje na frente de qualquer prioridade: a dedicação e cuidado com seus clientes.  Primeiramente, os empresários estão sempre envolvidos em todos os trabalhos dirigidos na empresa, seja no atendimento, no caixa, ou indo no banco pagar as contas, tudo que se inicia e se termina está passando pelos seus sócios.

São 8, 10 ou mais horas de dedicação diária, em finais de semana, com planejamento e ideias, para melhorar sempre seu trabalho para seus clientes, cada detalhe é valorizado, como, por exemplo, a empresa anota todos os tipos de pedidos de produtos que os clientes querem adquirir pela empresa e sempre repassam um retorno se o mesmo poderá ser trazido para consumo e seu prazo.

 

O Marketing é fundamental

Além de atender cada cliente com exclusividade, inovar é uma forma de ter sempre eles por perto. A Container Suplementos e Produtos Naturais ao abrir sua empresa em nova sede – localizada hoje no encontro das avenidas Bayer Filho e Hercílio Luz, mais especificamente no pátio do Posto do Chiquinho, na região central de Tijucas – trouxe, juntamente com nova cara da empresa, um cartão fidelidade para seus clientes antigos e para aderir os atuais.

Seu cartão fidelidade trouxe bastantes benefícios para a empresa e, em pouco tempo, cerca de 02 meses todos os seus clientes já estavam no último cartão fornecido com descontos na loja.

O cartão tem 5 fases variando de 5, 6, 7, 8, 9 e 10% de desconto, aquele que atingisse o 10% permanece, sempre recebendo um desconto além dos 10% após completar um número x de compras.

Seu marketing também teve continuidade em todas as mídias digitais e com outdoor e rádio em sua região. Mas o que se pode ver é o grande trabalho que é desenvolvido para trazer todo esse material para o consumidor, que pode apreciar e comprar com segurança e comodidade.

 

Superando seus limites

Após 01 ano de sede nova – sua reinauguração foi no dia 07 de maio de 2016 –, a Container dobrou de tamanho, mas também quadruplicou suas vendas e, consequentemente, seus lucros.

Seus empresários sempre aproveitam a oportunidade que o mercado lhe traz. E ao ver que a empresa está deslanchando, abriram uma loja modelo da Container em Porto Belo no dia 01 de janeiro de 2017, a ideia deu tão certo que, em seguida no dia 13 de abril de 2017, a empresa inaugurou sua segunda loja dentro do supermercado Hiper Koch, na cidade de Tijucas.

Ambas as lojas são menores, contudo, a ideia é desenvolver um trabalho para deixar todas as lojas com o mesmo padrão de produtos, e com 03 modelos exclusivos para parcerias de filiais.

 

A marca própria de pães

Mais uma ideia que teve sucesso e tem tudo a ver com o consumismo atual, foi pegar um produto que a empresa já fornecia sem lactose, sem glúten, e melhorar o mesmo, deixando ele mais natural, mais gostoso, sem soja, e outros condimentos, para todo o tipo de pessoa que tenha restrição alimentar possa consumir o mesmo.

 

A empresa vendia cerca de 250 pães de uma marca terceirizada, ao trazer sua marca própria de pães caseiros e mais naturais a empresa vende hoje cerca de 500 pães mensais, divulga 100% a mais sua marca, teve uma redução na compra do produto de 5%, por estar aderindo a compra com 100% a mais do que o normal. Ou seja, um total sucesso no mercado.

O Impacto do seu trajeto até hoje

O impacto alterou várias dimensões da empresa, como marketing, clientes, ofertas, presença, rede, mas a que mais me chamou a atenção – tendo em vista que poucas empresas conseguem alterar – é a dimensão Ambiência Inovadora, pois a empresa radicalizou no período de 01 ano toda sua estrutura.

Fonte: Resultado de pesquisa (2017).

Além de aumentar sua sede, a empresa trouxe mais 02 empresas no mercado. E não parou por aí, está trabalhando para documentar todos os seus processos internos para poder futuramente ser uma empresa com requisitos para ter franquias. Esse é seu objetivo até o final de 2017, abrir mais 02 lojas até o final do ano já é certeiro!

Seu caso e dedicação é de extremo aprendizado e inspiração para tratar as demais empresas aderidas pelo programa ALI.

Além de motivar as empresas, o ALI que acompanha pode aprender que quando se tem a chave do negócio nas mãos, é você quem comanda até onde ele pode chegar, tudo depende do grau de dedicação e vontade que você vai despender no seu negócio.

Não deixe para depois o que se pode criar hoje! Pesquise seu mercado, descubra o grau de necessidade que o seu produto tem hoje para o consumidor e saia fora da casinha! Para ter a sua empresa crescendo e se desenvolvendo, trazendo melhorias para sua comunidade e aumento de faturamento para a sua empresa, vale a pena arriscar!

 

Clube Sebrae
Déborac Izidio
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Agente de Inovação - SEBRAE/CNPq

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