[ editar artigo]

Descanso e gestão. Todo mundo precisa de férias, você também!

Descanso e gestão. Todo mundo precisa de férias, você também!

Tirar ou não tirar férias? Esse é, por vezes, o dilema mais frequente na vida de quem possui um negócio próprio. Para boa parte dos empreendedores ter de se ausentar da empresa não é uma tarefa fácil. Mesmo tendo em mente que o seu empreendimento vai ficar em boas mãos. Contudo, pisar um pouco no freio e reservar alguns dias voltados apenas para o lazer é de total importância para que você possa conservar um corpo e mente saudáveis - atitude que será benéfica inclusive para a sua empresa.

Após o descanso, com as baterias recarregadas, o empreendedor adquire muito mais disposição, foco e criatividade para liderar e pôr em prática os seus projetos, além de manter seus colaboradores sempre motivados. Algo que vai refletir significativamente no aumento da sua produtividade para que você consiga assegurar uma rotina empresarial bem-sucedida.

Acredite, a empresa vai sobreviver na sua ausência!

É preciso ter em mente que se entregar a longos períodos de trabalho sem nenhuma pausa para folgas, somando a isso um estilo de vida desregrado - dormir pouco, se alimentar mal, viver sob efeito constante do nervosismo e ansiedade - é uma combinação bastante perigosa. Se dedicar a esse tipo de rotina, a longo prazo, pode gerar grandes problemas de saúde como a depressão, arritmia cardíaca, insônia, gastrite, entre outras doenças que vão, obrigatoriamente, fazer você desacelerar.

Também é recomendado, mesmo em meio à correria cotidiana, reservar - nem que sejam poucos minutos do dia - um tempo para curtir momentos em família e não deixar de lado o cultivo regular das amizades. Esses hábitos aumentam a circulação da serotonina pelo corpo, proporcionando um grande relaxamento e sensação de felicidade. Tais atitudes também ajudam a reduzir o estresse gerado pelas pressões do ambiente empresarial.

Acompanhe abaixo algumas dicas preciosas de como é possível sair de férias, contudo, sem prejudicar a lucratividade e faturamento do seu negócio:

Aprenda a delegar funções importantes

Para conseguir se distanciar da empresa sem sofrimento e ainda usufruir dos seus merecidos dias de folga, é necessário antes que você aprenda a delegar. Principalmente as funções que ficam sob a sua estrita demanda. O ideal é treinar um ou mais funcionários que se destaquem dentre os demais em relação à facilidade de aprendizado, confiança, atributos motivacionais e de liderança. Pessoas que poderão conduzir o seu empreendimento - sempre de acordo com as suas designações anteriores - e liderar a equipe de maneira eficaz enquanto você estiver fora.

Se a sua empresa é pequena e não dispõe de colaboradores, mas possui sócio, procure deixar o seu parceiro de negócios sempre a par de todos os processos envolvidos na empresa, bem como as funções que lhe competem. Isso vai evitar que você não acabe sobrecarregado e, assim, se veja quase sem possibilidade de tirar férias. Desse modo, o seu microempreendimento não corre risco de ser prejudicado por uma gestão ineficiente e você poderá, enfim, aproveitar os seus momentos de lazer com mais tranquilidade.

Se você não tem colaboradores nem sócio pode, de repente, contar com a ajuda de alguém da família ou de algum amigo em quem confia. Até mesmo, programar uma ausência temporária.

Fracione suas férias

Para o empresário que acha ser realmente inviável permanecer 30 dias inteiros longe da sua gestão, uma boa alternativa é fracionar as férias. Essa prática tem sido a solução praticada por diversas pessoas que não conseguem passar muito tempo sem contato direto com o seu empreendimento. Usando esse método, é possível separar no mês cinco dias ou uma semana de descanso em meses alternados durante o ano. Com isso, você ganha mais segurança para tirar suas férias e o benefício de sair do comando efetivo da sua empresa por períodos reduzidos.

Treine funcionários com poder de decisão

Estimule a sua equipe corporativa a pensar sempre que eles são a empresa e o que acontecer com ela - tanto para o sucesso como para o declínio - é responsabilidade de todos. Tendo esse lema em mente, procure não monopolizar as funções e dê espaço para que os seus funcionários demonstrem maior iniciativa e independência na hora de resolver as demandas e problemas que surgirem. Assim, o empreendedor cria uma corporação bem mais engajada, confiante, autônoma e, sobretudo, preparada para dar conta de levar a empresa adiante, da melhor forma possível, em todas as situações em que dono não estiver presente.

Não planeje férias com o dinheiro da empresa

Se você tem esse hábito, é melhor rever essa prática! Nunca use o aporte financeiro da empresa para bancar suas despesas, especialmente as férias. Mantenha sempre separados o seu lucro pessoal - conhecido como pró-labore - da rentabilidade do seu negócio. Os lucros líquidos obtidos pelo empreendimento devem ser alocados apenas para o crescimento dele próprio, pagamento dos funcionários e custeio de todas as despesas organizacionais que forem necessárias.

Escolha a época certa para descansar

Os dias longe da sua empresa serão bem mais sossegados e reparadores se você souber que o mês em que você estará ausente costuma ser de maior tranquilidade - sem tantos afazeres e solicitações para o seu empreendimento. Sendo assim, opte por entrar de férias intencionalmente durante as temporadas que não possuem tanta representatividade de lucro para o seu negócio.

Organize sua rotina antes de sair de férias

O ideal é que todo empreendedor que planeja se ausentar por algum período, por mínimo que seja, faça uma organização detalhada na sua rotina antes disso. Inclua no seu planejamento todas as demandas e projetos urgentes que precisam ser concluídos e comece a colocá-los em prática com antecedência. Evite procrastinar e deixar para finalizar tudo poucas semanas antes da data das férias. Criar esse costume sempre que você pensar em reservar os seus dias longe da empresa pouparão um tempo enorme. Igualmente, menos estresse e agitação na hora de entregar os trabalhos que estão em andamento até o instante da sua saída.

Já está pensando em fazer as malas? Agora que você já sabe como sair de férias sem comprometer a produtividade do seu empreendimento, não se esqueça de comentar aqui o que achou do post e qual dessas estratégias está pensando pôr em prática aí na sua empresa! Para conhecer mais sobre o universo do empreendedorismo e receber dicas de como se tornar um empreededor de sucesso e alavancar a sua carreira, confira todas as postagens diárias aqui do Clube Sebrae.

Clube Sebrae
Malanny Serêjo Seguir

Formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Experiência com assessoria de imprensa e produção de conteúdo para web.

Ler matéria completa
Indicados para você