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Dicas incríveis para aumentar as vendas no fim do ano

Dicas incríveis para aumentar as vendas no fim do ano

O Natal e o Ano Novo são épocas excelentes para alavancar as vendas de fim de ano e faturar mais! O pagamento do 13º salário aumenta de forma significativa a demanda para o comércio varejista e para prestadores de serviços.

Para aproveitar as oportunidades que aparecem nesse período, as empresas devem iniciar o planejamento meses antes do fim de ano, isso para que haja tempo para a produção e distribuição de mercadorias.

Com organização e planejamento todos são capazes de sair ganhando no final dessa história: lojistas e consumidores.

E nós sabemos bem sobre a importância de estar programado para essa época do ano, exatamente por isso, separamos 5 dicas incríveis para ajudar você a aumentar as suas vendas nesse fim de ano. Confira!

1- Planejamento

A primeira dica para se dar bem nas vendas de fim de ano é o planejamento. As vendas acontecem na velocidade da luz - de última hora as pessoas resolvem ir às compras, dar presentes e você, como um bom empreendedor, precisa estar preparado para recebê-las.

Por isso, tenha um plano de ação muito antes das datas comemorativas de fim de ano se iniciarem. Dessa forma, você consegue se antecipar sobre cada passo que for dar e, também, estará prevenido em relação aos imprevistos que sempre aparecem na correria de vendas nesse período.

Faça um planejamento antecipado sobre os dias e horários que a loja irá abrir, estoque, produtos em promoção, aumento de preço, atendimento ao cliente e assim por diante. Com todos esses pontos alinhados a loja estará pronta para receber os consumidores.

2- Estoque

A nossa segunda dica refere-se ao estoque. Este é um ponto muito importante, pois poderá ser o grande diferencial ou um problema para a sua marca.

Se você trabalha com a venda de produtos físicos, dê atenção especial ao estoque dos produtos que possuem maior saída. No fim do ano, certamente, a demanda deles será ainda mais alta e caso você não tenha esses produtos em estoque perderá uma porcentagem grande de vendas.

Em contrapartida, tenha cuidado para não comprar um estoque grande demais, pois você poderá ter prejuízo caso determinado produto não tenha saída e aí terá que fazer um saldão para vendê-los.

Por isso, a melhor forma de planejar o estoque para as vendas no período das festas é analisar os meses que antecedem e como ocorreram as vendas em outras datas importantes, como na Black Friday, por exemplo. Com isso você já consegue ter uma boa base e calcular a necessidade de produtos para as vendas de Natal e Ano Novo.

3- Atendimento

O aumento significativo das vendas vem acompanhado de uma grande demanda de atendimento também, pois quanto maior o número de pessoas que se interessam por seus produtos e/ou serviços, maior é a probabilidade de que essa pessoa precise de ajuda ou de alguma informação.

Por isso, no fim de ano, prepare a sua equipe de vendas para atender às necessidades dos clientes e também para prestar um atendimento rápido e eficiente. Se achar necessário, contrate funcionários temporários para prestar auxílio a sua equipe durante o período de fim de ano.

Como os estabelecimentos estarão mais cheios, redobre a atenção e evite deixar os clientes esperando. A demora pode fazer com que eles desistam do produto/serviço e procurem pelo seu concorrente.

Aproveite também os meses que antecedem as festas para oferecer treinamento à equipe de vendas, trabalhe técnicas de motivação e ofereça bonificações. Lembre-se que essa época do ano também é bastante cansativa para os seus funcionários, então tente proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso e vantajoso para eles.

Com isso, você estará motivando-os e ainda garantirá um atendimento excelente aos seus clientes, aumentando as chances de conversão e, consequentemente, as vendas.

4- Promoções e condições de pagamento

O que mais converte e gera vendas no fim de ano são as promoções, vantagens na hora da compra e condições de pagamento facilitadas.

Por isso, ofereça descontos na compra do segundo item, brindes personalizados e qualquer outra ação que motive a compra, pode ser até mesmo sorteios de produtos.

A facilidade na hora do pagamento também é um fator capaz de atrair os consumidores e incentivar a compra. Qualquer dificuldade exacerbada para conseguir comprar ou contratar um serviço pode se tornar motivo de desistência.

Por isso, tente oferecer parcelamento no cartão de crédito, cartão da loja, carnês e outras condições facilitadoras na hora da compra.

5- Publicidade

Períodos como o fim e início de ano são ideais para investir pesado em publicidade. Conforme dissemos, nessa época as pessoas estão mais dispostas a realizar compras e presentear pessoas queridas, logo, estão abertas a gastar mais dinheiro que o habitual.

A publicidade ajuda você a mostrar ao consumidor que você pode fornecer o que ele procura, com um bom atendimento, preço justo e a melhor qualidade do mercado.

Logo, as pessoas precisam saber o que você está vendendo, qual o seu nicho de atuação, qual o seu diferencial no segmento e o que de melhor você tem a oferecer, caso contrário, você será apenas mais um no mercado.

Por isso, faça um planejamento estratégico de publicidade e invista em anúncios do Google Adwords, no Facebook Ads ou em outras plataformas que você sabe que convertem bem para o seu público-alvo.

Essas ações ajudarão você a dar um up nas vendas de fim de ano e conseguir aumentar o seu faturamento durante o período.

Lembre-se que no fim de ano há muitas opções de serviços e produtos para as pessoas, portanto, você deve deixar claro qual é o seu diferencial e quais as vantagens de comprar com você. Nessa época, os consumidores ficam confusos com tantas opções no mercado, nesse momento, se você souber se destacar diante de outros concorrentes do segmento poderá ser o escolhido.

Para finalizar as nossas dicas o fator mais importante que você deve priorizar sempre é a qualidade. Tanto referente à qualidade do produto ou serviço prestado quanto ao atendimento, infraestrutura e assim por diante. Tudo o que você se propor a fazer pelos clientes se comprometa sempre em fazer com qualidade, com certeza esse é o maior conversor de vendas.

Com essas dicas incríveis com certeza você conseguirá aumentar as vendas do seu negócio no fim de ano e lucrar muito mais!

Aproveite a leitura e comente no post a sua opinião sobre o assunto ou dê algumas dicas que você saiba que são infalíveis para aumentar as vendas no fim de ano!

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