Dicas para as fotos de sua loja virtual
[editar artigo]

Dicas para as fotos de sua loja virtual

Para abrir um e-commerce ou loja virtual e vender qualquer tipo de produto, uma das primeiras coisas que se deve pensar com cuidado são as fotos. Boas fotos de um produto tem o poder de alavancar suas vendas, e essas fotos não precisam necessariamente feitas com um profissional e equipamentos de última geração. Fotos extremamente produzidas custam caro, demandam tempo e podem até fazer com que o cliente perca o foco do produto.

A experiência de compra em um e-commerce deve ser descomplicada, o cliente apenas precisa escolher o produto, a cor, o tamanho e estar a poucos cliques de comprá-lo. Muitas fotos em uma produção inusitada podem fazer com que o cliente disperse, por isso, direcione o esforço de fazer fotos bem produzidas para o institucional de seu site. As fotos de produto podem ser simples e bem-feitas, se prestarmos atenção a alguns detalhes importantes.

O fundo

Não se preocupe em construir um fundo diferente e trabalhado para as fotos dos produtos de sua loja virtual. O fundo, quanto mais imperceptível, melhor, pois assim o produto fica sempre em primeiro plano. É recomendável utilizar fundos com cores neutras, como branco, bege ou cinza. Cuide para que o tom do fundo seja sempre o mesmo, para que quando as fotos fiquem lado a lado em seu site, não exista diferenças notáveis que podem trazer um certo desconforto para quem acessa o e-commerce. Um fundo adequado para fotos de produtos pode ser conquistado com a técnica do fundo infinito, ou curva infinita. Também é possível produzir um mini estúdio de fotografia utilizando materiais simples como caixa de papelão, papel ou tecido e luminárias.

Se decidir fazer as fotos em um ambiente sem fundo infinito ou sem um mini estúdio, certifique-se que o local onde as fotos serão feitas está limpo, arrumado e que não exista pessoas, animais ou outros elementos indesejados no fundo, tirando o foco do produto.

A luz

As variações de iluminação também podem causar variações nas fotos que não são agradáveis ao cliente. Por isso, tente sempre manter o padrão na iluminação das fotos de seu e-commerce. Sempre que possível, prefira fotografar na luz natural, que ajuda a manter a cor do produto mais fiel a realidade. Se for fotografar com luz artificial, é importante que haja pelo menos duas fontes de luz, para que não se formem sombras indesejadas nas fotos.

Detalhes e proporções

Fotos de diferentes ângulos e em plano fechado para mostrar detalhes do produto dão a sensação ao cliente de que ele está conhecendo o produto como se estivesse vendo com suas próprias mãos. Desta forma, decepções com o produto comprado por e-commerce são minimizadas. Utilizar um modelo humano pode ser interessante, principalmente para dar uma real noção da proporção do produto. No entanto, cuidado para que o modelo não chame mais atenção do que o produto em si.

Foco, resolução e estabilidade

O uso de um tripé é importante para a estabilidade da foto, para que esteja sem tremidos. O foco também é essencial para que o produto esteja com seus detalhes nítidos. A resolução das fotos deve ser sempre alta, dando a possibilidade para o cliente visualizar melhor os detalhes dos produtos.

Seguindo esses passos, as fotos irão ter uma melhor qualidade, fazendo com que seu e-commerce tenha um visual mais atraente ao cliente. É sucesso de vendas na certa!

Juliana Soares
Juliana Soares Seguir

Gestão Site - SebraeMS

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você