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Dicas para você que prometeu empreender!
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Dicas para você que prometeu empreender!

Nesse início de ano milhões de pessoas prometeram mudar de vida e abrir um negócio próprio. Se você faz parte dessa turma essas dicas são pra você.

Antes de começar veja 3 pontos de atenção que muitos empreendedores desconsideram quando estão começando.

1º – A maioria das empresas que hoje são consolidadas e valem muitos milhares ou até milhões, foram construídas aos poucos, ao longo de vários anos, a base de muito esforço, trabalho e sacrifícios. Sucesso meteórico é exceção e não a regra do jogo.

2º Abrir um negócio significa correr riscos e acredite eles são muitos, não existe fórmula mágica e nem 100% de garantia. Então se você não gosta de adrenalina correndo na veia é melhor repensar sobre escolher o caminho empreendedor.

3º Para que os negócios prosperem, no início você vai trabalhar mais do que trabalha hoje, vai ganhar menos e vai ficar sem férias por um bom período.

Talvez por conta dessas e de outras dificuldades aqueles que se mantiveram firmes nessa empreitada, ostentam com muito orgulho a história de como alcançaram o sucesso.

 

Se você decidiu empreender essas dicas podem te ajudar a iniciar essa jornada.

 

Para começar escolha uma ideia

Você pode optar por um segmento em que tem experiência e afinidade ou escolher um segmento que tem mais clientes dispostos a comprar. As chances de sucesso aumentam se for possível unir os 2 no seu negócio.

Mas, se não for possível reflita no seguinte: todos os negócios precisam vender algo, essa é a razão de existir das empresas que visam lucro: vender! Todas as outras ações são consequências para dar suporte as vendas.

Vejo muitas pessoas serem incentivadas pela família, por amigos e conhecidos bem intencionados a abrirem negócios com base na técnica que elas dominam muito bem. Por exemplo: “Dona Maria, você deveria abrir uma casa de bolos, são deliciosos.”

Há muitos negócios que começaram pela habilidade de seus proprietários e hoje são muito lucrativos. Só pergunte-se primeiro: Há clientes dispostos a comprar bolos? Se sim. Ótimo, #partiuassarbolos. Tem dúvidas? Comece aos poucos. Teste sua ideia.

E pra você que ainda não tem ideia de que negócio abrir, dê uma olhada a sua volta, converse muito, com amigos, conhecidos com outros empresários, analise o que as pessoas querem/precisam comprar e não está sendo vendido.

 

Teste sua ideia

Depois de escolher a ideia é hora de testá-la. Hoje em dia mais prático do que fazer um plano de negócios de 30 páginas, em especial para conhecer o potencial do mercado, é iniciar um protótipo da ideia.

Lembre-se nessa fase o ideal é investir o mínimo possível para descobrir ao máximo o quanto o negócio é viável.

Por exemplo: antes da d. Maria montar uma loja, ela pode fazer alguns bolos e vender, para saber na prática:

As pessoas compram bolos? De que tipo? Simples? Recheados? Com que frequência? Como escolhem onde comprar? Quanto elas pagam? Esse preço é suficiente para cobrir os custos da produção e sobrar lucro?

Nesses primeiros contatos com clientes de verdade peça sugestões, escute atentamente o que eles precisam/querem e vá adaptando à ideia para eles.

Talvez a empresa já esteja toda construída na sua mente, mas se você for inflexível ela pode continuar apenas nos seus sonhos. E cá pra nós antes uma empresa real com clientes e lucro, do que uma imaginária que fica na mente, ou pior ainda que quebra e te deixa no prejuízo. Por isso, mantenha a mente e os ouvidos bem abertos.

 

Coloque tudo no papel

Descrever seu negócio no papel após testar sua ideia, vai te ajudar a traçar o caminho que será percorrido para transformá-lo em uma empresa sustentável e lucrativa.

Minha sugestão é seguir 2 roteiros, já bem conhecidos dos empreendedores:

1º Faça o Canvas.

O Business Model Canvas é um quadro onde você ‘desenha’ sua ideia – o que será ofertado? para quem? como vai conseguir tirar a ideia do papel? quais serão as despesas? quais serão as fontes de receita? E assim por diante.

2º Agora sim! Plano de Negócios.

Chegou o momento de calcular a viabilidade financeira da empresa. Quanto será necessário de investimento? Quanto custarão as despesas mensais? Quanto é necessário de capital de giro? Qual a estimativa de lucro com base na demanda dos clientes? Quanto tempo levará para recuperar o capital investido? Qual será a meta de vendas?

Lembre-se sempre do gato risonho de Alice no país das Maravilhas: “Se você não sabe para onde, ir qualquer caminho serve.”

O Plano de negócios é como um mapa, ele não garante que você chegará no destino, mas as chances são maiores do que sair andando por aí sem rumo e se for preciso a gente sempre pode ajustar a rota, seja pra aproveitar a paisagem, fazer um retorno ou definir outro destino. ;)

 

E aí? Vamos abrir essa empresa?

 

Formalize a empresa

Para que o negócio esteja de acordo com nossas leis é importante que seja formalizado o CNPJ da empresa.

Sempre recomendo que busque o auxílio de um contador para te auxiliar nessa etapa, porque além da obrigatoriedade legal – caso a empresa não seja MEI – existem vários formulários a serem preenchidos na Junta Comercial, na Receita Federal, na Prefeitura, no Estado, no INSS, etc.; e nossa legislação varia de acordo com a atividade que será exercida, além das exigências específicas de cada município e estado.

Como empresário fique atento para ter certeza de que todas as obrigações fiscais da sua empresa estão sendo atendidas, para isso procure se informar o máximo que puder sobre o assunto.

Só não se esqueça que o negócio principal da empresa é vender o que você definiu lá na primeira etapa, por isso cerque-se de bons profissionais para te ajudar e esses nem sempre são os mais baratos.                                                                                                                                          

Continue a aprender

Com o passar do tempo é natural que você se acomode como empresário e as decisões ficarão mais fáceis.

Mas, jamais deixe de aprender, sobre seu negócio, sobre gestão, sobre como administrar melhor a empresa, jamais pare de ouvir os clientes e de estar disposto a mudar para melhor, mesmo que os negócios pareçam ir muito bem obrigado.

Com o tempo e a dedicação você também terá uma bela história para contar sobre como sua empresa começou e o quanto ela te ajudou a crescer como profissional e pessoa.

 

Sucesso pra você e para seus negócios.

Até a próxima.

Michele Carvalho

Michele Carvalho

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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