[ editar artigo]

Dicas para trabalhar home office

Dicas para trabalhar home office

Trabalhar home office é o desejo de muitos e uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos e entusiastas, seguindo uma tendência internacional. Aqui no Brasil, apesar do modelo de trabalho home office ter se popularizado, ainda há muito o que falar sobre ele.

Acredita-se ainda que, com a reforma trabalhista a prática possa crescer ainda mais, atraindo novos adeptos. Para pequenos empreendedores e autônomos, talvez essa seja a maneira ideal de trabalhar no momento atual do País.

No entanto, o modelo de trabalho home office demanda organização e rotina, senão, o que antes era um sonho, pode acabar virando um pesadelo. Rotina, horários, metas, prazos... Não há menos obrigações e responsabilidades que estar dentro de um ambiente de trabalho corporativo.

Mas como conciliar tudo isso fora de um escritório convencional? É o que você verá nesse artigo. Confira abaixo dicas que ajudarão a trabalhar nessa modalidade!

  • Home office é trabalho sério

O trabalho home office foi - e ainda é - visto por muitos como um modelo de trabalho incompatível com a produtividade. Essa teoria se sustenta em partes, porque assim como em uma empresa, os resultados só dependem do empenho do trabalhador. E o mesmo acontece no modelo home office.

A modalidade atraiu muitas empresas e funcionários devido à economia. Diante da crise que o País enfrentou e tenta se restabelecer, ter funcionários trabalhando em casa significa poupar gastos com a manutenção de um espaço físico para os colaboradores, luz, água, telefone, internet e outros custos.

Para os funcionários, a oportunidade também significa gastar menos gasolina, eliminar horas no trânsito e no transporte público, sem falar no ganho de qualidade de vida e flexibilidade na rotina.

Para aqueles que resolveram empreender ou trabalhar como autônomos, a prática também é muito vantajosa. Eliminando gastos com aluguel de espaço físico, contas e mais, o modelo pode ser ideal para quem está iniciando um negócio e está com a grana curta.

Mesmo com todos esses benefícios, o tema ainda é cercado por preconceito e resistência. Isso porque ainda existe aquela ideia conservadora de que é necessário vestir terno e gravata e ir para o escritório toda manhã e só retornar a noite, para ser um profissional digno e sério.

Quem realiza esse tipo de trabalho infelizmente ainda é visto com desconfiança por chefes, amigos e familiares. Às vezes para o próprio profissional é difícil se livrar da “culpa” de trabalhar em casa. Muitos sentem que estão fazendo algo de errado. Mas isso é natural nos primeiros meses ou anos de trabalho, com o tempo, rotina e resultados você entende que trabalho home office também é trabalho sério.

  • Organização

Entre as nossas dicas de trabalho home office uma das mais importantes é a organização. No seu home office procure organizar suas tarefas e atividades, papéis, documentos importantes, material de escritórios e outros.

Assim como em um escritório organizacional, procure guardar os documentos em pastas ou caixas e tenha sempre canetas e blocos de anotações próximos a você.

Uma sugestão é ter uma agenda. Ela pode ajudá-lo a organizar as tarefas do dia, não perder os prazos e também não esquecer eventos importantes, como reuniões ou ligações.

  • Rotina

Embora trabalhar em casa signifique flexibilidade de horários, não significa que você deve exercer a atividade a hora que quiser ou, ainda, a hora que der. No começo é natural que você se enrole, mas depois de algumas semanas já dá para se organizar melhor.

Você deve acordar em um horário que consiga suprir as horas de trabalho diárias. E, caso você tenha algum compromisso no meio do dia, reponha as horas perdidas à noite ou em outro momento. O importante é não deixar o trabalho acumular porque você teve que se ausentar por algumas horas.

Por isso, antecipadamente, procure planejar o seu próximo dia. Utilize a agenda, despertador ou bloco de notas para isso. Dessa forma, você conseguirá se organizar para trabalhar e, também, para comparecer aos compromissos.

  • Local de trabalho

Quem trabalha em casa sabe que é difícil encontrar um pouquinho de paz e silêncio para conseguir trabalhar. O ideal é que você tenha um local especifico para trabalhar, como um cantinho com mesa, computador e tudo o que você precisa ou, até mesmo, um cômodo com uma porta fechada onde você possa montar o seu próprio escritório.

Quando estiver ali, tenha consciência de que é o seu momento de trabalho, por isso, é importante que as pessoas da casa não o interrompam e que você se desconecte do celular e redes sociais. Uma dica importante é usar o computador somente para as atividades laborais, deixando as páginas de notícias e redes sociais para o momento da pausa, pois isso pode desconcentrá-lo.

Opte, também, por móveis de escritório ergonômicos. Assim como na empresa, você passará muitas horas sentado em frente ao computador, por isso, é necessário que esteja confortável. Evite trabalhar em locais que possam prejudicar a sua postura e coluna, como sentado no sofá ou na cama, por exemplo.

  • Trajes

Quando se trata de conforto, não há dúvidas de que o ambiente doméstico é muito mais confortável que o escritório da empresa, não é mesmo? Mas isso não significa autorização para um relaxamento exagerado. Passar o dia de pijama, por exemplo, será nocivo a sua produtividade.

É claro que você não precisa trabalhar de terno e gravata, mas é importante estar vestido com um traje minimamente sério. Isso é bom para o bem do seu psicológico, você precisará entender que realmente está trabalhando e as suas roupas devem refletir isso.

Dessa maneira, você também estará preparado caso precise comparecer a uma reunião no meio do dia ou, até mesmo, encontrar-se com um cliente.

  • Alimentação

Outro ponto que gera impacto na sua produtividade de home office é a alimentação. Em casa há muitas alternativas para o almoço, inclusive, você mesmo pode cozinhar. Procure planejar o seu cardápio da semana e deixe tudo organizado na noite anterior.

Opte por alimentações que não demandem muito trabalho e tempo, mas que também sejam saudáveis. Não é ideal pedir comida na rua todos os dias somente para economizar tempo. Fazer as refeições em casa garante alimentação saudável e econômica.

Não se esqueça de estabelecer horários para almoço e jantar, pausas para lanches, água ou café. Assim como na empresa, não dá para trabalhar horas seguidas com fome ou sede, isso com certeza afetará a sua produtividade.

  • Família

Uma das maiores dificuldades do home office é contar com a compreensão dos moradores da casa. Por isso, é muito importante explicar para os familiares que a sua presença na casa não significa disponibilidade total.

É preciso haver um acordo, portanto, explique aos demais que você está trabalhando e se comprometa a ajudar ou dar atenção a eles assim que puder. Para quem tem filhos, será mais difícil convencer a criança de que você não pode sair ou brincar naquele momento, nesse caso estabeleça regras e trate a situação como um jogo, será mais fácil para a criança entender.

Não se desespere se a rotina demorar para ser compreendida. Com o tempo, as pessoas se acostumarão com o seu modo e horário de trabalho.

Se você conseguir se organizar e tiver responsabilidade com o trabalho home office, ele será a melhor atividade. No início você enfrentará algumas dificuldades e desafios que são naturais, afinal, você está encarando uma modalidade de trabalho nunca antes vivida. Mas com certeza nossas dicas o ajudarão a encarar esse desafio.

Conforme citado, por vezes, você poderá sentir que está fazendo algo errado ou que não está trabalhando “de verdade”, especialmente quando os demais também não entendem muito bem o seu tipo de trabalho. Mas não desanime, tudo é questão de adaptação, com o tempo você verá que home office é trabalho sério assim como qualquer outro.

Gostou dessas dicas para trabalhar home office? Aproveite a leitura e comente no post, oferecendo outras dicas e experiências que você vivenciou no trabalho home office.

Clube Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você