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Dicas práticas de gestão e marketing para papelarias

Dicas práticas de gestão e marketing para papelarias

A última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, em janeiro de 2017, as vendas no segmento de livros, jornais, revistas e papelarias caíram 1,9% com relação ao mês anterior.

Pense comigo: se em janeiro, período em que geralmente as pessoas compram materiais para a volta às aulas, as vendas desse setor estão baixas, alguma coisa está muito errada, concorda?

É claro que a crise econômica pela qual o país vem passando, a alta dos juros e dos impostos de importação, são fatores que contribuem para essa queda no consumo. No entanto, não dá para ficar parado esperando que as dificuldades passem.

É aquela velha história: na crise, há quem chora, e há quem vende lenços. De que lado você quer estar?

Por isso, é fundamental que os empresários do setor de papelaria entendam que é preciso criar ações mais efetivas para atrair os clientes para a loja e também para conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores por meio de um atendimento e serviços alinhados às suas necessidades.

Não sabe como fazer isso? As dicas de Débora de Paula Rodrigues, consultora do Sebrae-SP, podem ajudá-lo a enfrentar esse momento difícil da economia gerando resultados mais positivos para o seu negócio. Confira:

Cuide muito bem da vitrine e da fachada da loja

Débora ressalta que a falta de cuidado com a entrada da loja é um erro muito comum entre empresário do setor de papelaria. Ela frisa que as principais falhas nesse sentido são:

· Não fazer a manutenção da fachada da loja;

· Não cuidar da calçada em frente à loja;

· Não organizar a vitrine, apenas colocar produtos sem nenhum cuidado;

· Acumular produtos demais na vitrine;

· Não limpar a vitrine.

Ela alerta o resultado desse descuido é que a papelaria passa despercebida e não chama a atenção dos clientes, o que faz com que o negócio perca vários potenciais compradores. “Precisamos lembrar que, mesmo sendo uma papelaria, é possível usar a criatividade, inovar, colocar expositores móveis, colocar produtos diferenciados, tematizar sua vitrine e, assim, apresentar uma novidade para o seu cliente”, recomenda.

Cuidar da ambientação da loja é fundamental

A consultora conta que uma das principais queixas dos empresários do setor de papelaria é não conseguir fazer com que o cliente passe mais tempo na loja. Você também enfrenta essa dificuldade? Se sim, pare para pensar: o que você está realmente fazendo de diferente para que o seu cliente fique na loja e aumente o seu ticket médio?

Débora explica que cuidar da ambientação é essencia. Ela alerta que é preciso cuidar da infraestrutura oferecida ao cliente e cita algumas questões importantes nesse sentido:

· Cuide da iluminação da loja;

· Cuide da temperatura do ambiente;

· Coloque uma música adequada;

· Tenha espaço para os filhos dos clientes brincarem;

· Tenha cadeiras para os clientes e seus acompanhantes esperarem confortavelmente.

Esses detalhes fazem toda a diferença para proporcionar uma experiência agradável em sua papelaria e fazer o cliente ter vontade de frequentar e ficar mais tempo em seu estabelecimento. “Hoje em dia, todo mundo está na correria. Eu preciso estar num local que ofereça conforto. E é isso que os clientes buscam”, frisa.

Inovação é importante, mas é preciso que ela esteja alinhada ao seu público

Inovar é fundamental para conseguir se destacar no mercado. No entanto, apenas seguir tendências e inovar sem fazer o devido planejamento pode não gerar os resultados esperados.

Débora ressalta a importância de conhecer muito bem o perfil do público antes de adotar e oferecer algo inovador na papelaria. “Eu posso colocar um café na papelaria, produtos de impressão, de encadernação e até mesmo uma impressora 3D, mas eu tenho que estar atento para ver se o consumidor na minha região vai consumir esses serviços. Fazer uma pesquisa de mercado e escutar o cliente é essencial”, indica.

Entrevistamos Débora na Feira do Empreendedor 2017. Veja o vídeo abaixo e confira mais dicas da especialista sobre como destacar sua papelaria no mercado:

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João Guilherme Brotto
João Guilherme Brotto Seguir

Sou um jornalista curioso que descobriu que viajar é uma valiosa fonte de boas histórias. Aqui no Sebrae, meu objetivo é contar histórias inspiradoras sobre empreendedorismo, marketing, vendas, inovação e tendências a partir do que vejo pelo mundo.

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