Dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado
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Dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado

Você sabe como fazer uma pesquisa de mercado para abrir uma empresa ou para inserir um determinado produto ou serviço?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para investigar melhor a região ou o segmento que uma empresa pretende atuar, também é utilizada para lançamentos de produtos ou avaliação de satisfação de serviços prestados. Esse processo objetiva melhorar as ações de marketing e pode ser feita por companhias de todos os portes e segmentos. À seguir, conheça algumas dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado para o seu negócio.

Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo

Uma pesquisa de mercado bem projetada pode ajudar o gestor de uma empresa na tomada de decisões, com os dados obtidos é possível analisar o cenário para nortear os próximos passos da companhia. Confira as dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado:

1º Passo - Definição do objetivo da pesquisa e do público alvo

Primeiramente, é muito importante que a empresa tenha o mente o porquê está realizando a pesquisa de mercado, é preciso ter esse objetivo bem claro e saber onde quer chegar com os resultados e quais as decisões que podem ser tomadas a partir dos dados coletados.

Para dar sequência, é necessário ter foco no público alvo, não adianta ter todo esse trabalho para consultar pessoas que não se interessam pelo seu segmento.

Talvez, essa seja a etapa mais difícil, pois o objetivo é entender como a empresa, produto ou serviço será recebido no mercado. Para isso, também podem ser consultados os clientes que a empresa já possui.

2º Passo - Faça uma pesquisa de mercado objetiva

A partir de agora, é necessário elaborar perguntas para o público alvo, elas devem ser curtas e focadas para que as pessoas não desistam de responder, já que o objetivo é coletar o máximo de informações possíveis.

Um passo importante é sempre testar internamente as perguntas antes de serem lançadas, nessa etapa é possível analisar possíveis dificuldades de entendimento e também se todas as questões importantes para a empresa estão sendo abordadas no questionário.

3º Passo - Aplique a pesquisa de mercado

É importante saber o dia e a hora para realizar uma pesquisa de mercado, já existem estudos que comprovam que a maior taxa de audiência é nas segundas, sextas e domingos. Dependendo do público alvo  não se deve enviar em finais e início do mês devido a carga maior de compromissos dos profissionais nas empresas, pois eles podem deixar de se dedicar a outros assuntos.

A pesquisa de mercado pode ser feita através de emails, convites eletrônicos, disponibilizar no site da empresa, Google Forms dentro do Google Docs ( coleta os dados e vincula em uma planilha do Google) enfim, são diversas ferramentas tecnológicas que podem ser aproveitadas.

Algumas empresas encaminham para os clientes após o fechamento de negócio ou até mesmo uma aplicação mais direta como nas ruas, telefone, entre outros.

Conclusão

Definir o objetivo e o público alvo

Fazer uma pesquisa de mercado objetiva

Aplicar a pesquisa de mercado

Avaliar os dados

A análise dos dados da pesquisa de mercado deve ser feita de forma minuciosa e pode ajudar a empresa a tomar as decisões mais vantajosas focadas em estratégias de marketing para aumentar as vendas.

Caso os gestores prefiram, existem empresas especializadas que elaboram  todo o projeto para medição de opinião pública com o objetivo de avaliar os serviços ou identificar novas oportunidades de crescimento da companhia.

Engana-se quem acredita que pesquisa de mercado é coisa de empresa grande. Hoje em dia, existem ferramentas e oportunidades diversas que possibilitam que pequenas empresas MEI tenham acesso à estratégias para alavancar vendas.

 

 

Clube Sebrae
Alexandre Campos Seguir

Professor de Marketing

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