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Dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado

Dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado

Você sabe como fazer uma pesquisa de mercado para abrir uma empresa ou para inserir um determinado produto ou serviço?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para investigar melhor a região ou o segmento que uma empresa pretende atuar, também é utilizada para lançamentos de produtos ou avaliação de satisfação de serviços prestados. Esse processo objetiva melhorar as ações de marketing e pode ser feita por companhias de todos os portes e segmentos. À seguir, conheça algumas dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado para o seu negócio.

Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo

Uma pesquisa de mercado bem projetada pode ajudar o gestor de uma empresa na tomada de decisões, com os dados obtidos é possível analisar o cenário para nortear os próximos passos da companhia. Confira as dicas simples para realizar uma pesquisa de mercado:

1º Passo - Definição do objetivo da pesquisa e do público alvo

Primeiramente, é muito importante que a empresa tenha o mente o porquê está realizando a pesquisa de mercado, é preciso ter esse objetivo bem claro e saber onde quer chegar com os resultados e quais as decisões que podem ser tomadas a partir dos dados coletados.

Para dar sequência, é necessário ter foco no público alvo, não adianta ter todo esse trabalho para consultar pessoas que não se interessam pelo seu segmento.

Talvez, essa seja a etapa mais difícil, pois o objetivo é entender como a empresa, produto ou serviço será recebido no mercado. Para isso, também podem ser consultados os clientes que a empresa já possui.

2º Passo - Faça uma pesquisa de mercado objetiva

A partir de agora, é necessário elaborar perguntas para o público alvo, elas devem ser curtas e focadas para que as pessoas não desistam de responder, já que o objetivo é coletar o máximo de informações possíveis.

Um passo importante é sempre testar internamente as perguntas antes de serem lançadas, nessa etapa é possível analisar possíveis dificuldades de entendimento e também se todas as questões importantes para a empresa estão sendo abordadas no questionário.

3º Passo - Aplique a pesquisa de mercado

É importante saber o dia e a hora para realizar uma pesquisa de mercado, já existem estudos que comprovam que a maior taxa de audiência é nas segundas, sextas e domingos. Dependendo do público alvo  não se deve enviar em finais e início do mês devido a carga maior de compromissos dos profissionais nas empresas, pois eles podem deixar de se dedicar a outros assuntos.

A pesquisa de mercado pode ser feita através de emails, convites eletrônicos, disponibilizar no site da empresa, Google Forms dentro do Google Docs ( coleta os dados e vincula em uma planilha do Google) enfim, são diversas ferramentas tecnológicas que podem ser aproveitadas.

Algumas empresas encaminham para os clientes após o fechamento de negócio ou até mesmo uma aplicação mais direta como nas ruas, telefone, entre outros.

Conclusão

Definir o objetivo e o público alvo

Fazer uma pesquisa de mercado objetiva

Aplicar a pesquisa de mercado

Avaliar os dados

A análise dos dados da pesquisa de mercado deve ser feita de forma minuciosa e pode ajudar a empresa a tomar as decisões mais vantajosas focadas em estratégias de marketing para aumentar as vendas.

Caso os gestores prefiram, existem empresas especializadas que elaboram  todo o projeto para medição de opinião pública com o objetivo de avaliar os serviços ou identificar novas oportunidades de crescimento da companhia.

Engana-se quem acredita que pesquisa de mercado é coisa de empresa grande. Hoje em dia, existem ferramentas e oportunidades diversas que possibilitam que pequenas empresas MEI tenham acesso à estratégias para alavancar vendas.

 

 

Clube Sebrae
Alexandre Campos Seguir

Professor de Marketing

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