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Dificuldades nas vendas? Saiba como a internet pode ajuda-lo a enfrentar este problema

Você já deve ter ouvido a velha frase “preciso de um site cartão de visitas”. Pois é, a internet já vive sua terceira geração e ainda tem gente que reduz as possibilidades de desenvolver um negócio online a um cartão de visitas virtual.

Toda pequena empresa necessita criar um sistema de vendas que permita alcançar resultados com menor custo possível. E é exatamente neste ponto que a internet deve atuar.

Já abordei esse tema no meu último artigo “Por que toda empresa deveria usar um sistema de CRM para ajudar nas vendas?”, em que explico um pouco melhor sobre os benefícios conquistados pelas empresas ao trabalharem dentro de um processo mais produtivo de geração de negócios com ajuda da tecnologia.

Neste artigo, pretendo explorar a internet de maneira mais ampla, e de que maneira ela pode atuar como uma aliada às estratégias para aumento de negócios de uma pequena empresa.

Inbound Marketing e o funil de vendas

A grande função do marketing é atrair pessoas interessadas naquilo que sua empresa oferece. A questão é: qual a quantidade e qualidade dos contatos que seu marketing tem atraído? É muito comum ouvir de gestores que o site da empresa possui muitas visitas mas não gera vendas, ou que a quantidade de visitas é baixa e nunca um formulário de contato foi preenchido e enviado por qualquer visitante. Em situações como essas é necessário entender de que modo seu marketing deve atuar na busca por novos visitantes e como transformar esses visitantes do site, ou da rede social, em contatos em potenciais para os vendedores da empresa.

É como um funil, em que o resultados são conquistados e melhorados a partir de cada etapa. O nome dado para este modelo de estratégia é Inbound Marketing. Vou explicar um pouco melhor como cada canal pode favorecer sua empresa na internet, seguindo o modelo do funil, proposto no Inbound Marketing

Google para negócios

O google pode ajudar sua empresa de duas formas: através da busca orgânica, em que não se paga para aparecer, e o próprio google avalia a relevância do conteúdo que ele apresenta em seus resultados. E na busca paga, onde se cria anúncios pagos para gerar mais acessos aos sites. Este trabalho é realizado através do Google Adwords. As duas formas são importantes maneiras de alavancar as visitas de um site e atrair tráfego qualificado. Sendo o pago uma forma mais rápida para geração de tráfego, e o formato orgânico uma maneira mais lenta, porém, com maior qualidade de tráfego. O mais importante é não esquecer que o conteúdo e as palavras utilizadas em ambas as estratégias serão o ponto chave para atrair o público que realmente interessa. Seja nos anúncios ou nos conteúdos do site, o conteúdo será sempre o fator chave para o progresso da empresa no Google.

Facebook ads e conteúdo relevante

Lembre-se, o facebook é um gerador de oportunidades, por isso, não espere que a ferramenta venda para você.

Ao contrário do que muita gente pensa, facebook não é moda passageira, e ele pode sim gerar boas oportunidades de negócios, principalmente através da união entre bom conteúdo e anúncios pagos.

Faça publicações relevantes em sua página optando por fotos ou vídeos, pois esses formatos tendem a gerar mais impacto. A partir daí, impulsione essas postagens cuidando da segmentação. O segredo do sucesso nos anúncios está nas segmentações. Informações como localização e interesses são fundamentais para aumentar o resultado.

Outra dica bastante valiosa é trabalhar com a ferramenta de público personalizado. Ela permite inserir uma lista de e-mails de contatos qualificados e os anúncios aparecerão para os proprietários destes endereços. Se deseja saber mais sobre Facebook como ferramenta de negócios, aproveite para ler meu artigo "Com gerar oportunidades de negócios através do Facebook", aqui mesmo no clube do empreendedor.

Faça vídeos vendedores

Faça vídeos. Disponibilize vídeos no youtube, instagram e facebook. Explique sobre os produtos que sua empresa vende, ou ensine as pessoas sobre como resolver problemas que você sabe a solução. Através de vídeos você ajuda o público, melhora a visibilidade daquilo que oferece ao mercado e aumenta a reputação sua e de sua empresa.

As pessoas amam ver vídeos na internet. Tá esperando o que para começar? Junte os vendedores e os marketeiros da empresa. Reunia a turma que entende do produto e mãos a obra.

Website que gere conversões

Site cartão de visitas está fora de cogitação. Um bom site que se preze precisa gerar conversões. Espalhe formulários pelo seu site, integre-os nas páginas dos produtos e serviços. Divulgue os dados de contato, principalmente o whatsapp e o chat online se tiver. Um visitante, ao entrar no site, precisa ir além das páginas que estão online. Por isso a importância de gerar formulários de conversões, pois estes serão o canal direto do visitante com sua empresa. Depois ficará fácil medir quais formulários estarão gerando mais contatos e assim ir otimizando ao longo do tempo.

Tecnologia para reduzir o tempo e os custos em vendas

Vendas requer análise e acompanhamento. Só dessa forma uma empresa consegue crescer sem comprometer a qualidade de atendimento. Pense como seria se sua empresa conseguisse aumentar em 1000% o número de contatos gerados ao mês. Em 3 meses sua equipe já não daria mais conta e você teria que investir alto para contratar mais profissionais num curto espaço de tempo.

A internet permite volume, mas esse volume pode representar também um desperdício de tempo e dinheiro se a empresa não souber como lidar.

Por isso a importância de utilizar sistemas de automação de marketing e CRM. Esse tipo de tecnologia deve ajudar os vendedores de sua empresa a automatizar os processos de atendimentos, permitindo o que chamamos de nutrição de leads, e focar o atendimento em contatos que realmente estão preparados para comprar. Assim, a empresa garante volume de contatos gerados a partir de todas as ações de marketing, ninguém fica sem uma resposta e a energia da equipe estará voltada aos contatos que realmente importam.

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre sistemas de Inbound Marketing, que ajudam a automatizar os processos de geração e nutrição de contatos, recomendo dois:

Rd Station : http://www.rdstation.com.br/

Hubspot: http://www.hubspot.com/

Para sistemas de CRM, confira uma lista que indiquei no artigo que escrevi sobre o tema, clicando aqui.

Conclusão: a internet é um elo entre as necessidades do cliente e as soluções que sua empresa oferece

Internet é um campo rico para quem precisa vender produtos e serviços. Seja por um sistema de e-commerce ou um site institucional, o mais importante para uma pequena empresa é criar estratégias que busquem atender as necessidades do público alvo tendo como base o conteúdo e a informação.

Atração, conversão, relacionamento e vendas são as etapas do funil que precisam ser analisadas e aperfeiçoadas de tempos em tempos, junto com suas equipes de marketing e vendas. Caso não tenha equipes e seja você mesmo o responsável por fazer tudo isso, não se preocupe, a tecnologia, como você já deve ter entendido lendo esse artigo, também será sua aliada caso tenha uma jornada solitária.

Gostou? Mande suas dúvidas pelos comentários aqui do artigo e vamos conversar.

Sucesso sempre!

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