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4 dicas básicas para você começar a usar o Facebook e Instagram à favor do seu negócio!

4 dicas básicas para você começar a usar o Facebook e Instagram à favor do seu negócio!

As redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, fazem parte da nossa vida de uma maneira muito intensa. Compartilhamos momentos, conversamos com todo mundo (literalmente, todo o mundo), nos informamos, expressamos opiniões, nos divertimos e até trabalhamos nas redes sociais.

O Facebook é a maior delas e já conta com mais de 1,6 bilhão de usuários, o que equivale a 22% da população mundial. Só no Brasil, são 89 milhões de perfis ativos. Já o Instagram, teve uma surpreendente expansão, e, atualmente, soma mais de 350 milhões de usuários.

Você precisa estar onde seu público está, e claramente, independente de qual seja o seu público, ele está nas redes sociais. Mas é preciso saber trabalhar de forma a otimizar seus esforços e fazer com que sua comunicação, de fato, consiga impactar potenciais clientes.

Algumas dicas são fundamentais para aproveitar as diversas oportunidades desse mundo totalmente conectado. Confira!

Segmente seu público

A principal vantagem do marketing digital, principalmente nas redes sociais, é a ampla possibilidade de segmentação.

Tanto no Facebook, quanto no Instagram, é possível patrocinar posts que serão direcionados exatamente para seu público potencial. Ter em mente qual é seu público te ajuda a montar e definir a página, a persona, e a maneira de interação.

Ou seja, você tem a certeza de que investimento feito atingirá exatamente o público que pode se interessar pelo seu conteúdo, evitando que a mensagem seja vista por pessoas que não se encaixam no perfil do seu público.

Fale a linguagem do cliente

Em geral, para criar uma relação de proximidade com as pessoas, a linguagem utilizada nas redes sociais é mais informal. Mas é preciso ter cuidado, pois várias empresas acabam se confundindo e perdem a posição de profissionalismo.

Aqui, mais uma vez, a segmentação é importante. Cada perfil de cliente, dependendo do tom da campanha, pede uma linguagem diferente. Lembre que, mesmo buscando proximidade, alguns clientes preferem ser tratados como clientes, enquanto outros tendem a tratar a marca como um amigo mesmo. Analise o posicionamento da sua empresa e o comportamento do seu público.

No Facebook, o recomendado é não fazer posts com mais de 5 linhas. As pessoas usam o Facebook para se informar e a escrita é importante, então, muito cuidado com erros. Postagens com links devem ser privilegiadas e é fundamental que o conteúdo cause identificação e seja considerado relevante, para que haja compartilhamento.

Já no Instagram, o texto é secundário, pois ele é predominantemente visual. Sendo assim, requer um texto muito direto, em média duas linhas, e uma imagem que cause impacto. Usar hashtags é uma forma de incluir seu post em um espaço com outros sobre o mesmo assunto e e pode ser uma estratégia bacana. Dependendo da companha, criar uma específica para o momento pode ser uma boa ideia.

Use e abuse de imagens

A imagem é essencial nas duas redes sociais, pois é o primeiro impacto que o público terá com sua mensagem.

No Facebook, escolha sempre com atenção. É interessante que a imagem remeta ao produto ou serviço sempre, mesmo que sutilmente. Uma imagem postada junto a um link deve ter relação direta com o assunto.

No Instagram, a imagem é crucial. Afinal, essa é, como já dito, uma rede social totalmente visual. Vale lembrar que não existe compartilhamento direto nessa rede (existem apps para repost, mas são exceção). O público precisa ser conquistado instantaneamente. Vídeos curtos, desde que relevantes, podem funcionar.

Mantenha uma periodicidade de postagens

Não existe regra específica quanto a periodicidade de posts. É preciso prestar atenção no segmento de público para se definir a quantidade de posts.

Em ambas as redes, o alcance orgânico é por critério de relevância. No Facebook, em média de 1% a 5% dos curtidores da página terão o conteúdo disposto em sua linha do tempo. Se, entre este público, houver interação (curtidas, comentários e compartilhamentos), o rating do algoritmo aumentará a visibilidade. Daí a importância do impulsionamento, investindo um valor, mesmo que mínimo, é possível aumentar muito o alcance da publicação e garantir que seu público tenha acesso a ela.

No Instagram, a ordem do conteúdo é por relevância, mas eles garantem que todo o conteúdo é exibido. Portanto, a interação também é importante para que o post tenha relevância e ganhe destaque.

Aplicando essas dicas, você já pode trabalhar com o Facebook e Instagram a favor da sua empresa. :)

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Thaís Verdério
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Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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