[editar artigo]

Dizem que meu negócio pode virar uma Franquia, quero montar uma Rede, como faço?

Quantas pessoas já fizeram as seguintes perguntas para você: Esse teu negócio é franquia? Por que você não faz uma franquia disso? Que tal você me vender uma franquia dessa loja?

Caso isso tenha acontecido várias vezes, talvez seja a hora de criar coragem e verificar a possibilidade de tornar seu negócio "uma Rede de Franquias", ou seja ser franqueador!

Muitos empresários acabam perdendo essa grande oportunidade por acharem que esse processo é complicado e muito caro. Contudo, existem caminhos que podem facilitar a viabilidade dessa oportunidade:

1) Análise de Franqueabilidade: antes de iniciar a formatação de sua franquia, tenha certeza que o seu negócio de fato é franqueável. A análise de franqueabilidade serve para verificar se o seu modelo é replicável, se o franqueado potencial terá chance de ganhar dinheiro e ainda remunerar o seu negócio.

2) Registre a sua marca: se em algum momento você quer expandir, é fundamental ter sua marca registrada. Esta é a garantia que o franqueado terá de que pode utiliza-la sem medo de sofrer qualquer tipo de notificação. Existem empresas especializadas nesse assunto, mas você pode entrar em contato direto com o INPI (Instituto Nacional de Marcas e Patentes)

3) Faça uma autoavaliação: quando se decide expandir um negócio por meio de uma rede de franquias, o atual dono terá uma mudança na sua atuação, ele deixará de ser apenas o dono de um estabelecimento para ser um Franqueador! Essa mudança faz com que algumas habilidades, conhecimentos e comprometimentos sejam esperados por parte do empreendedor. Reflita se você está disposto a não apenas vender produtos e serviços mas oferecer suporte e conhecimento a outros empreendedores em outras localidades. Nesse casos, paciência é fundamental!

4) Contrate um Especialista: a formatação de uma rede de franquias possui uma série de detalhes. É como uma obra. É possível ser feita sem o apoio de especialistas, mas como consequência, acaba demorando mais (as vezes nem sai do papel) e quando acaba, algumas imperfeições podem comprometer toda a estrutura. Em várias consultorias que realizei no apoio a formatação de franquias vários erros foram evitamos antes do lançamento, o que evitou inúmeros prejuízos  e retrabalhos. Cada vez mais existem especialistas no assunto disponíveis para esse trabalho.

TAGS
Leandro Krug
Leandro Krug Seguir

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você