Sua empresa utiliza e-mail marketing? Conheça as vantagens!
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Sua empresa utiliza e-mail marketing? Conheça as vantagens!

O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser muito positiva, dependendo do seu negócio, seus objetivos de marketing e da maneira com que você coloca ele em prática. Apesar de dividir opiniões, o fato é que, como todas as outras mídias, o e-mail marketing tem seus prós e contras e deve ser pensado com cautela.

Quer saber mais sobre o e-mail marketing e descobrir se ele será eficiente para seu negócio? Acompanhe esse texto! ;)

1 -O que é um e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é que uma mensagem enviada pelas empresas cujo conteúdo é pensado para conquistar a atenção de seu público, fortalecendo a imagem da marca na memória do consumidor e podendo resultar em vendas.

2 - Mas eu não gosto de receber, porque vou enviar?

Receber uma infinidade de mensagens vindas de empresas que você não conhece, sobre assuntos que você não tem interesse e com uma  frequência invasiva realmente não é nada agradável.

Mas não é esse o objetivo do e-mail marketing mesmo. Ao contrário das mensagens de spam, que são indesejadas, o e-mail marketing busca oferecer informações relevantes para pessoas que se dispuseram a receber o conteúdo e têm interesse no seu negócio.

Por isso, é importante ficar muito atento aos detalhes! Afinal, não queremos construir uma imagem negativa, não é mesmo?

3 - Tenha uma lista qualificada

O primeiro passo, sem dúvidas, é estipular um público alvo bem claro e objetivo. A compra de listas de e-mails era uma prática comum até pouco tempo, mas de nada adianta atingir pessoas que não se encaixam com o perfil do seu público! Então se você tinha essa ideia na cabeça, repense. Você pode, inclusive, ter problemas legais quanto a isso.

Construir uma lista qualificada de e-mails pode levar um pouco de tempo, mas a eficácia da estratégia será imensamente maior.

Disponibilize uma espécie de formulário de satisfação para seus clientes na loja, assim você pode conseguir o e-mail deles. Ou até mesmo pergunte a cada primeira compra dos clientes se ele autoriza que você envie eventuais mensagens que sejam de seu interesse. Tenha o seu endereço de e-mail visível nas suas redes sociais e site, dessa forma, quem tiver interesse pode entrar em contato e você já aproveita e inclui o novo endereço na sua lista.

4 - Segmente seu público

Depois que você conseguir reunir um bom número de e-mails, precisa pensar se todas essas pessoas se interessam pelo mesmo tipo de conteúdo. Dependendo do seu negócio, você pode atender diversos públicos, e como consequência, precisa trabalhar focado em cada um dos perfis diferentes.

Tente agrupar os e-mails de acordo com o produto que o cliente já adquiriu, idade, sexo, localização, interesse, enfim, qualquer característica que possibilite direcionar um conteúdo de qualidade e personalizado.

5 - Utilize um bom disparador

Você precisará de uma plataforma chamada “disparador”, que fará o envio dos e-mails para você.

É bastante simples de usar! Basta cadastrar os seus contatos e montar o conteúdo. Depois é só disparar, ou programar o disparo para um horário que considere maior a chance do seu público abrir a mensagem.

Selecionamos algumas opções de disparadores disponíveis no mercado, entre gratuitos e pagos:

Mailchimp – Ferramenta gratuita para até 2.000 contatos.

Sendgrid – Funciona com um esquema de créditos que você pode usar para fazer os disparos. O plano mensal determina o número de contatos, o valor é a partir de U$9,95 ao mês.

Dinamize – Permite a realização de um teste grátis antes de fechar o plano. Os valores iniciam em R$29,90 mensais.

6 - Fique atento ao conteúdo

É o conteúdo que vai manter a atenção do público! Então assegure-se de que ele seja atrativo.

E o assunto do e-mail é o início desse conteúdo. Utilize títulos atraentes e objetivos, com uma média de 5 a 8 palavras e evite expressões como clique aqui, emailmkt, crédito, grátis, curso, promoção, $, elas costumam ser fiscalizadas pelos programas anti-spam (confira outras). Procure também evitar pontuações e palavras inteiras em caixa alta.

Outro detalhe importante: não utilize o e-mail marketing apenas para divulgação de promoções. Ofereça dicas, curiosidades e informações que sejam do agrado do seu consumidor. Faça com que ele queira receber uma próxima mensagem sua e que, quando você anunciar uma promoção, ele já tenha sua simpatia.

7 - Condense a mensagem

Procure resumir todas as informações desejadas e escrevê-las de forma rápida e fácil de compreender.

Monte a mensagem, leia em voz alta, e, se sentir que está faltando informação, vá encaixando aos poucos, cuidando para que o texto não fique muito longo mas ao mesmo tempo fique completo.

8 - Frequência no envio

Se imagine no lugar do cliente, você gostaria de receber mensagens de empresas todos os dias? Mesmo que sejam conteúdos úteis, o ideal é ir com calma, sem ser chato.

Não existe uma frequência ideal, cada público reage de uma maneira. Analise seu cliente, converse com ele, faça testes e descubra o que funciona melhor para você.

9 - Nenhuma ferramenta isolada faz milagres

O e-mail marketing pode agregar muito valor à comunicação da sua marca, mas ele, sozinho, não é a solução de todos os problemas.

Procure trabalhar sempre em conjunto. Um site bem posicionado no Google, funcional, redes sociais movimentadas, anúncios bem programados, um bom atendimento no ponto de venda, qualidade no produto/serviço... São diversos os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor, procure oferecer o melhor e os clientes vão dar valor ;)

Precisa de ajuda para trabalhar com o marketing digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Podemos te ajudar :)

Estamos nas 3 maiores cidades do Paraná, confira:

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789

Thaís Verdério
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Marketing - Elefante Verde PR

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