Empresas usam compartilhamento para decisões de negócios

Empresas usam compartilhamento para decisões de negócios. Você sabia deste movimento? Ele está tão evidente que eu fiz um vídeo falando sobre isso aqui para o Clube Sebrae.

Assista ao vídeo:

É muito importante que você assista ao vídeo, pois nele eu explico como grandes empresas estão cada vez mais engajadas a produção de conteúdo de relevância. Hoje em dia as pessoas são seletivas e extremamente exigentes. E sua empresa não pode ficar inerte ao movimento do compartilhamento. Sabe por quê? Porque seu concorrente já está fazendo isso.

Chega a ser lição de casa. Porque enquanto você analisa dados de compartilhamento através de canais de comunicação como YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou qualquer outro canal pertencente ao seu segmento, ao mesmo tempo você pode entender como oferecer aquilo que seu cliente realmente precisa.

Ao entender o compartilhamento como banco de dados de expressão, sua empresa pode enfim apresentar um produto ou prestação de serviço que seja harmônico com as necessidades de quem consome.

E, ao contrário do que deveria ser um fato consumado no mundo dos negócios, são milhões de empresas que nascem mortas por não compreender que a necessidade está em quem consome, não em quem disponibiliza.

COMPARTILHAMENTO É IMPORTANTE PARA QUALQUER SETOR

Assim como eu falo no vídeo, a importância do compartilhamento dentro do mercado audiovisual é um fato consumado por Snapchat, Facebook, Apple, YouTube e tantas outras plataformas que estão enxergando no entretenimento uma necessidade incrível dos internautas. Se isso não fosse verdade, não haveria comunidades levantando bandeiras de comportamento diante do seriado Game of Thrones. E a série de sucessos do cinema que explora o universo Marvel? Seria realidade? Acredito que não.

O engajamento através de compartilhamento também é um elemento a ser analisado. Ele é a consequência deste movimento. Enquanto as pessoas compartilham, elas estão demonstrando o quanto estão engajadas com a informação repassada de forma espontânea. E como é incrível perceber que o engajamento não é acidente gerado por virais.

Hoje em dia, o marketing de engajamento é uma ferramenta fundamental para as empresas usarem estes elementos para análise de mercado. Pelo marketing de engajamento, podemos entender os mecanismos mais apreciados pelas pessoas e desenvolver estratégias para atender esta demanda. E é neste movimento que as empresas aqui supracitadas estão surfando. Assim, com a tecnologia disponível e as nuvens mais profundas da internet, as pessoas podem deixar seus dados para os empresários, CEOs, administradores, Headhunters, empreendedores, e tantos outros tomadores de decisões construírem visões de investimentos mais assertivas.

DECISÕES DE NEGÓCIOS SÃO NECESSÁRIAS E EMPREENDEDORAS

Ao usar o compartilhamento como recurso para suas decisões de negócios, você estará dando alguns passos se distanciando de sua concorrência e se aproximando de seus clientes. Mas se não houver uma política de produção de conteúdo, isso será irrelevante.

As empresas precisam assumir a responsabilidade de educar, informar e ser relevante para seus clientes, assim elas terão o retorno de suas ações para criarem uma base de dados suficientes a decisões assertivas. Ficar olhando o bonde passar na janela pode ser uma opção àqueles que não produzem conteúdo de relevância.

Por isso, ao ler até o final este artigo, sugiro que pense em estratégias de criação de conteúdo. Assim você poderá movimentar sua empresa na construção do compartilhamento, e efetivamente tornará sua empresa o resultado de engajamento. Caso contrário, tudo isso aqui argumentado será um passatempo inútil para você, mas para os seus concorrentes...

Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.