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Engajamento nas redes sociais: Entenda sua importância e veja 4 dicas para melhorá-lo

Engajamento nas redes sociais: Entenda sua importância e veja 4 dicas para melhorá-lo

Ninguém sabe exatamente quais são todos os fatores que influenciam na escolha do Facebook ao posicionar postagens de páginas e amigos no feed de notícias dos usuários. Mas com a experiência, vamos identificando alguns dos principais elementos que fazem com que o algoritmo mostre uma publicação para mais pessoas, e, sem dúvidas, o engajamento é um deles.

Tenha em mente que o objetivo do Facebook é proporcionar uma boa experiência ao usuário, o mesmo vale pra o Instagram. Se ele mostrasse todas as publicações de todos os seus amigos e páginas que você curte, você seria inundado por informações diversas e não conseguiria acompanhar todas elas. Por isso, ele tenta direcionar os posts de acordo com os interesses das pessoas e o comportamento delas na rede social.

Assim, quanto mais você interage com alguma página ou perfil, maior a chance de você continuar vendo esses conteúdos. Mas se você curtiu uma página, e nunca mais interagiu com ela, ou seja, não curtiu nenhuma publicação, não comentou, não marcou amigos, não enviou inbox, sequer parou para ler os posts, o Facebook vai entender que aquilo não é relevante para você e realmente você não se deparar com nada referente à página no seu feed.

A lógica é a seguinte: se esforce para fazer com que seu público interaja com a sua página e assim você será capaz de alcançar mais pessoas conforme o Facebook for adicionando relevância à sua marca.

Na prática não é tão fácil, não é mesmo? Para te ajudar separei 4 cuidados que você pode ter com sua página para aumentar o engajamento, e logo, o alcance. Confira!

1 - Conheça seu público

Não canso de dar essa dica sempre. Não tem como sua empresa produzir uma comunicação certeira sem saber para quem está comunicando. E isso não é só para as redes sociais, ou marketing digital, tudo o que sua empresa faz precisa ser pensando no público alvo.

Construa sua persona, entenda o que faz com que seu futuro cliente interaja, qual é o tipo de conteúdo que ele se interessa, quando ele está online, em qual rede social ele é mais ativo, quais são os hábitos dele, como é seu comportamento geral e de compra, quais são suas dores... Informação nunca é demais. Quanto melhor você conhecer seu cliente, mais fácil será produzir conteúdos que gerem engajamento.

2 - Reserve uma verba para investimentos

O alcance orgânico do Facebook e do Instagram, infelizmente, é bastante limitado. Isso quer dizer que muitas vezes você já entendeu bem sobre o seu público, publicou um conteúdo que é relevante pra ele, mas poucas pessoas tiverem acesso, e por isso o engajamento não foi tão bom.

Investindo um pouco de dinheiro nas publicações, não precisa ser muito não, você já consegue fazer com que seu conteúdo seja visualizado por milhares de pessoas que podem ainda não conhecer sua empresa, mas que estão dentro do perfil ideal, aumentando a chance de interação com o post, curtidas na página, mensagens privadas, etc. 

Em linhas gerais, conforme você vai investindo na página, mais pessoas vão sendo alcançadas, mais interação as publicações vão tendo e mais engajamento a página vai conquistando. Assim, com o tempo, você vai conseguir alcançar um número maior de pessoas de forma orgânica também.

3 - Socialize com seus seguidores

Parece difícil de acreditar, mas ainda tem empresa que se esforça para fazer um post legal, condizente com o público, investe para que ele alcance mais pessoas, porém quando alguém comenta ou manda alguma mensagem, ela leva dias para responder ou, pior ainda, simplesmente ignora.

Dar valor às interações é parte muito importante do processo. Alguém que interage uma vez e é ignorado tende a nunca mais interagir. Mostre que você valoriza as participações, seja sempre bastante sociável - afinal, é uma uma rede "social" - e procure responder dúvidas com a maior agilidade possível. A internet é muito dinâmica, e as coisas acontecem muito rápido, então quem fez uma pergunta na sua página agora espera uma resposta quase que imediata, caso contrário ela vai perguntar para seu concorrente.

Ative as notificações da página na sua conta, fique sempre de olho, e procure contar com mais pessoas para te auxiliar nesse atendimento. Comentários respondidos de forma eficiente e com agilidade incentivam novos comentários.

4 - Analise o que gera mais resultado

Em sua própria página, na aba "Informações", você tem dados mais detalhados sobre o alcance da página, as curtidas, o horário em que os seguidores então online com mais frequência e também o envolvimento que cada uma das publicações obteve. Procure analisar esses dados de tempo em tempo, eles vão te ajudar a identificar qual é o formato de post que têm agradado mais seu público.

É interessante variar os formatos de publicações também, tente intercalar fotos, links do seu seu blog, notícias interessantes, vídeos, gifs, etc. Assim você consegue agradar bastante gente, considerando que sempre tem quem prefira determinado formato, e pode ir acompanhando a taxa de envolvimento para ver em que vale a pena focar.

Espero que essas dicas básicas te auxiliem a ter um melhor desempenho nas redes sociais :)

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Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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