[ editar artigo]

Entenda a importância do serviço na venda do varejo

Entenda a importância do serviço na venda do varejo

Certamente alguma vez você deixou de comprar determinado item ou, até mesmo, de contratar determinado serviço pelo péssimo atendimento que recebeu. Ou o contrário, também adquiriu um item que você não tinha intenção de comprar, somente pelo bom atendimento que recebeu por parte do vendedor, não é mesmo?

Saiba que isso não é uma exclusividade sua. Essa atitude acontece diariamente com diversos brasileiros que saem às ruas para adquirir um novo produto ou obter um serviço.

Você sabia que é fundamental que a equipe de vendas receba treinamentos? E tem ideia de como a cultura de servir pode ser um diferencial competitivo entre as empresas? Neste artigo, vamos mostrar a importância do serviço na venda do varejo e como o bom atendimento pode influenciar nas vendas do negócio. Continue lendo!

Você sabe o que leva uma pessoa a adquirir um produto?

Muitas vezes não é somente o que ela vê, mas sim os benefícios que aquilo trará para a sua vida. Lembre-se que características são diferentes de benefícios.

Por exemplo, digamos que você vá comprar um pó de café no supermercado. Você não vai escolher o pó de café porque ele é mais escuro que o outro e, sim, pela qualidade do pó que irá deixar o seu café mais gostoso, certo?

A cor do pó de café é a característica, já o pó de café de qualidade que vai deixar o seu café mais gostoso, é o benefício.

Características falam sobre determinado produto, já os benefícios os vendem. De olho no mercado competitivo em que vivemos, quando você compreende essa necessidade por parte do cliente - e adota medidas que possam ajudá-lo a solucionar seu problema - há grandes chances de estar um passo à frente da concorrência.

O que é venda de serviços?

Venda de serviços nada mais é do que a forma como uma empresa ou empreendimento vai solucionar o problema do cliente e a sua necessidade, de acordo com a sua área de atuação.

Esse serviço funciona como uma maneira de estender e fortificar o relacionamento entre as lojas, por exemplo, e seus consumidores. Você pode oferecer serviços, antes mesmo do consumidor efetivar a compra, isso facilitará o processo de busca e seleção dele.

Veja alguns exemplos que você pode adotar na pré-venda:

  • Promoções de produtos;
  • Informações de compra: preços à vista e a prazo, formas de pagamento disponíveis;
  • Horário de funcionamento flexível, de acordo com a necessidade do público.

Na hora de efetivar a compra são as facilidades que fazem com que o cliente tome a decisão de comprar, como por exemplo:

  • Oferecimento de crédito;
  • Facilidade de pagamento;
  • Demonstração ou testes de produto.

Serviços oferecidos pós-compra

Esses serviços são os que ajudam o cliente a solucionar possíveis problemas que possam surgir após a compra. Eles também oferecem suporte, caso surjam dúvidas futuras. Veja:

  • Pós-venda (contato com o cliente);
  • SAC para reclamações;
  • Garantia estendida de loja ou do fabricante.

Construção do relacionamento e fidelidade

Você fornece ou pretende fornecer esse tipo de serviço no seu estabelecimento? Se a reposta for “não”, é bom que você comece a repensar essa ideia e veja a vantagem. Construir um relacionamento com o cliente pode acarretar na fidelidade, fazendo com que ele venha comprar mais vezes com você. Portanto, pense em longo prazo.

A importância de um bom atendimento e como isso pode impactar nas vendas

Uma pesquisa de rua, realizada pela agência London e o Blog da Gazin, revelou que alguns consumidores já adquiriram produtos mais caros por conta do atendimento.

Ou seja, o cliente entrou em uma loja onde o produto estava mais barato, porém nenhum vendedor foi até ele para atendê-lo. Então, ele se reportou a outra loja, onde o mesmo produto estava com o valor superior. Sabe o que aconteceu? Ele preferiu realizar a compra ali e pagar mais caro, pois foi melhor atendido pelo vendedor do que na loja anterior. Não é só o preço que faz a venda!

Mas podemos ir além. Essa pesquisa apontou também que, quando os produtos têm preços aproximados, os consumidores optam pelo local onde receberam o melhor atendimento.

E você sabia que o vendedor pode perder uma venda feita? Ainda sobre esse estudo, uma compradora informou que entrou em uma loja convicta de realizar a compra, mas acabou desistindo, por não ter sido recepcionada da forma que gostaria.

Na prática, isso implica muito nos resultados das vendas. Conforme citamos, muitos consumidores já deixaram de comprar pelo atendimento de má qualidade. Isso pode gerar perda de clientes existentes e de potenciais compradores.

Dessa forma, mirando resultados positivos, é fundamental que a cultura de servir esteja implantada dentro da sua empresa.

Quando você estimula integrantes de uma equipe a servir o outro de forma excepcional, seja em qual aspecto for, você implementa uma prática nobre de gestão de pessoas. Um bom atendimento faz com que os clientes voltem na sua loja. E mais! Que indiquem outras pessoas, gerando assim, novos clientes. Dessa forma, fidelizando o cliente pelo atendimento, a próxima compra ficará mais fácil, pois ele estará disposto a voltar!

E lembre-se, fidelizar um cliente pode ser muito mais fácil do que trazer um novo! Sabendo de tudo isso, é importante que você treine sua equipe de vendas!

Oferecer treinamentos dará base para os seus vendedores. Muitos erram por não saber qual é a maneira certa de agir.

É essencial que o seu vendedor conheça o produto que ele está vendendo. Geralmente o cliente entra na loja querendo solucionar os seus problemas. Dessa forma, se o vendedor souber sanar as dúvidas, passar as informações corretas, a chance de ter sucesso naquela venda será maior. É preciso que ele passe confiança ao consumidor.

Realizar treinamentos motiva a sua equipe. Muitos funcionários estão sujeitos à desmotivação, principalmente quem trabalha com vendas. Um colaborador motivado costuma trabalhar melhor. Portanto, estabeleça metas e agregue novos conhecimentos aos funcionários.

É importante que um dos seus objetivos no treinamento seja integrar a sua equipe e adotar práticas que promovam um bom relacionamento entre eles.

Uma equipe integrada vende muito melhor. Quando há interação entre os membros da equipe, o mesmo ocorre entre vendedor e cliente e isso facilita bastante na hora de fechar a venda.

Valorizar relacionamentos

Pudemos verificar nesse artigo como o atendimento pode influenciar nas vendas. Atender mal um cliente pode resultar na perda de outros possíveis consumidores.

O essencial é que você entenda a importância do serviço na venda e o adote na cultura da sua empresa. Fazendo isso e valorizando o seu relacionamento com o cliente e com a sua equipe, certamente você terá resultados cada vez melhores!

Gostou? Compatilhe esse texto!

Clube Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você