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Entenda de uma vez o que é Landing Page e tire proveito dela

Entenda de uma vez o que é Landing Page e tire proveito dela

Os sites são a porta de entrada para muitos negócios, sejam eles de atividade online ou física. Essas páginas virtuais abrigam informações importantes, endereços, descrição de produtos e, por vezes, atraem clientes. Os sites de sucesso trabalham com uma grande otimização de conteúdo, tanto de SEO quanto em outros quesitos.

Uma das formas de otimizar uma página é criando uma landing page que, traduzindo ao pé da letra, significa página de destino. Geralmente é a página com mais acesso dentro de um site.

Essas páginas são criadas fora do site, mas com o objetivo de atrair visitantes para o negócio. Existem dois tipos principais de landing pages, ambos possuem características para alcançar com rapidez os objetivos das empresas. Confira abaixo:

1- Landing pages de clique (click through) - Esse tipo de tela tem o objetivo de obter o clique do visitante para o site de destino. Nessa página pode constar a descrição de um produto, oferecer um serviço ou demonstrar alguma isca para fisgar o clique.

Por vezes a click through direciona o consumidor diretamente para um carrinho de compras ou para página de registro - que é o segundo tipo de landing page. Quando um usuário acessa a página de registro é possível que o interesse dele seja muito grande e que esteja decidido comprar ou visitar os produtos e informações do site.

2- Landing page para leads - Os leads são as informações necessárias para se obter um banco de dados, normalmente utilizados para e-mail marketing. As páginas de leads oferecem uma recompensa ao usuário em troca de suas informações. As recompensas podem ser e-books, descontos, brindes, produtos gratuitos, notificações e outras ofertas.

Os dados solicitados são e-mail, nome, idade e outras observações. Cada uma das respostas pode facilitar as atividades do marketing, como a prospecção de novos clientes, propaganda de novos produtos e pesquisas de mercado. Nesse tipo de landing page é importante que o usuário não sinta-se invadido com muitas perguntas pessoais, como telefone e número de documentos.

Como desenvolver uma landing page de sucesso

O sucesso da landing page depende de sua divulgação e seu layout, portanto é importante ter foco e um objetivo claro antes de iniciar o desenvolvimento do trabalho. Esse tipo de página deve atrair a atenção do usuário, seja com um design chamativo ou uma chamada de destaque, pois em ambos o objetivo principal é o mesmo.

Criando a chamada

A chamada da página deve ser curta e direta, passando uma mensagem clara e significativa para o visitante. Confira o exemplo:

A página Rabixo utiliza as características do serviço de entrega como isca, facilitando o entendimento do consumidor como figuras e uma frase explicativa.

“Tudo que você precisa, entregue na sua casa, a cada 3 meses”

Em seguida a empresa destaca o botão "CONFIRA", para finalizar o call to action.

Imagens também podem ajudar na tomada de decisão, assim como citado acima, mas elas devem expressar exatamente o conteúdo da página com simplificidade.

Utilizando o call to action

Essa é uma técnica de marketing digital muito comum, utilizada para ajudar o usuário na tomada de decisão. A CTA indica os passos que o usuário deve seguir, como deixar um comentário, inscrever-se, baixar o conteúdo, interagir, cadastrar-se entre outros.

Esse tipo de ação gera resultados muito positivos e pode ser realizada com apenas uma palavra. Como ocorre com os botões de inscrever-se ou efetuar o login, que existe em quase todos os websites do mundo virtual.

Layout

O layout é uma parte fundamental para a atração dos usuários, portanto ele deve ser desenvolvido com criatividade e sem apelos visuais intensos. Uma página com muitas informações pode confundir a cabeça dos usuários e transformar o acesso em uma experiência negativa.

Objetividade e clareza são as palavras-chave para a criação de uma landing page de sucesso. Imagens que mostrem instantaneamente o intuito do site também auxiliam na prospecção de usuários e consumidores.

Um bom modo de descobrir a efetividade da página é indicá-la para pessoas que não conhecem seu propósito. Essas pessoas devem descobri-lo em apenas cinco segundos. Caso a página esteja feita de forma correta o objetivo será alcançado com facilidade e, se ela exceder esse tempo, deve ter seu conteúdo refeito.

Descubra como atrair pessoas para a sua landing page

A landing page é a responsável por obter informações valiosas e retorno positivo, portanto a sua divulgação deve ser realizada de forma efetiva. Descubra abaixo as melhores formas, pagas e gratuitas, de realizar a divulgação dessas páginas:

Redes Sociais

As redes sociais são os canais perfeitos para a divulgação das landing pages. Utilizar o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras redes, pode elevar o número de visitas de forma gratuita. Esses canais ainda podem ser pagos para aumentar o número de visitantes. Essas ações devem ser estudadas e o nicho do site deve ser levado em conta antes de optar por esse tipo de propaganda paga.

E-mail

Provavelmente antes da criação da landing page a empresa já possui uma lista com alguns de seus clientes para poder realizar qualquer contato por e-mail. Esse tipo de prospecção deve ser feito com cuidado para não lotar caixas de entradas e reduzir o interesse do usuário. O título do e-mail deve ser chamativo para que desperte o interesse do usuário.

Google

A divulgação em portais como Google pode elevar muito o número de visitantes, porém as publicidades pagas devem ser avaliadas para que o público-alvo seja alcançado e o investimento não torne-se um prejuízo.

Anúncio dentro de sites e blogs

O anúncio da landing page pode ser realizado dentro do próprio site ou blog, aumentando ainda mais os acessos. Entretanto, para isso, o pequeno box publicitário deve ter um excelente apelo visual e uma chamada certeira.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Agora que você possui todas as informações necessárias para criar uma landing page de sucesso, siga os passos citados e obtenha êxito na prospecção de informações e clientes em seu site.

Esse texto foi produzido pensando em ajudar todos os iniciantes em marketing digital a alcançar o objetivo do seu site. Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários! Se preferir pode escrever um post, relatando sua experiência.

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