Entenda porque sua empresa ainda não decolou!
[editar artigo]

Entenda porque sua empresa ainda não decolou!

Se você está numa situação em que trabalha muito, conhece bem o produto ou serviço que vende, mas mesmo assim o resultado financeiro da sua empresa só serve (quando serve) para pagar as contas, saiba que não está sozinho! Grande parte dos donos de micro e pequenas empresas do país está nesta mesma situação. Os motivos podem ser diversos, mas tem uma análise que tem que fazer antes de conseguir mudar isto de maneira definitiva.

A análise é sobre você. Não adianta ter uma excelente gestão se você não tem o perfil adequado para fazer a sua empresa decolar. Tem muita gente que monta uma empresa porque gosto do que faz. Por exemplo alguém que adora moda abre uma loja de roupas, ou um excelente publicitário abre sua própria agência, etc. Podemos dizer que estas pessoas são excelentes: TÉCNICOS (este é o termo usado por Michael Gerber, no livro Mito do Empreendedor, que uso como linha de raciocínio para este texto). O técnico é o que faz acontecer, mas para a empresa funcionar bem ele precisa estar acompanhado do ADMINISTRADOR.

O Administrador é aquela pessoa que sabe planejar e manter o negócio nos trilhos, cuida do financeiro, dos impostos e da parte formal dos recursos humanos. Se o TÉCNICO for o dono do negócio ele pode contratar um ADMINISTRADOR, e o mesmo acontece com um ADMINISTRADOR que tem uma empresa, mas precisa de um TÉCNICO.

Estes dois perfis podem tocar uma empresa, mas para ela decolar é preciso um EMPREENDEDOR. O Empreendedor é o visionário, o sonhador, o que assume riscos.

O resultado disso é que para uma empresa ir bem ter que ter os 3 perfis: O Técnico, o Administrador e o Empreendedor. 

Diferente do Técnico e do Administrador, o Empreendedor não tem muito espaço como funcionário de uma empresa, ele tem que ser dono. Então a reflexão que precisa ser feita é: Você é o Dono certo para o Seu Negócio?

Veja mais sobre isto neste vídeo:

 

 

Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Continue lendo
Indicados para você