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Escritório de Design e Arquitetura se reinventa a partir do Planejamento Estratégico
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Escritório de Design e Arquitetura se reinventa a partir do Planejamento Estratégico

Quero mostrar a importância de um planejamento estratégico para empresas de micro e pequeno porte. Por meio do caso de um escritório de design de interiores e arquitetura vou apresentar como esse instrumento de gestão apoiou o surgimento de novas ideias que impulsionaram o faturamento da empresa. Para isso, o programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do SEBRAE foi decisivo!

É de fundamental importância que qualquer empresa (independente do porte ou segmento) desenvolva anualmente seu planejamento estratégico, mas também que monitore seu andamento ao longo do período, para que as devidas correções/adaptações possam ser feitas rapidamente.

É como planejar uma viagem

Uma analogia com uma viagem de carro entre São Paulo e o Rio de Janeiro ajuda a perceber tal relevância. Se o veículo não possui marcador de velocidade, medidores de combustível e de temperatura do motor, sobretudo, se não foi calculada a melhor rota a ser feita, o sucesso da viagem dependerá em grande medida de sorte. A falta de planejamento constuma gerar desperdício de recursos financeiros e tempo, além do desânimo individual (um dos maiores inimigos do empreendedor).

Crescer no mercado atual sem planejamento é tão arriscado quanto fazer uma viagem sem plano de rota ou sem apoio dos indicadores do bom funcionamento do veículo. Mesmo que se tenha uma noção de onde se quer chegar, sabemos que viaja mais tranquilo o motorista (empresário) cujo veículo (empresa) tem seu futuro (viagem) planejado em detalhe. Detalhar significa considerar coisas como: o que irá fazer para chegar lá? Se há caminhos alternativos, caso ocorram problemas no trajeto? O veículo (empresa) está equipado com indicadores de desempenho capazes de apoiar o motorista (empresário) a compreender se o objetivo será alcançado?

Identificando o problema

Como Agente Local de Inovação, após algumas visitas de acompanhamento na Metrik Design (escritório de design de interiores e arquitetura), deparei-me, juntamente com o empresário, com a seguinte situação: Qual o melhor canal de comunicação com o mercado? Qual o perfil de cliente mais rentável para a empresa? Onde realmente está o cliente?

O objetivo do escritório era atender clientes que compram casas e/ou apartamentos no litoral, a oitenta quilômetros da sede da empresa, para aumentar a complexidade. Esses compradores raramente residem nas cidades litorâneas, alguns vivem fora do estado. Como chegar a esses clientes? Qual canal de marketing utilizar para chegar aos potenciais clientes?

Tendo essas questões em consideração, parti para a aplicação dos Diagnósticos de Gestão Organizacional e Radar da Inovação na empresa. Rapidamente, foi detectada a necessidade de uma repaginação da base do Planejamento Estratégico – redefinindo a Missão, Visão e Valores. Nesse momento, coube ao Agente Local de Inovação propor à empresa o desafio de revisá-los.

Brainstorming e Trabalho em Equipe

O engajamento do empresário foi fantástico neste momento! Percebeu que tal esforço poderia gerar resultados e entrou de cabeça na proposta. Isso foi ótimo, porque, como se sabe, sem essa determinação, o bom resultado é quase impossível!!!

Em acordo com recomendação das melhores práticas de planejamento estratégico, mais membros da equipe foram envolvidos na atividade (que levou cerca de uma manhã para ser finalizada).

O destino da viagem está definido (onde a empresa quer chegar): “Ser referência de inovação em serviços de arquitetura e Design de Interiores a nível nacional”, conforme está em sua Visão. A rota utilizada está claramente definida na Missão proposta: “Oferecendo um leque de soluções em arquitetura e Design de interiores para clientes exigentes e não têm tempo para se incomodar”. Os Valores são aditivos no combustível que a empresa tem utilizado para alavancar os resultados: “Inovação – Pontualidade – Respeito às Individualidades – Efeito ‘WOW’ – Melhoria Contínua”.

Rapidamente, pude notar que esse trabalho gerou melhora da compreensão de toda a equipe sobre características da empresa, tais como: a forma que ela quer ser vista no mercado, o perfil ideal de cliente para trabalhar e seus objetivos de médio e longo prazo.

Como decorrência, o sentido das estratégias de marketing e do departamento comercial passou a ser balisado pelos novos conceitos de Missão, Visão e Valores. A partir deles, o público-alvo ficou melhor definido e as estratégias de médio e longo prazos foram esmiuçadas e dividas em atividades de curto prazo. Como resultado, projetos inovadores surgiram, os quais, significaram aumento de rentabilidade e diversificação do portfólio e networking.

Missão

Oferecer uma solução completa em Arquitetura & Design para quem é exigente e não tem tempo para se incomodar.

Visão

Ser referência de inovação em serviços de arquitetura e design no Brasil, imprimindo a personalidade do escritório em cada projeto, respeitando as individualidades de cada cliente.

Valores

Melhoria Contínua                                      Pontualidade
Honestidade                                                 Precisão
Comprometimento                                      Inovação
Respeito às Individualidades                    Efeito ‘WOW’

Essa experiência revelou como a Missão, Visão e Valores, quando desenvolvidas a partir de conceitos e princípios da empresa, podem elucidar aspectos decisivos para o bom funcionamento. Exemplos: a razão da empresa existir, seu objetivo no médio e longo prazo, os valores éticos e morais que norteiam seu relacionamento com os stakeholders, além de deixar mais clara a estratégia para alcançar os objetivos.

Utilize também...

Auxiliaram para uma maior eficácia da ferramenta uma boa gestão de indicadores e a aplicação do Mapa de Empatia, respectivamente ferramentas de Gestão e Inovação que combinadas maximizaram os resultados.

Como resultado, pude notar que recursos financeiros e humanos, assim como o preciso tempo, estão racionalizados. Notei que desgastes excessivos e surpresas desagradáveis foram minimizadas. O empreendedor conta muito menos com a sorte para um bom desempenho.

Com isso, o tempo e a energia do empresário, combustível da empresa, passaram a ser melhor utilizados para angariar novos parceiros. Além disso, os medidores do motor da empresa, foram traduzidos em indicadores que mostram como está a saúde financeira e o andamento dos projetos, os principais parâmetros de desempenho.

O Planejamento Estratégico bem realizado tem tornado a viagem desta empresa prazerosa e com resultados assertivos, pois antes mesmo da partida da viagem a empresa já tem plena noção aonde quer chegar (destino), como fará para chegar até lá (melhor rota) e quais seriam os planos alternativos para os desafios encontrados. Utilizando de maneira racional os seus recursos internos para maximizar os resultados (lucros)!

Cleber Barbosa

Cleber Barbosa

Agente de Inovação - SEBRAE / CNPq

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