[editar artigo]

Esse papo de inspiração não cola!

E aí? O que você quer realizar em 2018?

Hoje pela manhã, eu me perguntava:

Por que muitas pessoas, mesmo depois de compreender a importância de compartilhar conhecimento e ter comprado essa ideia ainda não conseguiram colocar em prática o hábito de escrever aqui no Clube? O que eu observei é que muitas vezes esperamos que um pensamento aparecerá pronto, e que será apenas uma questão de psicografá-lo.

Por isso eu decidi compartilhar com vocês como é o meu processo de criação.

Fazer notas mentais.

Tudo começa com notas mentais. Bons escritores, jornalistas, empreendedores, rappers, comediantes têm sempre em mãos um caderninho onde acumulam pedaços de ideias soltas. Por exemplo: esse post surgiu de uma ideia enquanto escovava os dentes pela manhã. Estes são os melhores momentos pra se ter boas ideias. Então fiz uma nota no meu Google Keep, mas poderia ter sido em um pedaço de papel. Ou seja, tudo o que eu tinha era essa frase.

Apenas escreva

Eu, como um entusiasta dos produtos do Google, utilizo o Google Docs, porque me dá uma sensação de página em branco, onde posso colocar meus pensamentos do zero. Não preciso me preocupar em salvar, posso acessar de qualquer computador que estiver, e ainda, posso compartilhar com algum amigo para um processo de cocriação, se for o caso. Outras ferramentas como o Evernote também são bastante populares. Se você conhece outra ferramenta ou método, por favor compartilhe nos comentários abaixo.

Tenha uma meta:

Desde que passei a escrever aqui no Clube, já tenho 38 publicações. Para este ano, estabeleci uma meta de 1 post por semana. Parece pouco, mas é um compromisso que eu tenho que me dedicar. O erro muitas vezes é estabelecer uma meta muito difícil. Isso facilita nos boicotarmos.

Escreva, escreva, escreva

Dale Carnegie, autor do best-seller Como fazer amigos e influenciar pessoas, em uma de suas célebres frases, enfatiza a importância de praticar um discurso. Eu digo que essa lógica também funciona para escrever artigos aqui no Clube. Falo por experiência própria. Nos primeiros artigos que escrevi aqui, lembro que gastava quase um dia de trabalho. A insegurança nos impede de seguir adiante. Com o tempo você passa a levar essa atividade de escrever de forma mais leve.. Entender algo como prazeroso, permite acessar um lado criativo seu que você muitas vezes subestima. Hoje, levo em torno de 45 minutos para organizar pensamentos em forma de um artigo do Clube do Empreendedor.

Eternize um pensamento

Milhões de pensamentos passam por nossa cabeça em um dia. Hoje, encaro a atividade de escrever como uma forma de eternizar muitos deles e torná-los úteis para outros leitores que passem por aqui.

A falha que muitas pessoas cometem é achar que um conteúdo aparecerá pronto na sua cabeça. Para mim, isso não funciona. O importante é colocar no papel. Isso, aliás, se aplica a qualquer coisa em nossa vida, não acha?

Espero que tenha te ajudado.

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir