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Esse produto vale ouro! Em valor ou preço?

Esse produto vale ouro! Em valor ou preço?

Você sabe a diferença entre valor e preço? Por mais simples que essa pergunta pareça, ela pode determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio. Já parou pra pensar nisso?

Vamos nos colocar na posição de clientes. Quero listar aqui duas situações que, provavelmente, todos vocês já vivenciaram:

  • Situação nº 1: Você vê um produto da marca X, mas ao dar uma olhada, conclui que o preço cobrado por aquele produto é muito alto.
  • Situação nº 2: Você vê o mesmo produto - pelo mesmo preço - oferecido pela marca X, porém, ele pertence à marca Y. Logo decide comprar, sem hesitação.

Por que o consumidor acaba fazendo isso? Quais fatores são determinantes para que essa percepção de preço alto ou baixo seja alterada? Vamos falar sobre isso, mas primeiro temos que entender bem o que é valor e preço.

Preço: Nada mais é do que a quantidade monetária que se atribui à troca por um bem ou serviço. Ao falarmos sobre preço, estaremos nos referindo a números, que são um conceito matemático usado para representar uma determinada medida. Sendo assim, de maneira bem simples, podemos dizer que falar de preço, é falar de dinheiro.

Valor: Você talvez esteja pensando que valor é a mesma coisa que preço. Não! Quando mencionamos valor, estamos nos referindo a algo muito subjetivo, ou seja, cada pessoa e cada cliente tem uma noção de valor.

Por exemplo: digamos que eu ame jogar vídeo game nos fins de semana, então passei numa loja e comprei um jogo por mil reais. Ao chegar em casa, mostro todo orgulhoso a nova aquisição para minha esposa e levo uma bronca. Por que isso aconteceu? Note, ficou bem claro no exemplo que, para mim, mil reais pagos em um jogo de vídeo game é um preço justo, mas para minha esposa, não é. Isso ocorre porque o jogo tem um valor muito alto e significa muito pra mim. Nesse caso, o preço, ou seja, a quantidade de dinheiro investida nesse produto (o jogo de vídeo game) se torna totalmente irrelevante.

Dessa forma, o valor está ligado a uma realização - ao sonho, a vontade íntima de cada um - e como aquele produto irá atender as diversas expectativas.

Mas afinal, o que essa história de valor e preço tem a ver com meu negócio?

Tudo! Um dos maiores problemas de um processo de vendas acontece quando o seu consumidor não percebe importância no produto ou serviço que você está oferecendo a ele. Isso ocorre porque o preço que ele irá pagar é alto e o valor é baixo. O indivíduo não consegue enxergar seu produto como a melhor opção para atender as suas necessidades. Isso quer dizer, que segundo a avaliação dele, o produto que você oferece não vale o preço que você cobra.

Perceba que o valor é sempre o fator determinante. Quando não construímos valor na mente de um cliente, o preço sempre será alto. Você precisa gerar uma percepção de valor na mente do seu consumidor. Fazer com que ele deseje aquele produto ou serviço.

Abaixo, veja algumas dicas para colocar isso em prática e impulsionar os seus negócios:

Construa valor

Entendemos que valor é absoluto e, quando não o incorporamos na mente do cliente, fica bem difícil obter êxito ao vender um produto ou serviço. Para construir valor, é preciso que você faça uma boa apresentação do produto ou serviço. A pessoa precisa saber de todos os benefícios que essa aquisição irá gerar na vida dela. Não economize nos detalhes.

Um bom exemplo disso, é utilizar a estratégia de marketing de conteúdo. Muitas das grandes empresas adotam essa estratégia. Com esses movimentos, você já terá um ganho de valor significativo.

Tenha empatia

Empatia é a capacidade psicológica de se colocar no lugar do outro. É importante trabalhar essa habilidade. Trocar de lugar com o indivíduo pode ajudar a perceber e entender melhor as reações - como ele lida com as emoções, com os problemas, sonhos, dilemas, família, trabalho e assim por diante. Tudo isso, tornará possível uma aproximação bem íntima com o mundo interno dele. Assim, você pode trabalhar melhor o seu produto ou serviço, para que ele atenda às necessidades daquele consumidor. E, então, você mostra que seu artigo consegue atender as necessidades do cliente. Deixe claro o quanto vantajoso é obter o seu produto ou serviço.

Priorize qualidade

Muitos empresários pecam nessa parte. Ao começar um negócio, quase nunca podemos cobrar um preço igual aos dos concorrentes que estão há muito tempo no mercado. Mas isso não deve ser desculpa para que você entregue um produto ou serviço de péssima qualidade. Pelo contrário, é fundamental nessa fase buscar oferecer um produto com a cara do seu cliente, que irá atendê-lo perfeitamente. Busque sempre a excelência. Coloque a qualidade como primeiro item da sua lista das suas obrigações. Tenha a vontade de fazer com que seu consumidor tenha sempre em mãos o melhor que você pode vender.

Destaque-se

Mostre sempre algo diferente. Os consumidores de hoje estão cada vez mais exigentes e ideias inovadoras são um diferencial decisivo diante de um mercado tão concorrido. Mas não se esqueça de que é preciso se aproximar dessas pessoas e entender perfeitamente como seu produto ou serviço pode ajudá-las a resolverem os problemas. Fique atento aos detalhes. Muitas vezes, pequenas ações podem ajudar a gerar muito valor. Apresentar um diferencial no seu produto ou serviço pode conquistar e até fidelizar clientes, que não vão nem sequer pensar no preço ao adquirir tal artigo. É justamente assim quando o indivíduo passa a ter uma percepção de valor muito alto e preço muito baixo. Caso queira ter sucesso, essa “balança do preço/valor” deve sempre pesar a favor do valor. Construa ativamente importância na mente do seu consumidor. Não podemos ter total controle sobre o preço, mas o apreço está totalmente em seu domínio. É seu dever fazer com que o valor do seu produto ou serviço atinja níveis altíssimos.

Voltando ao meu exemplo inicial e, com base no conteúdo do texto, faço a seguinte pergunta: quando você vai comprar um produto ou contratar um serviço de sua preferência, paga pelo valor ou pelo preço? Deixe sua resposta aqui nos comentários.

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Thiago Franklin dos Santos
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Profissional de Letras pela Estácio de Sá, certificado em Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content. Conhecimento avançado de técnicas de Copywriting, SEO e Marketing Digital. Conhecimento básico de Desenvolvimento para Web.

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