{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Estamos no mesmo barco
[editar artigo]

Estamos no mesmo barco

Imagine um pequeno barco a deriva rodeado de jacarés e piranhas com um grande furo na parte da frente. Nele estão duas pessoas atrás e  outras duas na parte da frente(onde temos um grande furo) a quais estão tentando salvar todos do pior quando o que está sentado atrás diz:

- Calma, o furo é do lado deles!

E este barco não é o navio do filme Piratas do Caribe com Jack Sparrow com efeitos especiais, ok?

O que você pensa nesta situação?

Que todos irão se salvar ou que todos irão afundar? Ou que só sobrevivem os melhores? Se você estivesse nesta situação, o que faria?

Baseado nestas perguntas inicio workshops sobre atitudes para criarmos equipes e refletir sobre como podemos trabalhar e contribuir para o todo. E, que você no seu papel de empresário também pode fazer para a sua equipe de trabalho.

DeTERminAÇÃO = TER AÇÃO

Pare para pensar e analise o seu papel de líder e a sua equipe. Você sabia que o sucesso não vem do quanto você trabalha e sim, da eficiência da sua equipe? A sua deTERminAÇÃO pode ser traduzida em TER AÇÃO para se atingir objetivos em comum e no caso do barco, é a consciência do impacto de nossas ações ou falta delas no resultado final desta situação e na vida real perante as adversidades que aparecem no dia a dia.

Contribuindo para o Todo

O bom desempenho no trabalho em equipe exige competências diferentes de um trabalho individual. Se estamos no mesmo barco, algumas habilidades podem e devem ser praticadas e desenvolvidas por todos nós desde que saibamos para onde estamos indo. E então que a prática de feedback e o autoconhecimento das nossas fraquezas e potencialidades se tornam  indicadores fundamentais para a obter a SOMA dos nossos esforços e consequentemente FORTALECER indivíduos em seus papéis de atuação.

Comece fazendo a sua parte

Que tal começarmos a fazer nossa parte e pararmos de cobrar  inconscientemente dos outros o que podemos e devemos fazer? É simples e pode ser praticado como um *mantra diário:

  1. Reconheça as suas falhas, não perca tempo se justificando.Não aja ou julgue com base na teoria do achismo;tenha dados e fatos.
  2. Não aja ou julgue com base na teoria do achismo;tenha dados e fatos.Seja persistente;esperar de bandeja é para os acomodados e não para quem quer empreender.
  3. Seja persistente;esperar de bandeja é para os acomodados e não para quem quer empreender.Ouça; pode ser difícil em momentos de pressão mas todos têm direito de expressar opiniões.
  4. Ouça; pode ser difícil em momentos de pressão mas todos têm direito de expressar opiniões.Não deixe o que tem que fazer para a última hora; além da possibilidade do serviço mal feito, gera stress desnecessário e desgasta a equipe.
  5. Não deixe o que tem que fazer para a última hora; além da possibilidade do serviço mal feito, gera stress desnecessário e desgasta a equipe.Resolva conflitos de forma construtiva para ambos os lados; use da racionalidade nestes momentos e não deixe que o tempo resolva pois muitos relacionamentos se quebram por falta de diálogo.
  6. Resolva conflitos de forma construtiva para ambos os lados; use da racionalidade nestes momentos e não deixe que o tempo resolva pois muitos relacionamentos se quebram por falta de diálogo.Construa um espírito de equipe, coopere; não ache que tudo depende do seu conhecimento e de que somos os prinicipais e únicos conhecedores.
  7. Construa um espírito de equipe, coopere; não ache que tudo depende do seu conhecimento e de que somos os prinicipais e únicos conhecedores.

E lembre-se sempre: “os frutos colhidos dependem da fertilidade da terra, da água e do sol”.

*sílabas em sânscrito para conduzir a mente oriundo da cultura indiana.

Sobre Andréa Montrucchio

Empresa credenciada SEBRAE PR, atua em gestão de pessoas a 20 anos, é senior coach, instrutora e autora de programas de desenvolvimento profissional. Representa o PR no Comité de Ética International Coaching Federation e escreve semanalmente para a coluna Você e sua Carreira no jornal Tribuna do Paraná e portal ParanáOnline do grupo GRPCOM.

Andréa Montrucchio

Andréa Montrucchio

Coach Empresarial - Sebrae PR

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar