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Facebook Ads ou Google Adwords, onde sua empresa deve focar?

Facebook Ads ou Google Adwords, onde sua empresa deve focar?

Estar presente na internet e ser encontrado com facilidade por quem busca pelo seu negócio é fundamental para empresas que anseiam conquistar novos clientes. Afinal, "quem não é visto não é lembrado", não é mesmo? E a impressão que temos quando procuramos por uma empresa na internet  e não encontramos é que ela, de fato, não existe.

Por isso, é preciso separar uma parcela da verba do seu negócio para investir em sua visibilidade online. É claro que o ideal é estar presente em diversas ferramentas, mas micro e pequenos negócios nem sempre dispõem de orçamento para trabalhar com anúncios em várias plataformas ao mesmo tempo e acabam tendo que optar pela opção que lhe trará melhores resultados.

É aí que que entra uma dúvida bastante comum entre os empresários: qual é a ferramenta de anúncios que mais se adéqua ao meu negócio? É preciso ter em mente o perfil do seu consumidor, o objetivo que você quer alcançar e o potencial do seu negócio antes de tomar essa decisão.

Entre as opções mais populares estão os anúncios no Google e no Facebook, falo com mais detalhes sobre as principais diferenças entre Facebook Ads e Google Adwords aqui. Mas de forma bem resumida, o Google exige um orçamento maior (que varia de acordo com as palavras chaves utilizadas), já que atinge um público mais qualificado, ou seja, aquelas pessoas que estão necessariamente procurando pelo seu produto ou serviço naquele momento e, portanto, já possuem intenção de comprar.

Já no Facebook é possível trabalhar com um valor menor, mas, por outro lado, não temos plena certeza de que aquelas pessoas que atingimos precisam ou querem comprar seu produto ou serviço naquele instante. Os anúncios são direcionados para um perfil de público bem segmentado e com chances de se interessar pela sua marca ou interagir com seu conteúdo, mas ainda assim o usuário não precisou fazer uma busca para te encontrar.

Seu ramo de atuação também pode te ajudar a decidir onde investir, caso  precise optar por uma só ferramenta. Empresas que oferecem produtos ou serviços com forte apelo visual costumam se dar muito bem nas redes sociais. Então salões de beleza, lojas de decoração, de roupas, artesãos, confeitarias e pessoas que fazem bolos e doces para vender, por exemplo, conseguem captar a atenção das pessoas por meio de fotos atrativas que retratam todo o potencial do que está sendo ofertado.

Principalmente se a compra do seu produto puder ser realizada por impulso, é possível conseguir um resultado muito bacana no Facebook, atingindo as pessoas certas. Imagine-se perto da data do seu aniversário quando você abre o Facebook e se depara com uma foto maravilhosa de um bolo feito por uma confeitaria pertinho da sua casa. A chance de você prestar atenção do anúncio é grande, certo?

Seguindo a mesma lógica, empresas que oferecem serviços como advocacia, contabilidade , consórcios e planos de saúde, ou ainda produtos que não são tão atrativos visualmente e podem ser considerados bens de necessidade, como peças de computador, carregadores de celular ou muletas, terão mais sucesso anunciando com o Google Adwords. Isso porque são produtos que o cliente precisa quase que imediatamente, e, muitas vezes, exigem uma pesquisa maior antes da compra.

Bens de valor elevado costumam ter um processo de venda mais longo, ou seja, exigem mais pesquisa, informações e análise antes da compra. Portanto, é importante garantir destaque nos buscadores para que as informações sobre sua empresa estejam sempre disponíveis para um reconsulta quando necessário.

Tendo tudo isso em mente você conseguirá fazer a escolha certa para o seu negócio e, conforme for tendo sucesso, poderá experimentar outras formas de divulgação também :)

Quer ajuda para otimizar seus anúncios? Entre em contato com o Elefante Verde! Nós somos uma franquia de marketing digital focada em micro e pequenos empresário, estamos nas 3 maiores cidades do Paraná e podemos te ajudar ;)

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Thaís Verdério
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Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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