Facebook Ads x Google Adwords. Quem vence essa batalha?
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Facebook Ads x Google Adwords. Quem vence essa batalha?

Duas das maiores ferramentas de divulgação online disputam a atenção de empresários pelo mundo. De um lado o Google Adwords e do outro o Facebook Ads, lutando pela melhor relação de custo-benefício.

Quer saber qual das duas plataformas se encaixa melhor com o seu negócio e seus objetivos? Antes de tudo, vamos entender um pouco melhor cada uma delas.

O que é Google AdWords?

Com certeza você já utilizou o Google, certo? É a plataforma de busca mais utilizada atualmente. Entre os resultados selecionados pelo Google para aparecem na primeira página de uma busca, existem aqueles orgânicos (não pagos) e os links patrocinados, que são pagos.

Para anunciar seu site no Google, você paga por clique, e garante a oportunidade de aumentar seu tráfego e ser encontrado com mais facilidade. Além da busca, ainda é possível segmentar a campanha por imagens em sites e blogs e, ainda, por vídeos, graças ao YouTube, marca pertencente ao Google.

O que é Facebook Ads?

Diferente da compra de palavras-chave utilizada pelo Google, os anúncios no Facebook permitem que você segmente seu público-alvo com base no comportamento e interesses das pessoas. É possível selecionar o público que você quer atingir considerando:

- localização;

- idade;

- gênero;

- emprego;

- status de relacionamento;

- nível de estudo;

- idade dos filhos etc.

Agora que você entendeu um pouco sobre cada uma das ferramentas, vamos analisar os prós e contras de cada uma e descobrir qual é a melhor para seu negócio.

Pontos positivos do Facebook Ads

  • A grande audiência

O Facebook tem 1.71 bilhão de usuários ativos mensais no mundo e esse número não para de crescer. São pessoas que estão conectadas 24h por dia e estão ali para se relacionar com outras pessoas, se entreter, e até mesmo se informar.

  • O apelo visual

O Facebook é uma plataforma inseparável das imagens, e como prova disso temos a política do Facebook de que quanto maior a porcentagem de texto que você utiliza em uma foto, menor será o alcance que ela terá. Mas diferente do Instagram (que também é puramente visual), ele dá espaço para informações e conteúdo.

Nos links patrocinados do Google, as imagens não são exploradas, o que não permite que você conquiste a atenção do cliente por meio de uma foto bacana do seu produto, ou alguma imagem com que ele se identifique.

  • Aumento do alcance orgânico

Quanto mais investimos no impulsionamento de posts no Facebook, maior é a interação das pessoas com a sua página. Esse é um fator que o Facebook leva em consideração para aumentar também seu alcance orgânico, ou seja, aquele que não é pago.

Com o tempo, aquelas postagens que não são impulsionadas ganharão um destaque maior e serão mostradas para um número maior de pessoas, graças ao investimento feito anteriormente.

Pontos negativos do Facebook Ads

  • Dificuldade em promover alguns conteúdos

Se sua empresa oferece um produto que não é muito popular entre os usuários, o algoritmo do Facebook pode ter dificuldades no momento de promover o conteúdo.

Ou então se seu público não tem um perfil de comportamento ou interesse muito definido, pode ser complicado atingir um consumidor potencial.

  • Restrições

O Facebook restringe conteúdos envolvendo álcool, promessas de emagrecimento e anúncios com temas indicados para maiores de 18 anos. Portanto, se sua empresa for relacionada a algum desses ramos, você terá sérias dificuldades para atingir um bom público.

Pontos positivos do Google Adwords

  • Popularidade

O Google é o buscador mais conhecido do mundo, e como consequência, o AdWords é a maior plataforma de custo por clique presente no mercado.

  • Decisão de compra

Por meio do AdWords, o público atingido é altamente qualificado. Isso porque as pessoas estão, necessariamente, buscando pelo seu produto/serviço naquele momento, ou seja, já existe a intenção de compra.

Quanto mais específica for a palavra-chave que você comprou, melhor será a probabilidade do usuário entrar em contato com você. Por exemplo, se o usuário procura por "salão de beleza em Maringá", fica claro o interesse dele em conseguir mais informações sobre esse serviço.

Pontos negativos do Google Adwords

  • Segmentação não tão eficiente

O AdWords leva em consideração o que as pessoas buscam e de onde vem a procura, enquanto fatores como idade, gênero e interesses ficam de fora. Isso significa que, nem sempre, seu público ideal é aquele que vai ser impactado pelo seu anúncio.

  • O custo por clique que pode sair caro

Se você quer aumentar a visibilidade da sua empresa na internet,  o custo por clique é uma ótima ferramenta. Mas esteja ciente de que você paga para o Google cada vez que qualquer usuário clicar no seu anúncio, mesmo que ele não compre nada ou que tenha clicado sem querer. Ou seja, existe a possibilidade de você pagar por cliques de pessoas que nunca pretendiam consumir o seu produto ou serviço.

Vale a pena investir em anúncios online?

Apenas em 2015, o Facebook faturou 1.6 bilhões de dólares, ao mesmo tempo em que o Google gerou impressionantes 75 bilhões vindo, principalmente, do AdWords.

Nenhuma empresa voltaria a investir em Facebook Ads ou Google AdWords caso não tivesse obtido bons resultados.O o fundamental é saber usar corretamente as duas ferramentas, e explorar as vantagens de cada uma.

Existem vários detalhes que precisam ser analisados no momento de criar e analisar campanhas, tanto no Facebook quanto no Google, e muitas vezes é isso que determina o sucesso do seu investimento.

Mas, afinal, quem vence?

Tratando-se de marketing digital, não existe uma regra. Cada negócio tem suas características peculiares, e os objetivos com o investimento em marketing são diversos.

Para decidir onde investir é importante ter em mente que os anúncios do Facebook funcionam muito bem para construir e fortalecer sua marca, além de criar um relacionamento íntimo com os seus clientes atuais e possíveis clientes.

Por outro lado, os anúncios em Google Adwords possibilitam uma melhoria direta e mais rápida nos resultados de vendas, pois ele apresenta uma taxa de conversão mais alta. É colocar sua empresa no lugar e hora certa, já que ela passa a ser facilmente encontrada pelo possível cliente exatamente no momento em que ele está interessado no que você tem a oferecer.

A escolha entre uma ferramenta ou outra vai depender da sua estratégia e qual objetivo quer alcançar. Existem muitos benefícios no uso combinado das duas ferramentas. O ideal é atingir a maior audiência possível, seja por meio de textos ou imagens, para um público que tenha o perfil adequado ou que esteja procurando por você. Sendo assim, aproveite os pontos positivos dos dois para alavancar o seu negócio.

Depois de entender porque é importante investir bem em cada uma das ferramentas, é hora de colocar a mão na massa! Precisa de ajuda para aumentar a visibilidade da sua empresa online? Entre em contato com o Elefante Verde! Ajudamos micro e pequenos empresários a se posicionarem na internet.

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