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Facebook X Instagram: qual é melhor para sua pequena empresa?

Facebook X Instagram: qual é melhor para sua pequena empresa?

A primeira informação que você precisa ter em mente é que não existe uma rede social "ideal". Cada uma tem as suas vantagens, seu público específico e seu objetivo, sendo assim, para descobrir qual é a rede social que melhor se encaixa com o perfil do seu negócio é pensar onde seus clientes estão e como você pode adequar o objetivo daquela ferramenta ao seu.

Um erro muito comum entre pequenos empresários é sair criando um perfil da empresa em cada nova rede social que surge, sem saber quem é que está ativo por lá e sem conseguir alimentar todas elas. Seu negócio não precisa estar presente em todas as mídias sociais. Não existe essa obrigatoriedade e isso não faz com que sua marca seja antenada ou descolada.

O mais inteligente a se fazer é focar na ferramenta que te tratá maior retorno, onde você consegue trabalhar de forma adequada ao negócio e atualizar com frequência. É claro que caso seu público seja ativo em várias redes e você tenha tempo e disponibilidade para gerenciar todas elas com qualidade, você deve explorar isso! Mas não pense que seu escritório de contabilidade precisa estar no Instagram para ter uma estratégia de Marketing Digital completa.

Para te ajudar a decidir se deve trabalhar com o Facebook, o Instagram, ou os dois juntos, separei algumas das principais diferenças entre as duas redes sociais mais utilizadas no Brasil, e como sua pequena empresa pode usá-las a seu favor. Confira!

Facebook

- Maior rede social

A característica mais marcante do Facebook até o momento é seu número de usuários: 139 milhões, só no Brasil. Não necessariamente todas essas pessoas são seus potenciais clientes, mas existe uma grande chance de encontrar interessados pelo que você tem a oferecer.

- Público mais maduro

Por ser mais antigo que o Instagram, o Facebook tem uma quantidade maior de pessoas mais velhas. Afinal, a plataforma está vendo seus usuários envelhecerem. Portanto, se esse é seu público, vale a pena focar seus esforços aqui.

Isso não quer dizer que os jovens não são ativos no Facebook. O que acontece é que eles interagem em mais de uma rede social com objetivos diferentes, dividindo seu tempo de acordo com seus interesses e prioridades. Sendo assim, se sua empresa também conversa com o público mais novo, não desconsidere a possibilidade de usar o Facebook! Compreenda as outras diferenças e decida no fim onde focar.

- Informação

Segundo uma pesquisa realizada a pedido da própria rede social sobre o comportamento dos internautas nos dois feeds, as pessoas (de 18 a 64 anos) buscam estar conectadas com o mundo, seus familiares e amigos através do Facebook. Aqui, o objetivo é se atualizar, ler notícias, expor opiniões e trocar ideias.

- Formatos diferentes

A informação anterior faz total sentido quando analisamos as diversas possibilidades de formatos que o Facebook oferece. Você pode fazer uma publicação só com texto, com foto, com vídeo, direcionando para um link de um blog, para seu site, para um conteúdo no Youtube.

Essa flexibilidade faz com que ele seja ideal para empresas que trabalham com serviços ou produtos que não possuem muito apelo estético, já que é possível trabalhar com conteúdo mais informativo. Por exemplo, escritórios de contabilidade, de advocacia, lojas de materiais de construção, de alarmes de segurança, consertos de carros ou eletrodomésticos.

Nesses casos, o Facebook pode ajudar a educar o público e fornecer dicas úteis, que serão fundamentais para fortalecer sua marca no mercado e torná-la referência. É uma ótima ferramenta para sua estratégia de marketing de conteúdo, e auxilia na divulgação dos materiais produzidos.

Instagram

- Mais engajamento

Se por um acaso você já tiver uma página no Facebook e um perfil no Instagram, deve ter reparado que o nível de engajamento do Instagram costuma ser bem maior que o do Facebook.

O alcance orgânico do Facebook têm diminuído cada vez mais, sendo quase fundamental o investimento em posts patrocinados para fazer com que as pessoas vejam seu conteúdo. No Intagram a interação acontece mais facilmente e isso faz com mais pessoas tenham acesso às suas publicações no feed de notícias.

É claro que investir em anúncios no Instagram também é muito importante, mas se considerarmos apenas as ações não pagas, o Instagram consegue entregar um resultado mais satisfatório.

- Apelo visual

Se sua empresa trabalha no ramo de moda, design ou gastronomia, o Instagram é uma ótima pedida! Isso porque essa é uma rede social completamente focada em imagens (fotos e vídeos) e esses tipos de serviços ou produtos têm um apelo visual muito grande.

Imagine você navegando pelo Instagram logo depois do almoço e dá de cara com a foto de uma torta maravilhosa publicada pela padaria próximo ao seu trabalho. Tentador, não é? Explore toda a beleza do seu espaço, dos seus produtos e entregue fotografias que despertem o desejo dos seus seguidores!

- Stories

Uma ferramenta muito interessante que tem mais força no Instagram do que no Facebook é o Stories. Para quem não está familiarizado com o termo, o stories é um espaço onde perfis pessoais e comerciais podem publicar vídeos e imagens que ficam visíveis por apenas 24h.

Por ser localizado logo no espaço inicial do aplicativo, ele consegue atrair facilmente a atenção dos seguidores, que muitas vezes não querem rolar sua timeline para conferir os posts e novidades. É uma maneira descontraída, espontânea e instantânea de fornecer um conteúdo mais humanizado no perfil da marca, mostrando bastidores, novidades em tempo real e cativando o público.

- Diversão

Lembra da pesquisa que comentei anteriormente que analisou o comportamento das pessoas nos feeds do Facebook e do Instagram? Pois bem, ela também apontou que, no Instagram, as pessoas buscam se divertir, relaxar e se inspirar. Gostam de acompanhar as vidas dos famosos, as tendências de moda e decoração e as marcas que realmente gostam.

Ou seja, se sua empresa tem um posicionamento mais irreverente, é capaz de produzir um conteúdo divertido, informal e jovem, o Instagram é uma boa maneira de divulgar seu trabalho.

Tendo todos esses pontos em mente e conhecendo muito bem sua persona, é possível decidir qual mídia social vai receber maior atenção por parte da marca. O importante é fornecer material relevante para as pessoas e explorar com inteligência todas as funcionalidades proporcionadas pela rede social.

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Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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