Ferramentas para gerenciar uma empresa remotamente
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Ferramentas para gerenciar uma empresa remotamente

Ser um Nômade Digital não é fácil. Trabalhar enquanto viajo pelo mundo exige muito de mim. Além de manter minha empresa funcionando com um trabalho de consultoria para clientes brasileiros, ainda preciso fazer tudo isso remotamente. Para isso, preciso gerenciar diversas tarefas, reuniões e clientes de diversos países.

Ao longo dos 2 últimos anos tenho testado diversas ferramentas e muitas delas têm me ajudado na missão de organizar minha vida e gerenciar equipes remotamente. São dicas que podem ser usadas por qualquer empreendedor, não só para gerenciar melhor o seu tempo e da sua equipe como também poder dedicar melhor o seu tempo para outras atividades enquanto sua equipe toca o negócio.

Abaixo estão algumas das gratuitas que uso e que têm se mostrado muito eficientes para conseguir gerenciar a empresa de qualquer lugar do mundo:

Wunderlist, para gerenciar tarefas

Considerado um dos melhores aplicativos de TO-DO do mercado, ele permite gerenciar tarefas pessoas e profissionais através de listas. Ou seja, você cria grupos e adiciona as tarefas nestes grupos, define prazos e até estabelece frequência de repetição, permitindo gerenciar os afazeres da empresa e até tarefas pessoas. O mais legal é que ele permite compartilhar tarefas, ou seja, você pode usar o Wunderlist para criar e gerenciar se as tarefas de um time foram feitas, tudo remotamente.

Vale também usar ele para gerenciar todas as tarefas pessoais, não esquecendo de nada importante diante de muitos compromissos e tarefas profissionais.

Skype e WhatsApp, para comunicação

Qualquer ferramenta de comunicação pode ser usada, porém estas duas são as que mais tenho usado para falar com os clientes, equipes remotas que gerencio e amigos/família. O Skype é muito bom para comunicação em vídeo, além de ter uma opção de carregar créditos e ligar para telefones de qualquer lugar do mundo. Assim fica fácil parecer estar local, quando na verdade pode-se estar do outro lado do mundo. Já o WhatsApp é a ferramenta mais popular no Brasil, então, usar ele para estar disponível e falar com grupos de pessoas é fácil e rápido. Se estiver ocupado e precisa passar alguma informação muito importante, basta pressionar o botão de áudio, gravar a mensagem e pronto, tudo resolvido!

Slack, para substituir o e-mail

Slack é uma versão revolucionária do e-mail. Se a sua rotina de trabalho ainda depende de responder emails, aqui está uma excelente alternativa. A ferramenta, que tem versão gratuita, é uma mistura de e-mail, chat e fórum. Através dela, é possível gerenciar o time todo de uma empresa, criando canais específicos para cada área, onde as pessoas podem trocar textos, anexos, trechos de código e até fazer ligações via VOIP entre os membros dos times. Os usuários podem ter acesso a canais específicos e dentro deles podem marcar com quem estão falando. Essa é uma forma de ter registrado não só a troca de mensagens, mas o fluxo de trabalho de uma equipe.

Trello, para gerenciamento de processos

Trello é um organizador gratuito de processos que permite documentar e organizar tarefas em listas. Ele é muito versátil e se adapta a qualquer necessidade. Basta a quem o usa usar a criatividade para organizar suas tarefas e seu time. O Trello também é integrado com diversas ferramentas de e-mail, calendário e chat, permitindo centralizar o processo da empresa dentro dele, onde cada pessoa pode ficar por dentro de todo o processo e colaborar com comentários, anexos e listas de tarefas. Como ele é dividido em painéis e tarefas, você pode ter painéis para cada fase do processo de aquisição e relacionamento com clientes. Com uma coluna para os clientes novos, uma para os clientes em potencial e outra para os clientes que fecharam alguma compra, para a acompanhamento de pós venda.

Google Drive, para gestão de documentos, controle financeiro e propostas

Ter os documentos na nuvem é uma questão de segurança para qualquer empresa. Então, trabalhar com eles já todos na nuvem é apenas um passo na evolução! O Google Drive é gratuito e permite guardar alguns gigabytes de arquivos. Ele também permite editar gratuitamente arquivos de texto (onde pode-se construir contratos, propostas e documentos em geral), planilhas (para fazer a gestão financeiro de fluxo de caixa, por exemplo, além de controle de estoque e projeções financeiras) e guardar qualquer tipo de arquivo, como PDFs, vídeos, áudios e qualquer outra coisa necessária. O mais legal é que tudo fica acessível no computador ou celular, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, tudo de forma prática e o mais legal, colaborativa, ou seja, qualquer um da empresa pode editar os arquivos.

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E você, usa alguma ferramenta para gerenciar seus trabalhos, sua empresa ou seu time? Compartilhe comigo aqui nos comentários. Ajude um nômade digital!

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Fernando Kanarski
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É Nômade Digital, já rodou por 28 países e só em 2016 pisou nos 5 continentes enquanto trabalhava remotamente. Em 2015, largou seu cargo de Sócio na agência para realizar o sonho de viajar ao redor do mundo enquanto trabalha como consultor.

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