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O que é Field Marketing?

O que é Field Marketing?

Na era da Internet, as pessoas podem fazer compras com o clique de um botão. No entanto, não importa o quanto integremos a tecnologia em nossas vidas, ainda assim passaremos parte de nossos dias - e parte de nossas experiências de compras e negócios - interagindo com pessoas no mundo físico. Enquanto a dimensão pessoal permanecer em nossas compras e em nosso trabalho, haverá também oportunidades para os profissionais de marketing saírem de seus prédios para interagir com seus clientes pessoalmente.

O que é Marketing de Campo | Field Marketing

O marketing de campo envolve trabalhar no ponto de vendas para se conectar com os clientes. Como tal, compreende todas as atividades de marketing que envolvem contato face a face com o consumidor.

Para algumas empresas, inclui a coordenação de grandes equipes de vendas que se encontram com os clientes pessoalmente, enquanto outras executam promoções de rua e distribuem panfletos, simplesmente.

Quem usa o Marketing de Campo | Field Marketing

Com a exceção de algumas empresas que vendem somente on-line, e que podem depender exclusivamente do marketing digital, quase todas as empresas que comercializam produtos e serviços off-line para os clientes, empregam algum tipo de marketing de campo.

Ele pode (e deve) ser usado para promover um produto ou serviço específico ou promover uma marca específica. Alguns dos tipos mais comuns de negócios que usam extensivamente o marketing de campo incluem:

  • Comida, bebida e tabaco (agora com restrições devido a legislação)
  • Produtos de saúde e beleza
  • Indústria Farmacêutica
  • Bens domésticos, eletrodomésticos e produtos de limpeza
  • Loja de conveniência
  • Lojas de departamento
  • Eletrônicos
  • Provedores de telecomunicações

Algumas opções de Marketing de Campo | Field Marketing

  • Amostragem de produtos
  • Panfletagem
  • Merchandising / exibição
  • Eventos especiais
  • Geração de leads
  • Road shows
  • Suporte ao varejo

Para que tipo de cliente o Marketing de Campo | Field Marketing funciona?

O marketing de campo é usado com uma ampla variedade de segmentos de mercado, e diferentes atividades de marketing de campo são voltadas para diferentes clientes.

Essencialmente, se os clientes estão fisicamente presentes no ponto de venda, eles se tornam alvos de marketing de campo.

Existem várias técnicas geralmente empregadas em uma campanha de marketing de campo.

Campanhas no ponto de venda são desenvolvidas para explorar as compras por impulso.

O merchandising eficaz é importante tanto para os clientes que simplesmente circulam pelas lojas, bem como para aqueles que tem intenção de compra.

Como se desenvolve uma Campanha de Marketing de Campo?

Campanhas de marketing de campo têm seus próprios riscos específicos: ao confiar na comunicação interpessoal, eles colocam a reputação do produto, serviço ou marca nas mãos de muitas pessoas que vão trabalhar nessa campanha.

Em vez de transmitir uma única mensagem consistente por meio de um único canal (como por meio de uma revista ou anúncio na TV), a mensagem transmitida por meio do marketing de campo variará de acordo com as habilidades de comunicação das pessoas que estão em contato com o cliente.

Por essa razão, uma campanha de marketing de campo depende do treinamento efetivo de pessoal. Profissionais envolvidos na campanha não devem apenas se comunicar de forma eficaz e persuasiva, mas também ser capazes de avaliar o interesse do consumidor na comunicação.

Uma campanha de marketing de campo pode empregar várias táticas para transmitir sua mensagem:

  • Amostragem e demonstração de produtos - Amostras e demonstrações de produtos são geralmente realizadas em supermercados ou lojas de departamento onde o produto pode ser comprado, bem como em feiras, shows e em qualquer outro lugar que as pessoas se reúnam. O profissional de marketing tem como objetivo envolver todos os clientes que experimentam o produto (às vezes complicado, pois os clientes ficam satisfeitos simplesmente em experimentar). Em locais onde o produto não pode ser adquirido imediatamente, o demonstrador ou demonstrador pode oferecer uma chamada de ação alternativa, como verificar cupons de um website ou fazer com que o cliente preencha um cartão de contato para promoções futuras, criando uma situação em que o produto o cliente está solicitando informações adicionais.
  • Promoções na loja - As promoções na loja envolvem marketing para sua própria base de clientes quando eles já estão no local para comprar um produto relacionado. A Leroy Merlin, por exemplo, oferece vários serviços diferentes para os clientes (como instalação em telhados, telhas e janelas). Atuando como geradores de leads na loja, conversam com os clientes e descobrem em que tipo de projetos estão trabalhando e, em seguida, apresentam ofertas específicas que se ajustam aos seus planos futuros. Em cada interação face-a-face, o vendedor deve avaliar a recepção da mensagem pelo cliente; o gerador de leads pode falar com mais de 10 pessoas para cada um que ele ou ela lança em um produto. Ser considerado agressivo comprometerá a marca (e perderá o negócio), portanto, o objetivo é ser útil e ter soluções prontas para todas as necessidades do cliente.
  • Promoções na rua - envolvem o envio de equipes para áreas lotadas para distribuir panfletos, cupons, cartões de incentivo ou outros itens promocionais. Idealmente, a promoção tem alguma ligação com o evento que atraiu a multidão e contribui para a experiência. Assim, em uma feira de rua ou celebração, os profissionais de marketing podem distribuir algum tipo de cartão de bônus, como cartões de incentivo ou raspadinhas. Quando feito de forma eficaz, os consumidores associam o prazer do evento à interação com sua marca.
  • Merchandising - Merchandising envolve garantir que os displays do varejo sejam atraentes para os clientes e exijam coordenação com os varejistas. Os varejistas experientes já estarão certificando-se de que os produtos estejam voltados para o cliente e bem abastecidos (eles também não querem perder as vendas); mas o profissional de marketing pode negociar exibições especiais e espaço de prateleira específico para seu produto. O profissional de marketing de campo tem como objetivo cultivar seu relacionamento com os varejistas e trabalhará para promover o sucesso do varejista, o que, por sua vez, promove seu próprio sucesso.

Funções do Gerente de Marketing

  • identificar oportunidades de mercado para engajamento do consumidor em um nível presencial
  • treinar equipes em habilidades de comunicação e apresentação
  • avaliar a eficácia dos esforços de marketing e fazer ajustes
  • garantir que várias táticas de mercado de campo forneçam uma mensagem consistente

Funções do Gerente de Promoções

  • planejar, executar e avaliar eventos promocionais específicos, como brindes de produtos ou campanhas de rua
  • coordenar com locais, fornecedores e outros elementos de um local - seja uma feira de rua ou uma conferência nacional - para garantir que a promoção seja executada sem problemas
  • estabelecer metas específicas para um evento promocional e desenvolver métricas para avaliar o sucesso
  • adquirir talentos para campanhas promocionais e treinar / supervisionar os participantes

Funções dos Analistas de Marketing de Campo

  • usar uma variedade de métodos (incluindo entrevistas, questionários e grupos focais) para identificar áreas do mercado que poderiam se beneficiar de mais contatos pessoa a pessoa, e como especificamente elas podem se beneficiar
  • desenvolver métricas para medir a resposta de um mercado a uma campanha e usar essas métricas para analisar dados, empregando métodos estatísticos e software
  • descubra a percepção do mercado de um produto, serviço ou marca e faça recomendações sobre a estratégia promocional
  • destilar e comunicar descobertas à sua organização, usando gráficos, gráficos e outros meios

Aonde e como usar?

  • Mercearias comumente colocam prateleiras de mercadorias entre cada registro disponível, com itens como revistas, doces, chiclete e baterias. Refrigerantes são frequentemente exibidos em uma pequena unidade de refrigeração no final desses displays. Os itens próximos ao PDV frequentemente se movem de uma a três vezes mais rápidoque o mesmo produto em uma prateleira em outro local da loja, e alguns itens em supermercados de alto tráfego foram vendidos até 64 vezes mais rápido.
  • Postos de gasolina também colocam produtos no balcão de registro. Aqui, vitaminas, energéticos e doces são itens adicionados àqueles também comumente vendidos nas mercearias.
  • Restaurantes fast-food comumente exibem sobremesas e cartões de presente em seus pontos de venda. Os restaurantes de jantares em que os clientes pagam no balcão também podem apresentar itens aqui.
  • Empresas de varejo, incluindo lojas de ferramentas, lojas de autopeças, lojas de produtos para hobby, entre outras, colocam seus próprios itens de baixo custo em seus locais de checkout.
  • As marcas podem comprar espaço de exibição no PDV de um varejista ou até mesmo usar o software do sistema de PDV para promover seu produto. Por exemplo, a Hellman's criou um programa que imprimia receitas com sua maionese (e outros produtos comprados ao mesmo tempo) nos recibos dos clientes, o que levou a um aumento nas vendas à medida que os clientes colocavam sua maionese em uso posterior.
  • A Starbucks é um exemplo particularmente bom de marketing de ponto de vendas, na medida em que eles têm mercadorias de baixo custo, um software de PDV que facilita a venda sugestiva e um programa de recebimento que incentiva a repetição de negócios.

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