[ editar artigo]

Fluxo de Caixa, o que é essa ferramenta? E para que serve?

Fluxo de Caixa, o que é essa ferramenta? E para que serve?

Antes de iniciarmos precisamos definir o que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas gerenciais indispensáveis para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do setor de atuação ou tamanho da empresa.

Com ele é possível acompanhar as movimentações financeiras de sua empresa, identificando todas as entradas e saídas de dinheiro, bem como o saldo final que sobra no caixa.

É uma ferramenta de planejamento e controle e que deve ser utilizada como instrumento para a tomada de decisões financeiras.

José Eduardo Zdnowicz (2001) conceitua o Fluxo de Caixa como sendo o instrumento que relaciona o conjunto de ingressos e de desembolsos de recursos financeiros pela empresa em determinado período.

   O que compõe o fluxo de caixa?

É a partir do fluxo de caixa que importantes decisões são tomadas em uma empresa, pois é através da utilização de seus dados, e de variáveis, que o administrador realiza projeções futuras. O fluxo de caixa é composto pela projeção de vendas á vista e contas a receber, empréstimos bancários ou de terceiros, venda de imóvel, aporte dos sócios , fornecedores ( contas a pagar ), pagamento de despesas variáveis ( tributos, comissões e etc. ) , pagamento de despesas fixas ( água, energia, telefone e etc ) , pagamento de financiamentos e pagamento de investimentos.

Como projetar o fluxo de caixa?

O Fluxo de Caixa é composto com base nas informações realizadas, ou seja, das entradas e saídas de dinheiro que já aconteceram na empresa.

Já a Projeção de Fluxo de Caixa, tem a mesma estruturação, porém é a feito com base na estimativa de entradas e saídas de dinheiro que afetarão o caixa da empresa. Estas estimativas podem ser feitas de diversas formas, mas em geral consiste na análise de dados passados e projeções de cenários futuros.

Através da projeção do Fluxo de caixa é permitido a avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos para suprir as necessidade do capital de giro, remunerar os proprietários da empresa, efetuar pagamento de impostos, através do fluxo de caixa você faz o controle da sua empresa.  A projeção pode ser realizada mês a mês, trimestre a trimestre, ano a ano e até mesmo em bases diárias.

Após a projeção do fluxo de caixa deve – se também ficar atendo aos fatores  que podem afetar o caixa da sua empresa, sendo esses fatores  internos e fatores externos.

Acompanhe abaixo alguns dos fatores:

FATORES INTERNOS:

- Aumentar as retiradas mensais e pró – labore;

- Fretes;

- Contratar novos funcionários;

- Prejuízos;

- Desperdícios;

- Inadimplência;

- Compras inadequadas com as projeções de vendas;

- Seguros;

- Demandas trabalhistas;

- Impostos atrasados entre outros;

FATORES EXTERNOS:

- Novos concorrentes;

- Recessão da economia;

- Aumento da taxa de juros;

- Greves;

- Aumento do aluguel;

- Quebra de fornecedor (es) ; entre outros.

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito valiosa e por isso deve ser feito um acompanhamento de perto, pois é através dessa ferramenta que você ira identificar quais são os gastos da empresa e onde a empresa precisa melhorar os pontos positivos e os pontos negativos.

Por fim, a utilização do fluxo de caixa como ferramenta para o controle das despesas pessoais  e profissionais possibilita que o cidadão possa fazer previsões antecipadas de eventuais despesas e sobras, para, a partir destas informações planejar seu futuro e de sua empresa, tanto a curto como a longo prazo. 

 

Referências 

GROPPELLI, A.A. Administração Financeira: 1.Edição. São Paulo: Saraiva, 2009.

Gestão financeira na medida: manual do participante / Evandro Luis Massing, Rafael Andrade, Noelma Silva ( colaboradores ). - Brasilia: Sebrae, 2014. 

Administradores.com, Fluxo de caixa. Disponível em: < www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-importancia-do-fluxo-de-caixa-nas-empresas/58595/ >. Acesso em 10 de julho de 2017.

 
 

 

 

Clube Sebrae
Débora Lanza
Débora Lanza Seguir

Agente de Desenvolvimento - PA - SEBRAE

Ler matéria completa
Indicados para você