Gamification na aprendizagem: Duolingo
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Gamification na aprendizagem: Duolingo

Gamification na aprendizagem: Duolingo

Por muito tempo, procurei formas independentes para aprender uma língua estrangeira, vários vídeos e aplicativos depois, encontrei o Duolingo, e as vezes tenho duvidas sobre Duolingo ser uma plataforma de ensino de línguas estrangeiras ou um jogo de línguas estrangeiras, e após estudar sobre gamification posso apontar os pontos que tornam Duolingo uma plataforma de ensino com elementos de jogos.

1- Apontar os Objetivos do negócio

Duolingo é uma plataforma de ensino, que possui o objetivo de ensinar idiomas diferentes com práticas rápidas, tornando a plataforma divertida através de elementos de jogos.

O sistema não se preocupa com profundidade nas teorias, pois investe pesado e confia que pessoas que já são fluentes contribuam para o enriquecimento do sistema respondendo a questionário ou corrigindo questões e traduções erradas que o sistema possua.

2 - Selecionar os comportamentos e Descrição do jogador.

Cooperativismo é o primeiro comportamento encontrado no usuário de Duolingo, uma vez que este contribui para o ensino de outros usuários e também para a melhoria do sistema.

Duolingo motiva os usuários através de premiações intangíveis como medalhas, que ficam douradas quando o usuário completa uma tarefa, mas para manter esta medalha o usuário deve sempre exercitar as lições da medalha que está dourada. Assim entramos em outro ponto, o sistema incentiva e mantêm seus usuários ativos no jogo através de "check-in" uma vez que feito, o usuário deve cumprir uma série de tarefas (determinada por ele mesmo como meta diária) para que o "check-in" seja valido e de um ponto chamado "dias de ofensiva".

A competitividade também é trabalhada no Duolingo, o sistema dispões de um placar de liderança que mostra quantos pontos o usuário tem em relação à seus amigos e seguidores.

3 - Loops - Progressão e engajamento

A forma que Duolingo encontra de mostrar o progresso de seus usuários é cada vez mais forte, além de troféus e os "lingots" que são uma forma de moeda de troca por produtos e serviços dentro do próprio sistema, Duolingo ainda mostra qual o seu percentual de engajamento, que pode também ser publicado nas redes sociais, gerando o interesse do usuário em publicar o quanto está indo bem no novo idioma.

Como citado anteriormente, o sistema também dispões de medalhas para as tarefas concluídas, e para que o usuário não perca o foco que é o aprendizado e o jogo em si, em alguns momentos ele só ganha um feedback como "Parabéns, você está no caminho certo" para que ele próxima nas tarefas propostas, e não se concentre somente nas premiações por medalhas ou créditos.

4 - Não podemos esquecer a diversão

Dispondo de sistemas de pequenos objetivos, com premiações por feedbacks, metas e objetivos médios com premiações de medalhas, o objetivo final é sempre o mesmo, ganhar o troféu Duolingo e ter 100% de fluência para compartilhar com os amigos sua fluência, o Duolingo é um sistema divertido de aprendizagem onde o usuário pode interagir com as tarefas, escrever textos para que outros usuários avaliem o grau de fluência ( sem julgamentos ou críticas destrutivas) e competição entre amigos próximos.

Concluindo, Duolingo é um sistema divertido de aprendizagem e um bom exemplo de que Gamification pode sim, ser aplicada para aprendizagem e outras áreas.

Fico por aqui, e se você quiser saber mais sobre Gamification, e suas aplicações (42)991567750 felipe.9191@hotmail.com.

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